Agências – Parte 2

E eu continuei pesquisando agências…

CI
Fui a CI pelo mesmo motivo que fui a EF: é perto do trabalho. O atendimento não foi dos melhores. Foi muito impessoal, não senti na representante a vontade de me vender o curso (talvez ela tenha achado que eu não tenho cara de quem tem dinheiro pra ir pra Europa, vai saber?), mas como ela me falou que já havia morado na Irlanda por 3 anos, fiz algumas perguntas e daí surgiram novas perspectivas sobre trabalho e estudos no país que não haviam me ocorrido antes. Por este lado, a visita foi válida.
Vantagens: agência top no mesmo estilo EF e Experimento
Desvantagens: preço muito acima do mercado, atendimento regular

STB
O atendimento da STB foi excelente! A representante que me atendeu me explicou tudo muito bem e deu várias sugestões. Mas, novamente, a STB também faz parte das agências tops que só trabalham com escolas conceituadas e caras. E além disso, quando visitei a agência, já havia escolhido a ECM e a STB não tem convênio com a escola.
Vantagens: agência top, bom atendimento
Desvantagens: preço acima da média

Oh, dúvida cruel!

Egali
Egali. Um dia estava esperando o ônibus dentro da faculdade e vi um cartaz deles afixado no ponto. Cheguei em casa, acessei o site e agendei uma visita. O atendimento foi muito bom, nenhuma reclamação. O problema foi depois… Esta agência oferece a “Egali House” que é uma acomodação própria e tenta, à todo custo, empurrá-la ao futuro intercambista (eles te mostram as outras opções, mas querem fechar seu pacote com a Egali House). Eu comecei a não gostar da agência quando o representante passou a mandar emails querendo marcar data para eu fechar o programa, sempre argumentando que as vagas na acomodação estavam acabando para a data que eu queria (e o engraçado é que por mais que eu enrolasse para ir, as vagas nunca acabavam). Não bastasse isso, argumentava também que os preços das escolas aumentariam para 2012 e era melhor eu garantir o preço atual. Eu, absolutamente, concordo que a agência deva entrar em contato com um possível cliente e perguntar como vai seu planejamento (como quase todas as agências fizeram comigo), que deva informar questões de valores (promoções, aumentos etc) e sanar dúvidas; mas discordo  da abordagem que esta agência teve comigo. Creio que toda e qualquer agência deva vender seu produto pela qualidade e/ou preço e isso basta. Tentar fazer o cliente acelerar o fechamento do pacote com tais argumentos (“vem logo, senão as vagas acabam”, “feche logo, senão o preço da escola aumenta”) não é legal. Mandei um email para a agência relatando tudo isso, mas a resposta não foi convincente, simplesmente porque dentre todas as agências que visitei, esta foi a única que teve tal atitude.
Vantagens: suporte da agência em Dublin, unidades em vários estados do Brasil
Desvantagens: as descritas acima

AGBR
Lembro-me como fiquei sabendo sobre a Irlanda. Trabalhava num lugar onde umas das funcionárias havia morado mais de 1 ano na Ilha Esmeralda e numa conversa eu perguntei por qual agência ela havia ido. “Uma pequena, chamada AGBR”. Por curiosidade, busquei o site da agência na internet e mandei um email pedindo um orçamento. Achei o valor do pacote muito atrativo, mas naquela época o segundo intercâmbio ainda era um plano para um futuro meio distante e incerto.
Depois de pesquisar todas essas agências, resolvi tentar fechar direto com a escola. Então, conheci algumas pessoas que já tinham fechado o pacote com a AGBR e resolvi contatá-la novamente. Marquei uma visita e gostei muito do atendimento e do preço. Levei uns 10 dias para me decidir (mandei alguns emails tirando dúvidas nesse meio-tempo) e então, voltei e assinei o contrato. É uma agência simples, mas com um atendimento muito bom e até o momento, não tenho reclamações. Fui bem atendida e me senti à vontade para decidir quando voltar lá para assinar contrato e decidir outros detalhes do intercâmbio. Não tentaram me empurrar mais tempo de acomodação ou um plano caro de seguro saúde.
Vantagens: atendimento, preço, muitas opções de escolas
Desvantagens:  apenas duas unidades no Brasil

E esta foi minha saga para encontrar a batida agência perfeita!

Quero destacar que estas foram minhas experiências com cada agência e quando se trata de serviços ou até mesmo produtos, cada indivíduo pode ter uma diferente. Eu, por exemplo, nunca mais vou comprar um celular da Motorola porque já comprei um aparelho desta marca que me deu muita dor de cabeça, mas conheço pessoas que usam e gostam dela. Minha experiência não foi boa. Assim também funciona com as agências: algumas pessoas terão ótimas experiências e outras, não. Claro, vale pesquisar a idoneidade da agência e consultar pessoas que já utilizaram os serviços. Eu, por exemplo, chequei o CNPJ de todas as agências e pedi cópia dos contratos. Você não está comprando um Yakult no mercado, está concretizando um objetivo. Pesquisar nunca é demais.

12 comentários sobre “Agências – Parte 2

  1. Concordo com vc sobre a Egali. Minha nossa! Sabia que até bloqueei o tel da menina da agência? Pedi cotação de passagem aérea e ela me ligava quase todo dia pra comprar. Quando eu decidir comprar eu entro em contato, oras!

  2. Bia

    Pois é, Fernanda! Quando reclamei com a agência, eu nem quis citar o nome do representante que me atendeu, pois além de ele ter me atendido muito bem, eu tinha certeza que essa era uma orientação que a agência dava… Vc confirmou isso!

  3. Olá!
    Venho pesquisando agências e esse post foi de grande valia!
    Sou da Paraíba e entrei em contato com alguma delas, e realmente, a Egali me manda e-mail quase todo dia! É bem chato!
    Eu gostei dos preços da AGBR e foi pesquisando sobre ela que cheguei aqui no seu blog! O problema mesmo, como você citou, é que eles só possuem unidade no Rio e São Paulo, beeeem longe de mim!
    Abraços!

    1. Bia

      Adrielle, fico feliz em ter te ajudado! Relatei aqui no blog minha experiência com cada uma das agências.
      Se vc quiser, posso te passar o contato do representante da AGBR que me atendeu.

    1. Bia

      Sim, isso mesmo. Na época que vim para cá e escrevi o post, ela ainda estava no mercado e não tive nenhum problema! Às vezes até pesquisando muito, a gente acaba se deparando com uma situação completamente inesperada como esta!

  4. João

    Olá!
    Eu achei os preços da STB e da CI muito elevados, a AGBR eu não conhecia, mas quebrou, e a Egali foi a mais razoável quanto ao preço.
    Confesso que é meio chato essa insistência no atendimento, talvez tenha sido mais o atendente do que a Empresa. Quanto à acomodação é só falar qual tipo você prefere, creio que não ficarão te jogando algo que você não quer.
    Fui em cada uma das empresas e achei que a Egali possuía o melhor custo-benefício dentre as mencionadas.

Preciso comentar esse post!

