De volta a Oulu

Fim das férias no Brasil, hora de retornar a Oulu. Confesso que nos quase 3 meses que fiquei fora da cidade não senti exatamente saudade. Não me leve à mal, apesar de Oulu ser pequena e pacata, é uma cidade linda e que oferece uma super qualidade de vida, mas não deu tempo de sentir falta. Ainda mais se você pensar que no verão não escurece e o sol da meia-noite é realmente um fato por aqui – e eu já não conseguia dormir em maio por conta disso, estaria puxando os cabelos se tivesse passado o verão na cidade. São Paulo me deixou dormir.

Retornei no início de agosto somente porque os preços de passagem estavam melhores, senão teria deixado para o fim do mês mesmo. Foram 11 horas sem dormir até Paris (porque eu resolvi ver 3 filmes) pela AirFrance, que eu achei bem se comparada com a KLM, outras 2 horas até Helsinki pela Finnair e quase 8 horas de trem até Oulu. Vamos falar do trem. Eu escolhi esta opção porque trouxe uma mala de 32kg, dos quais metade era comida, e num voo doméstico o limite é 23kg enquanto no trem ninguém checa nada. Escolhi um trem que chegaria às 23h, pois assim poderia pegar o ônibus às 23h25 e ir para casa. Todas as vezes que usei o trem, o horário de chegada foi bem pontual, mas é claro que desta vez ele atrasou quase 1 hora. Perdi o ônibus que pretendia pegar e o último vinha só 1h25. Depois de 30 horas de viagem quase sem dormir, eu estava me sentindo um farrapo humano e sem disposição pra ficar 1h30 esperando ônibus. Conclusão: o ticket de Helsinki a Oulu custou 29 euros e o táxi da estação de trem até minha casa (uns 7km) custou 25 – isto porque eu pechinchei, o taxista queria 35.

Não estranhei nada no retorno, apenas a paisagem muito verde. A maior parte do tempo que morei na cidade ela estava coberta de neve e embora já fosse primavera quando fui embora, as árvores ainda estavam sem folhas e as flores não estavam nascendo. Foi meio que um choque ver Oulu tão tão tão verdinha!

Tudo verde!
Tudo verde!

Mas nem tudo são flores…

O PSOAS está trocando o sistema hidráulico dos banheiros do meu prédio, ou seja, desde que cheguei não posso usar meu banheiro e preciso usar o de uso comum e tomar banho na sauna. No começo foi bem ruim, mas depois de quase 2 meses a gente acostuma.

O verão aqui não é exatamente quente, mas o que tem de insetos! Embora eu tenha voltado já na reta final da estação, ainda pude sentir na pele, literalmente. Os pernilongos daqui são mutantes, deixam os de São Paulo no chinelo! Além de enormes, eles picam por cima da roupa e dói! Apesar disso, eles nem foram meu maior problema. Assim que cheguei fui picada por algum inseto até hoje não identificado e a picada inchou absurdamente, ficou vermelha, dura e quente. Fiquei assustada e fui ver o médico, que não sabia o que tinha me picado, mas ficou com medo que pudesse ter sido um carrapato que transmite a doença de Lyme. Saí do hospital mais assustada ainda e com a receita de uma pomada para aliviar as picadas. Voltei ao hospital uma semana depois e como as picadas não continuaram crescendo, a médica eliminou a suspeita da doença. As picadas só foram se curar de vez mais de duas semanas depois. Ainda tenho as marquinhas no braço, como se fossem cicatrizes das feridas da catapora.

Nos dias mais quentes desde que voltei fez 20 graus e como as casas são projetadas para o frio, fica realmente quente dentro. Eu nunca vi ar condicionado aqui e nem ventilador, então a solução era mesmo abrir as janelas e lidar com os insetos.

No fim das contas, é bom estar de volta e poder andar de bicicleta, correr em volta do lago, usar a sauna e viver por mais uns meses numa cidade tranquila, sem correria e muito segura! Sei que um dia vou sentir saudade de tudo isso! 🙂

20160825_210118

3 comentários sobre “De volta a Oulu

Preciso comentar esse post!

