Comidas típicas finlandesas

A culinária finlandesa não é exatamente famosa no mundo, mas tem lá seus charme e peculiaridade. Algumas comidas são bem saborosas, mas confesso que outras não animam muito um paladar brasileiro. Neste post vou listar alguns pratos e guloseimas finlandeses que já tive a oportunidade de experimentar.

Pulla

Pulla é um pãozinho levemente doce e pode vir em vários formatos, sendo o redondinho o que mais vejo, e pode ter “cobertura”, como açúcar, canela, geleia, creme. Pulla está para os finlandeses como o pão francês está para os brasileiros e é o que vão te servir num lanchinho da tarde, por exemplo. Eu acho bem gostosinho.

Pulla com chá
Pulla com chá

Sopa de ervilha

Não é algo assim tão peculiar, né? Mas a sopa de ervilha é muito tradicional no país, a única diferença é que normalmente tem pedacinhos de carne de porco e é tão popular que se vende enlatada até.

Minha primeira sopa de ervilha finlandesa
Minha primeira sopa de ervilha finlandesa

Pão de queijo

Sim, eles também têm pão de queijo, o leipäjuusto, mas é completamente diferente do nosso. Eu comi em uma das minhas visitas a kummi family e apesar de não ter amado, também não posso dizer que é ruim. É um pedaço de queijo cremoso que é assado e solta um creme levemente doce.

Foto do Google, já que eu não tenho nenhuma!
Foto do Google, já que eu não tenho nenhuma!

Sopa de salmão

Um país com tantos lagos tinha que ter pratos típicos com peixe, não é? A sopa de salmão com batatas é bem tradicional também e muito gostosa.

Yummy! Foto do BuzzFeed
Yummy! Foto do BuzzFeed

Churrasco

Esqueça tudo que você conhece sobre churrasco, pois por estas bandas ele é completamente diferente! Churrasco finlandês é basicamente linguiça/salsicha assada no fogo!

20160228_153027

Piparkakku

Ou biscoitinhos de gengibre com canela que eu ADORO! Infelizmente, este é um biscoito típico de Natal, então não posso comer o ano todo. É uma delícia! A tradição é decorá-los ou fazer casinhas, assim como os americanos fazem.

Imagem do Google
Imagem do Google

Riisipiirakka

Tenho mixed feelings pelas tortinhas de arroz. Elas não são doces nem salgadas e nem exatamente saborosas, mas é algo que dá para comer e gostar.

Ame ou odeie, não tem meio-termo
Ame ou odeie, não tem meio-termo

Carne de rena

Pelo que notei, não é algo que eles comem todos os dias, até porque a carne de rena é relativamente cara, mas está longe de ser algo exótico. Eu experimentei e achei bem saborosa.

Almôndegas de rena com legumes
Almôndegas de rena com legumes

Estes são alguns dos pratos típicos. De forma geral, a comida finlandesa é meio simples, sem muito tempero. Por algum motivo que eu ainda não descobri, os finlandeses incluem pão e leite em todas as suas refeições, ou seja, além do prato de comida, sempre há uma fatia de pão e a bebida é leite. Aliás, falando em pão, eles têm milhares de pães diferentes e o corredor de pães do mercado tem tantas e tantas opções que é difícil escolher. Além disso, basicamente qualquer alimento tem a opção sem lactose, já que a incidência de intolerância a lactose é muito alta no país.

É claro que mesmo morando na Finlândia, eu acabo não tendo a oportunidade de comer tudo que eles comem diariamente porque eu não moro com uma família finlandesa e tendo a opção de comprar o que quiser no mercado, eu tendo a escolher os produtos que mais se assemelham aos que estou acostumada a comer no Brasil. Felizmente (ou não), ainda tenho quase um ano para poder experimentar outros pratos finlandeses ainda não desbravados!

6 comentários sobre “Comidas típicas finlandesas

    1. Bia

      Sim, com certeza! Eu adoro os biscoitinhos, mas tem gente que não é muito fã. No fim do ano também tem a bebida típica, o glögi, que lembra vinho quente e é uma delícia! 🙂

Preciso comentar esse post!

