Ranua Wildlife Park

O Ranua Wildlife Park é um zoológico de animais típicos da Finlândia a aproximadamente 150km de Oulu. Eu confesso que tenho mix feelings sobre zoológicos e fiz questão de não ir ao tal zoológico que deixa turistas tirarem fotos com tigres e leões quando fui a Buenos Aires, mas como o dito zoo é famoso na região e uma “associação” de estudantes organizou a viagem, achei que faria parte da experiência de morar em Oulu fazer a visita. Além disso, ele é bem diferente do zoológico de Buenos Aires, e obviamente não permite que os visitantes entrem nas áreas dos animais e tire fotos com eles.

Snowy Owl
Snowy Owl

Como o Ranua Wildlife é bem famoso, confesso que eu tinha muitas expectativas e já vou dar spoiler de cara: elas não foram correspondidas. O local é bem menor do que eu imaginava e não deu para ver todos os animais por causa da posição dos seus espaços. Sim, gente, eu sei que não é legal deixar um animal num espaço muito menor do que ele teria na natureza só para satisfazer a curiosidade de seres humanos, como eu falei desde o começo do post, eu fui com mix feelings e eu estou me julgando mais do que você que lê isso aqui.

"Você não vale nada, miga", "Mas javali."
“Você não vale nada, miga”, “Mas javali.”

Os animais até que têm um espaço bem grande, mas o local em si é pequeno e só há um caminho possível a percorrer. Vimos o zoológico inteiro em 2h30, isso porque chegamos a parar um pouco para um picnic improvisado. A visita começa com lontras e castores, mas estavam todos dormindo e, com aquele friozinho de 1 grau, quem não estaria? Em seguida é a seção das aves, onde vimos diversas corujas, águias, falcões etc.

Outra corujinha
Outra corujinha

Finalmente chegamos na parte que, teoricamente, é a mais popular do local: onde ficam os ursos, em especial os ursos polares. De cada lado da passarela ficava um urso, de um lados os dois ursos polares e de outro, dois ursos marrons separados.

Devia ter acabado de acordar da hibernação
Devia ter acabado de acordar da hibernação

Apesar de já ser quase fim de abril, ainda havia bastante neve. O que me chamou atenção também é que o local fica aberto o inverno todo e a visita inteira é a céu aberto. Para os padrões finlandeses, no dia da visita não estava frio – fazia 1-2 graus – e não foi tão agradável ficar todo este tempo exposto ao clima. Fiquei imaginando como as pessoas conseguem fazer visitas em janeiro, por exemplo, quando as temperaturas estão por volta de -15 graus, podendo a chegar a -30 em alguns dias.

Urso polar em tamanho real. E eu, também em (falta de) tamanho real.
Urso polar em tamanho real. E eu, também em (falta de) tamanho real.

Depois dos ursos, passamos por raposas e linces e a visita terminou com renas, alces e outros animais da “família”.

DSCF4296

Recomendo a visita? Errr… se você estiver morando na região e quiser fazer um passeio típico do local, vá. Mas, honestamente, não acho que valeu os 16 euros pagos para entrar.

Tem restaurante no zoológico, mas um almoço estilo buffet sai por 12,50 euros e a comida, no dia, não estava muito atraente, então eu recomendo levar um lanche. Outra dica e que eu adoraria saber antes de ter ido, é que como em quase todo lugar nessa região, eles têm lugar para grelhar carnes, vulgo fazer churrasco, que no caso deste país consiste em apenas salsicha e linguiça. É um hábito bem finlandês, então aconselho levar seu pacote de “churrasco”.

Local para churrasco
Local para churrasco

E eu ainda estou me julgando pela visita. :/

2 comentários sobre “Ranua Wildlife Park

Preciso comentar esse post!

