Father Ted

Father Ted é uma série irlandesa filmada nos aos 90 e mostra a vida de 3 padres na fictícia Craggy Island. Até ir para a Irlanda, eu nunca tinha ouvido falar da série.

Eu estava na turma avançada na ECM e a cada 2 semanas tínhamos uma espécie de prova antes do intervalo e depois dele, a professora sempre levava alguma coisa tipicamente irlandesa pra gente assistir e foi assim que conheci o seriado. Não, eu não tinha visto na TV antes porque 1) na casa onde morava não tinha TV e 2) mesmo que tivesse, eu não sou do tipo que assiste TV.

Eu até achei a série engraçadinha e tal, mas não me interessei tanto. Aí descobri que Father Ted estava para Irlanda como Chaves está para o Brasil (mesmo Chaves sendo mexicano, mas enfim): todo mundo já tinha assistido, ainda passava na TV e várias frases e situações já faziam parte do vocabulário e cultura irlandeses. Aí comecei a achar mais interessante… mas naquela época, eu ainda não sabia usar o Torrent (sim, gente, eu não sabia usar Torrent em 2012- me julguem) e não achei a série em nenhum site que eu usava para baixar filmes e deixei pra lá.

Até que um dia a Bárbara disse que havia baixado a série toda e me passou todos os episódios (e ainda me ensinou a baixar torrent, mas acho que ela não sacou isso… hehe). Ainda na Irlanda vi os primeiros episódios, mas desta vez achei super engraçado (porque então eu já conhecia melhor a cultura irlandesa) e fiquei feliz da vida por estar ouvindo o sotaque irlandês sem problemas. Acabei deixando a série de lado e não terminei de ver por x motivos… depois comecei a ver outras séries (Dexter, Breaking Bad, caught up with The Big Bang Theory) e sou daquelas que só consegue acompanhar um seriado por vez. Há uns dias, finalmente, comecei a assistir a série de novo e como são apenas 25 episódios de 25 minutos cada, consegui ver tudo. Gente, a série é sensacional!

À princípio, parece uma série bem tosca, mas depois que você saca as tiradas percebe como é um humor ao mesmo tempo inteligente e grotesco. O que acho mais sensacional são as críticas feitas à Igreja Católica o tempo todo, mesmo sendo uma série estrelada por 3 padres.

c31368ef75297e00b58be5357a57863c1ed4fe7909b7db15d94a1e55a28dc9c0

Father Ted Crilly é um padre que foi mandado a Craggy Island por má conduta – fica implícito que ele desviou dinheiro da igreja, apesar de ele afirmar o tempo todo que o dinheiro estava apenas “descansando” em sua conta. Ele mente para se livrar de situações desagradáveis, engana as pessoas em benefício próprio (mas sempre se dá mal no fim das contas) e enfim, não é exatamente aquilo que se espera de um padre. Porém, é o mais normal e alinhado com a realidade.

Father Dougal McGuire é tipo um assistente de padre. É mais jovem e sua ingenuidade beira a burrice. Muitas vezes não consegue diferenciar sua imaginação da realidade e não sabe muito bem o que deve fazer como um padre – aliás, fica o mistério: como ele virou padre? Em vários episódios ele faz comentários que obviamente batem de frente com a fé católica, como, por exemplo, quando questiona se existe vida a após a morte, afirma que não é possível saber se Deus existe ou não e coisas do tipo. Pensando bem, até que ele é bem lúcido neste aspecto. 😉

tumblr_n0kqmiCMsf1swovdco1_500

Father Jack Hackett é um padre “aposentado” que só dorme, bebe e xinga (feck off é sua expressão preferida). Sua aparência é grotesca.

Além do trio de padres que não parecem muito padres, a empregada da casa é uma figura recorrente na série. Mrs. Doyle nunca perde a oportunidade de oferecer (e forçar a beber) “a cup of tea“.

Father-Ted-19

Eu morro de rir com as sacadas e situações esdrúxulas da série! Além de ironizar a Igreja Católica, também há várias piadas sobre o tempo e situações cotidianas, além, claro, de ironizar a própria Irlanda.

E para quem não quiser baixar (ou não sabe mesmo usar o Torrent), dá para assistir no Youtube. Tem vários episódios completos da série. O link aqui embaixo é para o primeiro episódio da primeira temporada. Riam bastante!

PS: Todos as fotos usadas neste post foram garimpadas da internet.

Anúncios

2 comentários sobre “Father Ted

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s