Decidimos ir para Varsóvia de trem. A viagem dura pouco mais de 4h, mas quando você acorda muito cedo, já está no seu 9º dia de eurotrip e morrendo de cansaço, nem percebe, pois dorme do início ao fim! 😉
O hostel ficava relativamente próximo a estação, mas até chegar lá, fazer check-in etc, já era mais de meio-dia. Fomos almoçar na Pizza Hut (rodízio de pizza pelo equivalente a 6 euros ou 16 reais) e depois a única coisa que deu para fazer antes de escurecer foi visitar o quartel-general da Gestapo, que hoje é um museu. Apesar de ser bem pequeno, dá para passar mais de 1h lá dentro, pois há várias telas “interativas” contando desde o início da guerra até como Varsóvia foi invadida e como a Gestapo agia.
Há fotos de várias pessoas que foram presas, interrogadas e assassinadas pela Grestapo. Há também reconstruções das celas onde os suspeitos ficavam antes de serem interrogados.



Quando saímos do museu já havia escurecido e apesar de ainda ser cedo não havia mais nada para se fazer. Novamente fomos jantar e passeamos por um shopping. Confesso que nesta noite até pensamos em ir a algum pub, mas estava tão frio (-9 graus com sensação térmica de -18) que preferimos ficar no hostel quentinho.
No dia seguinte saímos para fazer o free walking tour da mesma empresa de Cracóvia. Apesar de estar -10 graus e nevando, tivemos a coragem de andar 2,5h pela cidade! Ou isso ou desperdiçaríamos nosso último dia de viagem sem fazer nada e não passearíamos pela capital da Polônia.

E olha que o ponto de encontro ficava um pouco longe do hostel, uns 30 minutos a pé, e mesmo assim, lá fomos nós!

Havia pouca gente esperando para fazer o tour, talvez por causa do tremendo frio (talvez, talvez). O guia era excelente, fizemos várias perguntas e ele respondeu a todas muito bem. Começamos pelo centro velho da cidade e o castelo real, uma bela construção. Vale lembrar que Varsóvia foi quase que completamente destruída durante a segunda guerra mundial e o que vemos da cidade hoje são reconstruções feitas a partir do que originalmente existia no lugar.

Na praça do centro tem uma escultura de uma sereia, que é o símbolo da cidade. O guia nos contou a lenda relacionada a ela e ao surgimento do nome Varsóvia (Warszawa em polonês), que seria a junção dos nomes Warsz e Sawa, a sereia.

Seguimos então para o local onde ficavam os muros do gueto judeu. Ficamos muito tempo lá ouvindo as explicações do guia. Apesar de ser tudo extremamente interessante e até termos feito perguntas, confesso que não via a hora de acabar de tanto frio que eu sentia (não parou de nevar um minuto!)

Visitamos alguns lugares relacionados a guerra, outros relacionados ao pianista/ compositor de música clássica Chopin (há vários bancos na cidade que tocam composições de Chopin. Sim, tocam… você aperta um botão e ouve um minuto de música clássica) e até lugares relacionados aos Rolling Stones.


Para terminar nossa viagem, decidimos ir a uma churrascaria brasileira que achamos perto do hostel. Pode parecer estranho, mas só quem já morou fora para saber a vontade que dá de comer um prato bem brasileiro de vez em quando. Aí que chegamos lá às 14h de um sábado e estava fechando. Ficamos com aquela cara de tontos sem entender como um restaurante fecha à essa hora e voltamos para Dublin com nossas lombrigas.

Considerações finais
Viajar 10 dias cansa, mas vale a pena! Gostei muito da Polônia, especialmente de Cracóvia. Varsóvia não é uma cidade muito turística, portando, se for escolher uma das duas, fique com a primeira. Na Polônia é tudo muito barato e foi o único país para o qual viajei e não recorri a McDonalds até hoje!
E assim, voltei à vida normal em Dublin…
Gostei da ideia do banco que toca hehe
Biaaa!!!
Vc não me conhece! Mas eu tenho a sensação de que te conheço há séculos! rs
Isso porque eu acabei de ler todas as suas postagens, de Dublin.
O seu blog é muito bom! Vc escreve muito bem e tem ótimas ideias para os textos.
Para chegar até aqui, começei no Vida na Irlanda, descobri o Ander Trip e cheguei até vc!
Tenho lido tudo que posso sobre a cidade, as atrações e as pessoas. Irei, em Maio, de férias. Aproveitei para me matricular em curso de duas semanas na Alpha College. Conhece alguém que estude lá? Nessas minhas pesquisas, não vi muita gente dizendo que vai pra lá!
De qq forma, espero que vc continue nos empolgando com boas postagens!
Te desejo muitas inspirações e muito sucesso!
Já estou curiosa para o próximo!
Abraços,
Cely
Wow, obrigada, Cely! 🙂
Eu já ouvi falar da Alpha College, mas não conheço ninguém que estude lá… por um lado é bom, já que talvez seja uma escola com pouquíssimos brasileiros.
Espero que dê tudo certo e precisando de alguma coisa, é só falar! 😉
Biaaa, adoro ler suas histórias históricas e adorei a escolha do destino de sua viagem. Mto hipster, rs.
Quero te conhecer!!!
Vamos marcar um café!
Post muito bom, Little. Ótimas fotos tbm… Seus leitores estão adorando seu blog! Rs….
oiiii, estou indo fazer o mesmo roteiro que você recomendou. Queria saber qual é o free walking tour da cracóvia e da varsóvia!!!
Olá! Acho que tem o link no post, mas eu não lembro o nome, desculpe! O que eu normalmente faço é pesquisar no Google e ver as recomendações. Boa viagem!