The National Leprechaun Museum

No último final de semana visitei o The National Leprechaun Museum, aquele museu que fica bem de frente da ECM. Confesso que tinha uma ideia completamente diferente do que veria lá.

A entrada custa 12 euros, mas com carteirinha de estudante sai por 10. A visita é feita com guia, então é necessário esperar cada início de “tour”.

Leprechaun (foto tirada por uma portadora do mal de Parkinson, respeitem!)
Leprechaun (foto tirada por uma portadora do mal de Parkinson, respeitem!)

Logo na entrada há vários leprechauns e artigos relacionados, além dos mitos e lendas escritos nas paredes. A guia começa o tour perguntando o que sabemos sobre os pequenos seres e sobre as lendas celtas e explica um pouco sobre a origem dos responsáveis por guardar os potes de ouro no fim do arco-íris.

Homer Leprechaun
Homer Leprechaun

Em seguida, começamos a visita pela casa do Gigante. Quando eu fui para a Irlanda do Norte e visitei o Giant’s Causeway, contei aqui a lenda do Gigante Finn, o dono da casa. A sala não é muito grande, mas é bem legal ver os móveis em escala tão grande, mesmo que você já tenha seus 20 e poucos anos. 🙂

A cadeira do gigante e o flash em ambiente escuro!
A cadeira do gigante e o flash em ambiente escuro!

Em seguida, vamos para uma sala com um mapa da Irlanda e uma gravação conta várias lendas e mitos de várias partes do país. Finalmente, chegamos a uma sala com uma fonte e um pote de ouro no centro, onde a guia nos conta outras tantas histórias.

Por of Gold
Pot of Gold

E, basicamente, toda a visita segue assim. Paramos numa sala do museu e a guia conta lendas e mitos. O tour todo dura cerca de 45 minutos. O museu, em si, não tem muita coisa, apesar de ser realmente bem feito. Sem guia, a visita não duraria 15 minutos. E confesso que chega uma hora que é cansativo ficar ouvindo tantas histórias sobre leprechauns, gigantes e fadas sem ter um recurso visual que prenda sua atenção durante todo o tempo em que a guia fala.

O museu é bonitinho e tal, mas não era exatamente o que eu esperava. Eu poderia procurar qualquer um dos mitos na internet, para ser bem sincera, e eu já até conhecia a lenda do Salmão do Conhecimento, que as meninas da primeira família para qual trabalhei me contaram. É legal para quem não sabe nada sobre as lendas celtas, mas precisa estar com o inglês afiado para entender tudo que a guia conta.

Recomendaria a visita? Sim, mas se você tiver outra coisa em mente para aquele dia, faça. :p

Anúncios

Um comentário sobre “The National Leprechaun Museum

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s