A culinária finlandesa não é exatamente famosa no mundo, mas tem lá seus charme e peculiaridade. Algumas comidas são bem saborosas, mas confesso que outras não animam muito um paladar brasileiro. Neste post vou listar alguns pratos e guloseimas finlandeses que já tive a oportunidade de experimentar.
Pulla
Pulla é um pãozinho levemente doce e pode vir em vários formatos, sendo o redondinho o que mais vejo, e pode ter “cobertura”, como açúcar, canela, geleia, creme. Pulla está para os finlandeses como o pão francês está para os brasileiros e é o que vão te servir num lanchinho da tarde, por exemplo. Eu acho bem gostosinho.

Sopa de ervilha
Não é algo assim tão peculiar, né? Mas a sopa de ervilha é muito tradicional no país, a única diferença é que normalmente tem pedacinhos de carne de porco e é tão popular que se vende enlatada até.

Pão de queijo
Sim, eles também têm pão de queijo, o leipäjuusto, mas é completamente diferente do nosso. Eu comi em uma das minhas visitas a kummi family e apesar de não ter amado, também não posso dizer que é ruim. É um pedaço de queijo cremoso que é assado e solta um creme levemente doce.

Sopa de salmão
Um país com tantos lagos tinha que ter pratos típicos com peixe, não é? A sopa de salmão com batatas é bem tradicional também e muito gostosa.

Churrasco
Esqueça tudo que você conhece sobre churrasco, pois por estas bandas ele é completamente diferente! Churrasco finlandês é basicamente linguiça/salsicha assada no fogo!
Piparkakku
Ou biscoitinhos de gengibre com canela que eu ADORO! Infelizmente, este é um biscoito típico de Natal, então não posso comer o ano todo. É uma delícia! A tradição é decorá-los ou fazer casinhas, assim como os americanos fazem.

Riisipiirakka
Tenho mixed feelings pelas tortinhas de arroz. Elas não são doces nem salgadas e nem exatamente saborosas, mas é algo que dá para comer e gostar.

Carne de rena
Pelo que notei, não é algo que eles comem todos os dias, até porque a carne de rena é relativamente cara, mas está longe de ser algo exótico. Eu experimentei e achei bem saborosa.

Estes são alguns dos pratos típicos. De forma geral, a comida finlandesa é meio simples, sem muito tempero. Por algum motivo que eu ainda não descobri, os finlandeses incluem pão e leite em todas as suas refeições, ou seja, além do prato de comida, sempre há uma fatia de pão e a bebida é leite. Aliás, falando em pão, eles têm milhares de pães diferentes e o corredor de pães do mercado tem tantas e tantas opções que é difícil escolher. Além disso, basicamente qualquer alimento tem a opção sem lactose, já que a incidência de intolerância a lactose é muito alta no país.
É claro que mesmo morando na Finlândia, eu acabo não tendo a oportunidade de comer tudo que eles comem diariamente porque eu não moro com uma família finlandesa e tendo a opção de comprar o que quiser no mercado, eu tendo a escolher os produtos que mais se assemelham aos que estou acostumada a comer no Brasil. Felizmente (ou não), ainda tenho quase um ano para poder experimentar outros pratos finlandeses ainda não desbravados!
Essa carne de rena parece mara!
O papai noel deve tomar cuidado com as renas dele
Pois é! hahaha
Amooooo post de comida! Já fiquei interessada nesse queijo assado e nos biscoitinhos de gengibre – se eu for aí no fim do ano, quero muito provar!
Sim, com certeza! Eu adoro os biscoitinhos, mas tem gente que não é muito fã. No fim do ano também tem a bebida típica, o glögi, que lembra vinho quente e é uma delícia! 🙂
Muito bom, Bia!! As pessoas aqui estão me perguntando sobre isso e agora já tenho respostas!!! 🙂
Amei o seu texto. Simples e claro.
gostei do visual do prato de rena.