O primeiro país da viagem foi fácil: Reino Unido, libras e inglês. Já o segundo…
Eu não falo uma palavra em sueco, mas felizmente para mim, não é tão difícil achar suecos que falem inglês. Tudo bem que estes suecos trabalhavam em áreas turísticas. Fora isso, o país não usa o euro, mas a coroa sueca. Um euro vale cerca de 8,28 coroas suecas. Aí você pensa “Com uma moeda tão desvalorizada, a viagem deve ter saído quase de graça!”. Isso mesmo, mas ao contrário.
As passagens, porém, foram ridiculamente baratas: de Edimburgo a Estocolmo e de lá ao próximo destino custou 9 euros cada trecho já com as taxas inclusas. Em compensação, o ônibus da cidade ao aeroporto custou cerca de 12,50 euricos cada trecho. Coisas de Ryanair!
Quando você ouve “Estocolmo”, qual atração turística te vem à cabeça? Exatamente, nenhuma! A cidade em si não tem uma atração mundialmente famosa, mas é uma das cidades mais lindas que já visitei!

A primeira atração foi o Vasa Museum, o museu que mais atrai turistas na cidade. O museu abriga o Vasa, um navio construído no século XVII que afundou meia hora depois de sair do porto e foi recuperado no século XIX, sendo assim o único navio intacto que sobreviveu sua época. Cerca de 98% do navio é original e foi restaurada nas décadas de 50 e 60. O museu também conta com um tour guiado incluso no preço, cinema com um filme de 20 minutos sobre o navio e outras curiosidades. Achei muito interessante a reprodução dos rostos das pessoas achadas no navio, que ficou submerso por 333 anos. A partir dos esqueletos, os estudiosos conseguiram saber a altura, problemas de saúde e dietas das pessoas que morreram no naufrágio, além de deduzir como eram suas feições.

No fim das contas, concluíram que o navio afundou apenas 30 minutos depois de iniciar viagem por erro do engenheiro da época. O navio era pesado, estreito e alto demais para conseguir flutuar.

Aproveitando todo o frio e neve do lugar, a parada seguinte foi num rinque de patinação a céu aberto, no meio de praça. Por incrível que pareça, foi mais barato patinar lá na Suécia do que no Dundrum! O problema é que, além de eu ser péssima em qualquer esporte, incluindo patinação, havia neve no rinque, o que o tornava muito escorregadio… patinei pouco e bem devagar com medo de cair!
No dia seguinte, a ideia era conhecer Gamla Stan (centro velho em sueco) e passear pela cidade para apreciar a arquitetura e aproveitar a neve.

No Gamla Stan é onde ficam as lojinhas de souvenirs que, diga-se de passagem, são bem caras!



Agora chega de falar de coisa boa! O custo de vida do país é muito alto. Os hostels são caros, comer fora é extremamente caro e quando se percebe, o dinheiro acabou e não se fez nada! Foi o que aconteceu comigo, pelo menos. Em um dia em Estocolmo gastei mais que dois em Edimburgo. O hostel mais barato não sai por menos de 20 euros a diária, sendo que roupa de cama e café-da-manhã raramente estão inclusos, o que vai te custar uns 10 euros a mais quando fizer check-in. Não utilizei o transporte público, pois, novamente, me hospedei na região central e acabei não precisando. Estocolmo é linda, mas aconselho a preparar o bolso para visitá-la.

Outras atrações da cidade incluem os vários museus, dentre eles, o Museu Nobel que fiquei com vontade de visitar, mas estava sem tempo (e dinheiro).
Curiosidade
A Suécia é uma monarquia e a rainha Sílvia é alemã, porém filha de brasileira.
Dúvidas? Curta a página do blog no Facebook (ali no lado direto da tela) ou mande um email para umfabulosodestino@gmail.com.
O que eu lembro quando falam Estocolmo? A triologia Millennium do Stieg Larsson e sua emblemática Lisbeth Salander
Viu? Nada de turístico!
kkkk pelo menos me lembro de uma série de livros. E você? Aposto que não conseguiria pensar em nada rs
Bem lembrado!! =)
Pode até ser caro, mas não tem como não ficar maravilhado com essa arquitetura e essa neve pela cidade! ❤
Sim, é um dos lugares mais lindos que já visitei!
Olá tudo bem?
Meu nome é Henrique Matos sou o criador do site Portal Dublin e gostaria de parabenizar os idealizadores pelo Blog.
Por conter muita informação que ajuda bastante os intercambistas, decidimos incluir o seu blog na nossa lista de melhores Blogs especializados no assunto.
Espero que nossa divulgação ajude vocês a receberem cada vez mais visitas e parcerias.
Nós do Portal Dublin ficaríamos honrados, se possível, em fazer parte também de seu Blogroll.
O link do Portal Dublin é esse aqui:http://www.portaldublin.com/sites-e-blogs/blogs/
Um Abraço e sucesso!
Henrique Matos
Portal Dublin
http://www.portaldublin.com
Quando falam em Suécia/Estocolmo, o que vem imediatamente a minha cabeça é a banda ROXETTE e seus maravilhosos hits dos anos 80 e 90.
Lógico que também teve o ABBA.
A rainha Silvia também é uma lembrança agradável