A moda irlandesa

Desde que cheguei na Irlanda penso em escrever algo sobre a moda local, mas eu não sou entendida do assunto, não tenho propriedade para falar do tema, e adiava sempre. Resolvi, finalmente, escrever à respeito como observadora, relatando minhas impressões.

Vamos deixar claro que quando falo “moda irlandesa” penso em moda feminina, que é o que mais noto (é como dizem, uma mulher se arruma para outra mulher… porque os homens só vão saber dizer se você está bonita ou não, nada mais). Outra coisa é que eu não acompanho revistas de moda, estou me lixando para as tendências e para o que vai estar na moda na próxima estação. Mas não sou avessa à moda também- observo e uso aquilo que gosto, mas sou daquelas que quando noto que todo mundo está usando algo, automaticamente crio um repúdio.

Só mais uma coisa. Eu entendo que há dois tipos distintos de moda, digamos assim. Tem a moda que muda todo ano, um item que agora é moda e ano que vem não é mais, como a tal da calça Beetlejuice, e há a moda do dia-a-dia que, sei lá, é a moda da década. A calça skinny está na moda há anos, por exemplo.

Calça Beetlejuice: mal gosto no Brasil, na Irlanda e no mundo!
Calça Beetlejuice: mau gosto no Brasil, na Irlanda e no mundo!

Cabelos- Creio que por conta do tempo ruim e vento, elas costumam estar de cabelos presos e normalmente com super coques e usam este item aí embaixo para dar volume e corpo a ele.

Quanto maior, melhor! (?)
Quanto maior, melhor! (?)

A maioria das irlandesas têm cabelo liso ou ondulado, ou seja, eu nunca vi nenhum salão anunciando serviços de “progressiva” e notei que muitas meninas de cabelos claros os pintam de cores escuras. Fora isso, parece que sair de cabelo solto demonstra relaxo, especialmente se for sair à noite. Quer dizer, eu sou a relaxada-mor, porque meu hábito é justamente estar de cabelo solto sempre que possível e sem nenhum acessório. Claro, estou falando tudo isto de modo geral! A B., por exemplo, nunca usou um coque desses e mantém o cabelo curto.

Maquiagem- Aí o assunto fica difícil! hehehe… Elas estão sempre muito maquiadas, o problema é que nem sempre estão bem maquiadas. O primeiro detalhe é que o povo irlandês parece não gostar muito de seu tom de pele branco que fica ainda mais branco pela falta de sol e tenta, à todo custo, ter uma aparência bronzeada mais saudável. Há inúmeros salões de bronzeamento artificial pela cidade (muitos, muitos, muitos mesmo) e em qualquer Penneys da vida você acha creme auto-bronzeador. E é claro que as irlandesas tentariam mudar sua pela alva com maquiagem, o que nos leva ao efeito Ooompa Loompa- meninas de cara laranja. Ok, nem todas ficam assim, mas eu sempre noto uma grossa camada de base/pó nas meninas e olhos muito maquiados. O que acho feio, grotesco, horroroso é uma tendência de ter sobrancelhas grossas, mas tipo, com maquiagem.

Acreditem, ainda está na moda em terras irlandesas!
Acreditem, ainda está na moda em terras irlandesas!

Roupas- Chegamos a parte mais interessante. Quando cheguei na Ilha Esmeralda, fiquei supresa com a moda local de usar microshort com a bunda de fora! A maioria das meninas usa com uma meia-calça por baixo, mas ainda assim, fiquei chocada (como você pode ler neste post). Passado o susto, notei que as meninas usam mais saias e vestidos do que nós brasileiras, mesmo no inverno (o segredo é colocar uma meia-calça grossa por baixo- não, não esquenta, mas aí entra o seu psicológico que vai te fazer esquecer que suas pernas sentem frio) e é até meio difícil ver uma típica irlandesa usando calça jeans. Além disso, de modo geral, elas não usam moletons, mas casacos e sobretudos bonitinhos (não estou falando da moda knacker aqui, tá?). Falando da tendência dos últimos meses, eu fiquei meio na dúvida se estava de volta aos anos 90… A cintura super alta é a moda, seja em calças ou saias, e o tal do cropped top veio junto, resumindo, uma faixa da barriga acima do umbigo fica à mostra, tipo assim:

Cropped top + High waited skirt
Cropped top + High waited skirt

Além disso, as saias são multicoloridas e a tendência é irem até abaixo do joelho:

Eu super imagino umas irlandesa com uma destas na rua
Eu super imagino uma irlandesa com uma destas na rua

Fora isso, notei uma moda de vestir roupas parecidas com uniformes de, sei lá, jogador de algum esporte x, calças legging mega justas e com efeito brilhante, estampas multicoloridas, shortinhos e rendas.

Sapatos- Irlandesa que se preze não sai à noite sem um super salto, mesmo que ela já tenha 1,80 de altura.

Haja habilidade para andar em cima de um desses bêbada! Um salve às irlandesas!
Haja habilidade para andar em cima de um desses bêbada! Um salve às irlandesas!

No dia-a-dia, elas usam muito sapatilhas de todas os modelos, cores e estilos. Algumas usam uns tênis que, sei lá, eu acho feio demais, mas parece que é modinha também. Infelizmente (ou não), não achei nenhuma imagem na internet, mas é um tênis com um solado alto, completamente sem estilo e que meio que parece aqueles tênis ortopédicos, sabe? Um horror, um horror! Ah, os rebites também estão muito na moda em calçados:

Este aqui está meio exagerado, mas é quase isso.
Este aqui está meio exagerado, mas é quase isso.

E esta é mais ou menos a moda irlandesa. Claro, é legal lembrar que nem todo mundo se veste assim, que as pessoas têm estilos e gostos diferentes como em qualquer lugar do mundo e que tudo que escrevi aqui é baseado apenas em minhas observações. E o que é muito legal na Irlanda é que você pode sair na rua com a roupa que quiser e ninguém vai ficar te olhando e julgando (menos as brasileiras, elas vão te olhar e julgar, sim… hehehe).

Anúncios

8 comentários sobre “A moda irlandesa

  1. PRE-PARA! PREPARA QUE ESSE POST VAI BOMBAR!

    As pessoas sempre tem curiosidade pra saber como as irlandesas se vestem – honestamente, eu adoro! Me sinto nos anos 90 feat. filme de terror.

    A sobrancelha grossa, as saias étnicas, os saltões, a calça beetlejuice…. É CAFONICE DEMAIS! Mas eu adoro!

    Elas também devem achar nosso cabelo solto sem graça e nossos jeans um horror… e isso é o mais belo: diferenças culturais. Nenhuma melhor ou pior, apenas diferentes!

  2. Cely

    Ah, agora lembrei que eu trouxe aquele utensílio pra fazer o coque, mas nunca experimentei! kkkk
    Uma coisa que gostei e que trouxe, claro, foram as meias calças de cor “Sun Kissed”.
    Mas, apesar de lindas, elas são meio ordinárias na qualidade porque desfiam rapidinho.
    Desconfio que seja por isso que a embalagem vem com 10 unidades!
    : P

  3. Puxa, lendo isso dá até saudade do tempo que morei na Irlanda.
    Você disse tudo mesmo, elas são assim mesmo, quanto as sobrancelhas grossas e pintadas de preto, a maquiagem laranja, que rendem a elas o apelido(dados por nós brasileiros) de “garotas doritos”, os saltões(que elas definitivamente não sabem andar, e quando estão bêbadas andam cambaleando ou se escorando em alguém) são “O FIM”,(hahaha) mas as calça beetlejuice e as saias étnicas acho questão de estilo, não são feias.
    Agora uma coisa que eu adorava andar de legging e tênis pra todo lado(e tinha aquelas leggings super grossas de pelinho, eram tão confortáveis, jeans definitivamente naquele lugar em que tinhamos que usar milhões de meias por baixo por causa do frio, são muito desconfortáveis, cheguei a usar as calças jeans que levei daqui do Brasil só no “verão”.
    Naquela ventania diária da Irlanda conseguimos entender porque elas vivem de coque e não de cabelos soltos. Mas como acho que fico medonha de coque, eu enfrentava o frio de cabelos soltos, isso quanto não estava de touca.
    Achava que elas ficavam uma graça de shortinho e meia calça por baixo, elas eram magrinhas e ficava fofo nelas, e eu também adorava o estilo de usar vestidinho e meia com sapato mocassim ou botinha cano curto , achava lindo nelas.

    Mas como disse as pessoas aqui nos comentários, tudo é questão de cultura, de estilo, não tem certo nem errado, o que achamos horrível, elas acham maravilhoso e o que achamos lindo elas devem achar horrível também, como por exemplo, sair com os cabelos soltos, ao vento.

    Coisa boa da Irlanda: andar na rua sem ser notado, mesmo se você estivesse com um melancia na cabeça.
    Aqui no Brasil, no geral, nos importamos muito com a roupa que os outros vestem e reparamos demais nos outros, muitas vezes de forma pejorativa, infelizmente.

    Saudade da Ilha Esmeralda! 😀

    1. Bia

      Oi, Luciana!
      Excelente comentário!
      Concordo com você que algumas coisas são realmente questão de estilo e a meia-calça preta com o shortinho que me chocou um pouco no começo, mas até hoje eu adoro usar meia-calça preta com saias e essa “inspiração” veio de lá.

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s