Defesa de doutorado

Eu ainda estou bem longe da minha defesa de doutorado, especialmente porque eu acabei de começar o mestrado e pra ser sincera, não sei se vou continuar a vida acadêmica depois de virar mestre, já que esse mestrado já está me dando um trabalhão e eu não sei se quero “sacrificar” mais 4 anos da minha vida tentando ser doutora na área de Humanas/Educação, aquela área super valorizada pela sociedade já que ainda é cedo para pensar nisso.

Este post é para falar um pouco de como funciona a defesa de doutorado na Finlândia. Eu nunca participei de uma defesa no Brasil, mas pelo o que já ouvi falar, há uma bancada de professores para os quais o candidato a doutor deve apresentar seu trabalho e eles decidirão se o título é merecido ou não – apesar que acho pouco provável um orientador mandar um doutorando pra defesa sem saber se ele vai passar, afinal, o dele “também está na reta”. A sessão é fechada e, normalmente, há 3 professores (me corrijam se eu estiver errada).

Tive a oportunidade de participar de duas defesas recentemente, ambas de professoras do meu mestrado e achei interessante como é o ritual finlandês.

A defesa é um evento público, logo, qualquer um tem o direito de entrar e assistir. O candidato a doutor precisa estar vestido de preto, sendo que as mulheres devem usar vestidos e estar com maquiagem e com um penteado. Não tenho certeza do dress code para homens, mas acredito que um terno preto seja o padrão também. O mediador também deve estar vestido de preto, assim como o oponente.

O oponente é um professor convidado. Apesar do nome, não há uma competição! O oponente lê a tese de doutorado e prepara perguntas – o doutorando não sabe as perguntas que serão feitas, mas deve estar preparado.

Começando...

A defesa começa com o candidato fazendo uma longa (10-15 minutos) introdução sobre o que se trata sua tese, porque é importante e sua conclusões. Em ambas as defesas, as candidatas leram sua introdução em finlandês enquanto havia “legendas” em inglês no telão.

Após a leitura, o oponente faz algum comentário sobre a tese. A primeira defesa era sobre meninas refugiadas em Oulu e a segunda, que eu achei interessantíssima, era sobre a linguagem de livros infantis finlandeses e seus discursos, focando no multiculturalismo e também em questões de gênero. O oponente da primeira defesa era um professor britânico que comentou brevemente a tese; já o segundo era um professor sueco que fez um longo comentário com direito a power point, ilustrações e “discurso pronto”.

Ao final das perguntas que, em ambas defesas durou cerca de 1h30, o oponente tece mais elogios ao candidato e o mediador pergunta se alguém na plateia tem alguma pergunta. Isto é mera formalidade, pois na verdade, não é permitido fazer perguntas! A defesa é encerrada e, como parte do protocolo, o doutorando precisa oferecer café a todos que estavam assistindo à sua defesa.

Bolos sem lactose - um must na cultura finlandesa
Bolos sem lactose – um must na cultura finlandesa

O doutorando também precisa oferecer um jantar ao seu oponente como parte do protocolo – tudo relativamente formal.

E para completar o protocolo, o recém doutor paga muitos euros em recebe um chapéu e uma espada! E não é qualquer chapéu, ele é feito sob medida, assim como a espada que vem com o nome da pessoa e a data de defesa gravada. Eu querendo só meu diploma para me sentir feliz e mestre e os doutores aqui ganhando espada!

Tipo isso...
Tipo isso…

Gostei das experiências, mas já decidi que não quero fazer doutorado por estas bandas. Eu sei que ainda é muito cedo para fazer tais afirmações, mas a estrutura de um PhD aqui não me atraiu muito… oi, USP! 😉

4 comentários sobre “Defesa de doutorado

  1. Diferenças culturais de novo, yay!

    Minha irmã acabou de ser aceita em um doutorado no Brasil e sim, até onde entendi você explicou tudo certinho.

    E o porte dessa espada, como fica? Não é ilegal e/ou perigoso? Sei lá, esse povo estuda demais, e pra sair querendo cortar umas cabeças por aí nunca se sabe, hehehe!

    Acho que precisa curtir muito esse “meio” pra continuar nessa linha de estudo. Espero que seja seu caso (pois eu tenho uma preguiça de área acadêmica…)

Preciso comentar esse post!

