Oi. Eu sou a Bia, uma paulistana de vinte e quase todos anos que gosta de escrever e só precisava de uma desculpa para começar um blog. Ah, a desculpa? Morar fora e viajar.
Eu nunca tinha ido sozinha nem para a praia quando entrei num avião com destino aos Estados Unidos para ser au pair. Eu tinha 20 anos e estava só descobrindo o prazer de viajar. Foi um ano tão bom e cheio de descobertas que de volta ao Brasil, achei que poderia repetir a dose, mas desta vez o destino foi a Irlanda. Outro ano no exterior (e tudo registrado aqui no blog) e de volta ao Brasil, pensei que ainda tinha tempo para morar fora novamente, por que não? E aí surgiu o terceiro intercâmbio: Finlândia!
Infelizmente, não relatei no blog a experiência nos EUA – que foi muito boa e enriquecedora -, mas aqui você pode encontrar tudo sobre como foi minha vida na Irlanda (2012-2013), meu hiato de 2 anos no Brasil e as viagens feitas no período (2013-2015) e agora, como está sendo minha vida na terra do Papai Noel (posts a partir de agosto de 2015). Há também os relatos de viagens da maioria dos 21 países onde já estive até agora.
Este blog não tem patrocínio ou faz qualquer tipo de propaganda renumerada. O blog também não tem o objetivo de ser um guia de viagem ou apresentar soluções definitivas, conselhos imbatíveis ou dar as melhores dicas. Este blog é um relato da minha experiência morando no exterior e viajando – eu erro também e não sei tudo. Por isso, o blog tem e continuará tendo um toque bem pessoal e você vai encontrar sim o “espírito” da autora em todos os posts. Às vezes sou tragicômica, sarcástica, irônica e rio de mim mesma, mas sempre tento mostrar como foi minha experiência conhecendo determinado lugar e dar dicas do que foi bom ou não.
O blog faz parte do RBBV, a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, um portal que reúne blogueiros que escrevem sobre viagens e intercâmbio, e desde janeiro de 2016 escrevo para o Brasileiras pelo Mundo, um blog que reúne mulheres que moram em diversas partes do mundo.
O nome do blog, Um fabuloso destino, foi inspirado no filme cult francês “Le fabuleux destin d’Amélie Poulain”, um delicioso filme sobre os pequenos prazeres da vida. Meu pequeno prazer é viajar, conhecer o diferente. Eh, tenho um coração turista.
Para acompanhar o blog, basta assinar para receber os posts por email, seguir no WordPress ou curtir a página no Facebook (ou tudo isso). Eu sempre respondo os comentários, então qualquer dúvida, só deixar um. Ou, se preferir, entre em contato pelo email umfabulosodestino@gmail.com.
P.S: Como já me perguntaram várias vezes nos comentários sobre minha formação acadêmica, segue um resuminho:
Sou formada em Letras Português/Inglês pela USP desde 2011. Também fiz a Licenciatura na USP, concluída em 2014. Em 2015 comecei meu mestrado em Educação e Globalização na Universidade de Oulu, na Finlândia, e a previsão é que eu entregue a tese e obtenha o título em 2017.
[Os textos contidos neste blog não expressam uma verdade universal, mas só a minha visão de mundo.]
-atualizado em janeiro/2016
Olá Bia!
Vi o link do seu blog no perfil do DublinBr e vim xeretar!! haha
Muito bom o blog, parabéns!
See you in Dublin!
Thanks, Rafa!
See you there! 😉
Eae Bia, tudo bom?
Parabéns pelo blog, depois de visitá-lo fiquei com mais vontade de ir para aí.
Eu to fazendo intercâmbio na Espanha mas queria morar na Irlanda junho e julho, você acha uma boa idéia? Como eu poderia morar num período de tempo curto? Tenho amigos querendo fazer o mesmo.
Beeeijos valeuuu
Olá!
As escolas daqui vendem os cursos por semana, entao é possível ficar apenas um ou dois meses. Bem, eu gosto da vida que levona terra dos leprechauns… 🙂
demais sua história.. mas penso em fazer ao contrário.. irlanda agora, volto termina a fatec e depois eua 🙂
beijoss
Good luck! 🙂
Olá tudo bem?
Meu nome é Henrique Matos sou o criador do site Portal Dublin e gostaria de parabenizar os idealizadores pelo Blog.
Por conter muita informação que ajuda bastante os intercambistas, decidimos incluir o seu blog na nossa lista de melhores Blogs especializados no assunto.
Espero que nossa divulgação ajude vocês a receberem cada vez mais visitas e parcerias.
Nós do Portal Dublin ficaríamos honrados, se possível, em fazer parte também de seu Blogroll.
O link do Portal Dublin é esse aqui:http://www.portaldublin.com/sites-e-blogs/blogs/
Um Abraço e sucesso!
Henrique Matos
Portal Dublin
http://www.portaldublin.com
Obrigada pelo apoio!
Olá, tudo bem?
Venho por deste divulgar o blog http://www.irishing.com , criado e idealizado para ajudar e entreter intercambistas e futuros viajantes para a Irlanda.
O blog, apesar de recente, anda possuindo uma boa aceitação e cerca de 200 visitas únicas diárias, fora um índice de rejeição de apeas 21% (Google Analytics).
Adicionei na lista de blog indicados no Irishing, para ajudar os leitores com ainda mais informações. Nós do Irishing ficaríamos honrados se o seu blog realizasse o mesmo.
Me despeço com os mais sinceros votos de sucesso e realização pessoal e profissional para você.
Um abraço
Marco Antônio Rigotti
Colaborador – Irishing.com
Olá Bia! como estás? espero que bem!
Desde já felicito-te pelo blog, já é a 2ª vez que por aqui apareço para ler seus posts..
=)
E digo-te que estou a gostar imenso!
Tb estou por Dublin e gostava imenso de poder conhecer-te.. é sempre agradável ampliar nossos laços sociais, se quiseres, é claro! Manda-me um email se for possível para ti.
beijinhos, e my congrats again! ^^
Olá, Chelly! É de Portugal? Pode me enviar um comentário com seu email (eu vejo e não aprovo para tornar visível). O que faz por terras irlandesas?
Beijos!
Parabéns pelo blog.esta me ajudando muito,irei viajar em fevereiro apenas,mas ja estou mais tranquilo.
See you later 🙂
Qualquer dúvida, é só perguntar!
Hello Bia,
Adorei seu Blog, estou me identificando muito com voce! Eu sou professor de ingles no Brasil, e no momento estou nos EUA trabalhando como au pair. Ficarei aqui ate Fev de 2014, e estou me preparando sozinho para o CAE, eu ja tenho o FCE entao CAE e o objetivo mais obvio no momento. Bom, me diz uma coisa Bia: Apos seu um ano nos EUA seu ingles ficou super bom? Tipo eu consigo me comuniar extremamente bem, mas quando faco as provas Cambridges todavia eu encontro coisas novas, como se nunca tivesse um fim, sempre tem coisas que nao sei, quantos ano levou pra voce passar no CAE, e ai esta se preparando para o CPE? Bom eu vou fazer o CAE em Dez em NY espero passar, estou confiante, apesar de errar as vezes acerto bastante tbm, bom, vou arriscar! Parabens pelo Blog!
Andre
Bia, nada mais justo do que um simples agradecimento pelo seu belo texto. 🙂 obrigado por compartilhar sua experiência, pois era exatamente o que eu precisava ler. Hahaha
Um beijo , boa sorte!
Olá, Bruno!
Fico feliz que tenha gostado. Está indo para a Irlanda?!
Oi, achei seu blog na indicacao dos blogs do barbaridades!
Eh sempre bom acompanhar gente q ta experimentando coisas novas…
Pretendo ir pra Irlanda esse ano visitar o namo..
Morei 3 anos na Argentina e fiquei quatro meses nos eua ano passado, tb me sinto uma cidada do mundo…qdo perguntam d onde eu sou, falo do mundo rsss
Qual seria o motivo do contato?
Gostei muito do blog! Quando puder, faz uma visita no meu também? http://www.juliescreveu.com.br/
Oi Bia, tudo bem? Me chamo Patrícia e cheguei ao teu blog por meio do post sobre a famosa “síndrome do regresso”. Fazem 2 meses que voltei da melhor experiência que os meus poucos 20 anos já puderam vivenciar; passei sete meses na Irlanda e digo de forma segura: os melhores até agora. Fiquei imensamente feliz de saber que sou alguém normal – hahah-, tanto por descobrir que essa sensação de ‘um estranho no ninho’, não ser apenas algo pessoal, como por saber que existem outras pessoas que já sentiram o mesmo. Isso conforta e ajuda a aliviar esse estranho sentimento, que a gente não sabe muito bem como lidar! Te agradeço por compartilhar tua experiência, pois um gesto que por vezes parece singelo, pode estar ajudando alguém! Obrigada e parabéns pelo blog e pelas palavras!
Oi, Patrícia!
A tal depressão pós-intercâmbio é normal, sim, não se preocupe! Eu passei por isso e sei como é horrível! Mas não se preocupe que a vida volta ao normal e o intercâmbio vira uma doce lembrança com o tempo. 🙂
Oi Bia!
Achei seu blog sensacional e fiquei muito curiosa (não sei se não consegui achar em meio aos posts ou se você não deixa claro) sobre sua formação e área de mestrado. Eu ainda to me formando (falta muito!!!), mas é muito bom ja saber de antemão como algumas coisas sao e tudo mais, por isso seu blog foi de grande valia.
Obrigada, beijos!
Oi!
Eu já falei bastante da minha área e tem um post aqui no blog explicando meu mestrado. Eu sou formada em Letras pela USP, Bacharel e Licenciatura. Sou professora há mais de 5 anos e agora faço mestrado em Educação na Finlândia. Qualquer dúvida, só me perguntar!
Opa, desculpa! Conheci seu blog recentemente e ainda não deu tempo de ler tudo. Obrigada de qualquer forma ❤
Nossa, me vi em você agora rs. Também fui au pair nos Estados Unidos durante dois anos, e ano passado, quando voltei do intercãmbio tive a motivação para iniciar o blog. Se eu soubesse o quanto era bom escrever e compartilhar dicas de viagens, teria iniciado um blog muito antes. Hoje, assim como você, já estou aqui dando início a um novo processo, ser au pair de novo haha, só que dessa vez na Holanda, pois a idade já não me permite (quase 30 anos) escolher outro lugar que eu goste.
Beijinhos ❤
Ah, também sou formada em Letras 😉 Vi muitas au pairs com essa formação
Oi, Josiane!
Que legal, foi au pair em qual estado?
Boa sorte com o au pair na Holanda! 🙂
Fui au pair em Nova Iorque no meu primeiro ano, e no segundo quis extender com uma outra family, ai tive a sorte de ir para California, em uma cidade coladinha com San Francisco ❤
Nossa. Como é bom encontrar alguém que mora em Oulu – a minha cidade favorita. 🙂
Sério? O que te encanta em Oulu?
Sim. Temos segunda casa em Oulu. Eu fiz muitos blogs sobre Oulu! Estamos em Oulu agora cerca de seis semanas em Oulu.
Cumprimentos Matti.
Oi Bia, tudo bem?
Também estou rumo a minha formaçao em Letras pela USP em Inglês e Port.
Porém nesse longo caminho de 5 anos tive algumas reprovações, pois tive que trabalhar durante o curso para me manter e nessa transição me perdi um pouco.
Gostaria de saber se essas reprovações atrapalharia no processo para aplicar mestrado na Finlandia!
Assim como você também quero estudar no pais com a melhor educação do mundo!
Se puder me dar umas dicas, eu agradeço!!
Obrigada
Oi, Andressa!
Eu não reprovei em nenhuma disciplina na minha trajetória de USP, então não sei dizer. Você sabe se fica algo no histórico? Há alguma observação de que você foi reprovada na disciplina? Se não, ótimo, não tem como ninguém ficar sabendo e vida que segue. Se sim, meu conselho seria na sua carta de apresentação, de alguma forma, explicar o porquê destas reprovações – algo como que a realidade brasileiro é bem diferente, que a maioria dos jovens trabalham e estudam e às vezes isto se reflete nos estudos, mas que você, mesmo assim, não desistiu e superou estes obstáculos refazendo estas matérias e passando. Mais importante que suas notas, é a sua apresentação e como você “se vende”. Boa sorte!