Ahhh o outono!

Talvez com exceção do Sul do país, o Brasil tem só duas estação: muito calor e menos calor. Vamos combinar que do sudeste pra cima não faz frio. Claro que sensação térmica está relacionada com fatores que vão além da temperatura no termômetro e quando eu jamais tinha saído do Brasil, achava sim que os 14 graus do frio de São Paulo era um super frio. Atualmente, quando faz 10 graus aqui no outono de Oulu, eu fico até feliz e penso “oba, hoje não tá frio”! Eh.

E por isso, no Brasil não vemos as quatro estações tão marcadas como na Europa e América do Norte e aí ficamos bobos quando a neve (e a temperatura) cai no inverno, as flores nascem na primavera e as folhas ficam vermelhas, amarelas e bege e, enfim, caem no outono. O verão conhecemos bem, nada surpreende. 🙂

Lendo o blog da Bárbara, vi que ela postou suas fotos do outono irlandês. Fiquei com uma inveja boa e quis selecionar minhas fotos do outono finlandês. Tão lindo!

Comecinho do outono. A árvore amarelinha em segundo plano já está sem folhas e as frutinhas em primeiro plano já não existem mais.
Comecinho do outono. A árvore amarelinha em segundo plano já está sem folhas e as frutinhas em primeiro plano já não existem mais.

A natureza aqui é uma atração à parte. Quase todos os dias me encanto com o que vejo e o outono é mesmo um espetáculo.

Amarelando
Amarelando

O início do outono aqui não só enche a cidade de cores com as folhas das árvores, mas também traz outra coisa: cogumelos! Eles crescem em todo lugar e muitos são venenosos ou alucinógenos.

Foto tirada na rua de trás da universidade. Estes são venenosos!
Foto tirada na rua atrás da universidade. Estes são venenosos!

Tem até o cogumelo do Mário.

Alucinógeno
Alucinógeno

E é claro que não podem faltar as folhas secas no chãos.

Muitas delas.
Muitas delas.

Com o outono, os dias vão ficando mais curtos (estou perdendo 6 minutos de claridade todos os dias) e a lua ainda fica bem visível no céu no período da manhã.

Foto tirada às 8h20 da manhã
Foto tirada às 8h20 da manhã

A vantagem é que os nasceres-do-sol vão ficando mais lindos também.

O céu se pinta em Oulu
O céu se pinta em Oulu

Naquela estação entre o verão e o inverno, muitas manhãs são assim:

20151006_104347

E assim:

20151006_104426

E, finalmente, assim:

20151007_095013

Espetáculos da natureza!

<3

E, finalmente, o outono recebe a próxima estação assim:

20151019_144853[1]

Agora é esperar que o inverno, além de muito frio, seja bonito também. 😉

7 comentários sobre “Ahhh o outono!

    1. Bia

      As fotos são todas do celular e sei lá por qual motivo, elas estavam com essa cor apagada e brancos estourados. Mexi um pouco e melhorou, vide últimas fotos.

    1. Bia

      Aqui teve uma semana no início de outubro bem fria (chegando a -6 graus), mas aí a temperatura subiu de novo e esses dias a média está em 6-8 graus – o que eu já considero “ok”. Mal posso esperar pelos -30 do inverno. SQN.

  1. Fotos lindas!!! Adorei o cogumelo do Mario haha. Pela primeira vez eu estou vivendo o Outono de verdade também, e to completamente apaixonada ❤ no mediterrâneo não faz tão frio, então estamos tendo aquele solzinho gostoso de dia, e pela tarde a temperatura vai caindo e fica um frio ameno, gostoso. Essa semana fez 12 graus, a temperatura mais baixa até agora em outubro, e pra minha surpresa, eu coloquei um casaquinho leve e fiquei de boa! Hahaha a paulistana dentro de mim ta ficando meio europeia

Preciso comentar esse post!

