A Bia e o blog

Oi. Eu sou a Bia, uma paulistana de vinte e quase todos anos que gosta de escrever e só precisava de uma desculpa para começar um blog. Ah, a desculpa? Morar fora e viajar.

Eu nunca tinha ido sozinha nem para a praia quando entrei num avião com destino aos Estados Unidos para ser au pair. Eu tinha 20 anos e estava só descobrindo o prazer de viajar. Foi um ano tão bom e cheio de descobertas que de volta ao Brasil, achei que poderia repetir a dose, mas desta vez o destino foi a Irlanda. Outro ano no exterior (e tudo registrado aqui no blog) e de volta ao Brasil, pensei que ainda tinha tempo para morar fora novamente, por que não? E aí surgiu o terceiro intercâmbio: Finlândia!

Infelizmente, não relatei no blog a experiência nos EUA – que foi muito boa e enriquecedora -, mas aqui você pode encontrar tudo sobre como foi minha vida na Irlanda (2012-2013), meu hiato de 2 anos no Brasil e as viagens feitas no período (2013-2015) e agora, como está sendo minha vida na terra do Papai Noel (posts a partir de agosto de 2015). Há também os relatos de viagens da maioria dos 21 países onde já estive até agora.

Este blog não tem patrocínio ou faz qualquer tipo de propaganda renumerada. O blog também não tem o objetivo de ser um guia de viagem ou apresentar soluções definitivas, conselhos imbatíveis ou dar as melhores dicas. Este blog é um relato da minha experiência morando no exterior e viajando – eu erro também e não sei tudo. Por isso, o blog tem e continuará tendo um toque bem pessoal e você vai encontrar sim o “espírito” da autora em todos os posts. Às vezes sou tragicômica, sarcástica, irônica e rio de mim mesma, mas sempre tento mostrar como foi minha experiência conhecendo determinado lugar e dar dicas do que foi bom ou não.

O blog faz parte do RBBV, a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, um portal que reúne blogueiros que escrevem sobre viagens e intercâmbio, e desde janeiro de 2016 escrevo para o Brasileiras pelo Mundo, um blog que reúne mulheres que moram em diversas partes do mundo.

O nome do blog, Um fabuloso destino, foi inspirado no filme cult francês “Le fabuleux destin d’Amélie Poulain”, um delicioso filme sobre os pequenos prazeres da vida. Meu pequeno prazer é viajar, conhecer o diferente. Eh, tenho um coração turista.

Para acompanhar o blog, basta assinar para receber os posts por email, seguir no WordPress ou curtir a página no Facebook (ou tudo isso). Eu sempre respondo os comentários, então qualquer dúvida, só deixar um. Ou, se preferir, entre em contato pelo email umfabulosodestino@gmail.com.

P.S: Como já me perguntaram várias vezes nos comentários sobre minha formação acadêmica, segue um resuminho:
Sou formada em Letras Português/Inglês pela USP desde 2011. Também  fiz a Licenciatura na USP, concluída em 2014. Em 2015 comecei meu mestrado em Educação e Globalização na Universidade de Oulu, na Finlândia, e a previsão é que eu entregue a tese e obtenha o título em 2017.

[Os textos contidos neste blog não expressam uma verdade universal, mas só a minha visão de mundo.]

-atualizado em janeiro/2016

Anúncios

31 comentários sobre “A Bia e o blog

  1. Mauritz

    Eae Bia, tudo bom?
    Parabéns pelo blog, depois de visitá-lo fiquei com mais vontade de ir para aí.
    Eu to fazendo intercâmbio na Espanha mas queria morar na Irlanda junho e julho, você acha uma boa idéia? Como eu poderia morar num período de tempo curto? Tenho amigos querendo fazer o mesmo.
    Beeeijos valeuuu

    1. Bia

      Olá!
      As escolas daqui vendem os cursos por semana, entao é possível ficar apenas um ou dois meses. Bem, eu gosto da vida que levona terra dos leprechauns… 🙂

  2. Olá tudo bem?

    Meu nome é Henrique Matos sou o criador do site Portal Dublin e gostaria de parabenizar os idealizadores pelo Blog.

    Por conter muita informação que ajuda bastante os intercambistas, decidimos incluir o seu blog na nossa lista de melhores Blogs especializados no assunto.

    Espero que nossa divulgação ajude vocês a receberem cada vez mais visitas e parcerias.

    Nós do Portal Dublin ficaríamos honrados, se possível, em fazer parte também de seu Blogroll.

    O link do Portal Dublin é esse aqui:http://www.portaldublin.com/sites-e-blogs/blogs/

    Um Abraço e sucesso!

    Henrique Matos
    Portal Dublin
    http://www.portaldublin.com

  3. Olá, tudo bem?
    Venho por deste divulgar o blog http://www.irishing.com , criado e idealizado para ajudar e entreter intercambistas e futuros viajantes para a Irlanda.
    O blog, apesar de recente, anda possuindo uma boa aceitação e cerca de 200 visitas únicas diárias, fora um índice de rejeição de apeas 21% (Google Analytics).
    Adicionei na lista de blog indicados no Irishing, para ajudar os leitores com ainda mais informações. Nós do Irishing ficaríamos honrados se o seu blog realizasse o mesmo.
    Me despeço com os mais sinceros votos de sucesso e realização pessoal e profissional para você.

    Um abraço

    Marco Antônio Rigotti
    Colaborador – Irishing.com

  4. Chelly

    Olá Bia! como estás? espero que bem!
    Desde já felicito-te pelo blog, já é a 2ª vez que por aqui apareço para ler seus posts..
    =)
    E digo-te que estou a gostar imenso!
    Tb estou por Dublin e gostava imenso de poder conhecer-te.. é sempre agradável ampliar nossos laços sociais, se quiseres, é claro! Manda-me um email se for possível para ti.
    beijinhos, e my congrats again! ^^

    1. Bia

      Olá, Chelly! É de Portugal? Pode me enviar um comentário com seu email (eu vejo e não aprovo para tornar visível). O que faz por terras irlandesas?
      Beijos!

  5. deivisson nascimento

    Parabéns pelo blog.esta me ajudando muito,irei viajar em fevereiro apenas,mas ja estou mais tranquilo.
    See you later 🙂

  6. Andre Venturin Rocha

    Hello Bia,
    Adorei seu Blog, estou me identificando muito com voce! Eu sou professor de ingles no Brasil, e no momento estou nos EUA trabalhando como au pair. Ficarei aqui ate Fev de 2014, e estou me preparando sozinho para o CAE, eu ja tenho o FCE entao CAE e o objetivo mais obvio no momento. Bom, me diz uma coisa Bia: Apos seu um ano nos EUA seu ingles ficou super bom? Tipo eu consigo me comuniar extremamente bem, mas quando faco as provas Cambridges todavia eu encontro coisas novas, como se nunca tivesse um fim, sempre tem coisas que nao sei, quantos ano levou pra voce passar no CAE, e ai esta se preparando para o CPE? Bom eu vou fazer o CAE em Dez em NY espero passar, estou confiante, apesar de errar as vezes acerto bastante tbm, bom, vou arriscar! Parabens pelo Blog!
    Andre

  7. bruno

    Bia, nada mais justo do que um simples agradecimento pelo seu belo texto. 🙂 obrigado por compartilhar sua experiência, pois era exatamente o que eu precisava ler. Hahaha
    Um beijo , boa sorte!

  8. Rachel

    Oi, achei seu blog na indicacao dos blogs do barbaridades!
    Eh sempre bom acompanhar gente q ta experimentando coisas novas…
    Pretendo ir pra Irlanda esse ano visitar o namo..
    Morei 3 anos na Argentina e fiquei quatro meses nos eua ano passado, tb me sinto uma cidada do mundo…qdo perguntam d onde eu sou, falo do mundo rsss

  9. Patrícia Cavalheiro

    Oi Bia, tudo bem? Me chamo Patrícia e cheguei ao teu blog por meio do post sobre a famosa “síndrome do regresso”. Fazem 2 meses que voltei da melhor experiência que os meus poucos 20 anos já puderam vivenciar; passei sete meses na Irlanda e digo de forma segura: os melhores até agora. Fiquei imensamente feliz de saber que sou alguém normal – hahah-, tanto por descobrir que essa sensação de ‘um estranho no ninho’, não ser apenas algo pessoal, como por saber que existem outras pessoas que já sentiram o mesmo. Isso conforta e ajuda a aliviar esse estranho sentimento, que a gente não sabe muito bem como lidar! Te agradeço por compartilhar tua experiência, pois um gesto que por vezes parece singelo, pode estar ajudando alguém! Obrigada e parabéns pelo blog e pelas palavras!

    1. Bia

      Oi, Patrícia!
      A tal depressão pós-intercâmbio é normal, sim, não se preocupe! Eu passei por isso e sei como é horrível! Mas não se preocupe que a vida volta ao normal e o intercâmbio vira uma doce lembrança com o tempo. 🙂

  10. pmieskalo

    Oi Bia!

    Achei seu blog sensacional e fiquei muito curiosa (não sei se não consegui achar em meio aos posts ou se você não deixa claro) sobre sua formação e área de mestrado. Eu ainda to me formando (falta muito!!!), mas é muito bom ja saber de antemão como algumas coisas sao e tudo mais, por isso seu blog foi de grande valia.

    Obrigada, beijos!

    1. Bia

      Oi!
      Eu já falei bastante da minha área e tem um post aqui no blog explicando meu mestrado. Eu sou formada em Letras pela USP, Bacharel e Licenciatura. Sou professora há mais de 5 anos e agora faço mestrado em Educação na Finlândia. Qualquer dúvida, só me perguntar!

      1. pmieskalo

        Opa, desculpa! Conheci seu blog recentemente e ainda não deu tempo de ler tudo. Obrigada de qualquer forma ❤

  11. Nossa, me vi em você agora rs. Também fui au pair nos Estados Unidos durante dois anos, e ano passado, quando voltei do intercãmbio tive a motivação para iniciar o blog. Se eu soubesse o quanto era bom escrever e compartilhar dicas de viagens, teria iniciado um blog muito antes. Hoje, assim como você, já estou aqui dando início a um novo processo, ser au pair de novo haha, só que dessa vez na Holanda, pois a idade já não me permite (quase 30 anos) escolher outro lugar que eu goste.

    Beijinhos ❤

      1. Fui au pair em Nova Iorque no meu primeiro ano, e no segundo quis extender com uma outra family, ai tive a sorte de ir para California, em uma cidade coladinha com San Francisco ❤

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s