A louca das blueberries

O mirtilo, nome em português da blueberry, é uma frutinha pequenina com uma cor mais pra roxo do que para o azul. Costuma crescer em lugares com temperaturas mais amenas, por isto não é comum no Brasil, e quando achamos para comprar, geralmente em mercado mais “chiques” ou mercadões, é bem cara.

Mirtilos/Blueberries/Mustikka
Mirtilos/Blueberries/Mustikka na minha janela 🙂

A primeira vez que experimentei as frutinhas foi nos Estados Unidos – a hostfamily comprava caixinhas de mirtilos e eu só não comia tudo sozinha por vergonha e, claro, educação. Desde então, foi só amor por esta frutinha. Voltei a comer com certa regularidade quando fui para a Irlanda, já que lá não era tão difícil de se achar.

E chegamos na Finlândia. No ano passado, pelo o que me dizem, o verão não foi assim tão bom e quando cheguei, já no final de agosto, não vi muitas blueberries. Mas o verão de 2016 foi bem quente (entenda: chegou a 26 graus) e de alguma forma isto influencia nas frutinhas. Somando a isso o fato que voltei para cá no início de agosto, eu só via mirtilos em todo lugar!

Arbustos de mirtilos
Arbustos de mirtilos

Como vocês sabem, Oulu é um grande parque! Árvores, mato, esquilos, lebres, pássaros, rios e lagos em todo o lugar. Não é necessário andar muito para se sentir no meio da natureza e os mirtilos crescem em todo lugar também. São arbustos baixos e é muito fácil reconhecê-los porque as folhas são “pintadinhas”. Voltei quase um mês antes das minhas aulas começarem e pensei “começo a escrever minha tese ou curto o verão?”. Acho que a resposta é tão óbvia que eu não preciso dizer que passei a ir colher mirtilos quase todos os dias.

Picking berries
Picking berries

E o que fazer com tantos e tantos mirtilos? Aí começa a fazer sentido o título do post, porque muito mais legal do que simplesmente comer as frutinhas, foi testar mil receitas com elas!

Comecei com o básico… fazendo um bolo.

O segredo é passar os mirtilos na farinha antes para não afundarem!
O segredo é passar os mirtilos na farinha antes para não afundarem!

E já que eu sei fazer panquecas americanas, pensei “Por que não colocar blueberries?”. Foi uma excelente ideia.

Panqueca com blueberries
Panqueca com blueberries

E descobri que blueberry com banana, numa vitamina, é uma combinação perfeita, além de ter uma cor muito bonita. O suco de blueberry com uva verde é uma delícia também.

<3

 Tinha um pedaço de queijo brie na geladeira. Resolvi jogar syrup por cima, encher de blueberries e deixar alguns minutos no forno. Di-vi-no!

20160830_215145

E blueberry na tapioca? Pode. Lembrando que não tem tapioca por aqui, eu trouxe do Brasil mesmo. 🙂

20160904_214906

Mingau de aveia de maça com canela. O que poderia deixá-lo melhor?

Mirtilos!
Mirtilos!

E uma típica torta de blueberry? Desta vez eu só colhi as frutinhas, a M. que fez. Deliciosa!

Nhommm...
Nhommm…

E até tentamos fazer docinhos de mirtilo, substituindo o coco do beijinho pela frutinha, mas não deu muito certo… Quer dizer, não deu ponto de enrolar, pois a blueberry é ácida e solta muito líquido, mas depois de frio ficou parecendo uma ambrosia e comemos, claro. Estava gostoso do mesmo jeito!

A receita que deu errado, mas deu certo
A receita que deu errado, mas deu certo

E como não queria limitar minha imaginação culinárias com os mirtilos apenas para o verão, congelei alguns potinhos para continuar usando no inverno. É claro que no verão é possível achar a fruta fresca no mercado e no inverno podemos recorrer as que já vem congeladas, mas para mim a graça toda é colher (mesmo que isso demore, pois a fruta é minúscula e vai um tempo para conseguir encher um pote) e transformar aquilo em algo gostoso… ou apenas jogar no cereal com leite.

Fiquei conhecida como “a louca das blueberries”, mas onde mais vou poder colhê-las fresquinhas? Aproveitei bastante e sei que daqui alguns anos terei boas lembranças deste hábito finlandês. 🙂

3 comentários sobre “A louca das blueberries

  1. Amei sua criatividade em transformar as blueberries em tantas receitas diferentes, de verdade! Acho super legal você incorporar um pouco desse hábito finlandês de colher frutas e tal, de verdade. Como você mesma disse, são lembranças que ficarão pro resto da vida!

Preciso comentar esse post!

