Vappu

Final de abril chegando e o pessoal não parava de falar de um tal de Vappu, ou Dia de Maio. Comecei a ver vários cartazes de eventos relacionados ao dia espalhados pela universidade, os professores finlandeses comentando, os brasileiros comentando, mas só fiquei curiosa mesmo quando há alguns dias vi uma fila de alunos finlandeses para comprar ingressos para alguma festa, mas não qualquer fila, elas haviam dormido na universidade! Aí percebi que a data era realmente importante.

E o que é Vappu, então? Vamos lá.

Dia 1º de maio é feriado no país, pois também é comemorado o Dia do Trabalho, mas aqui a data já tem outros significados. Nesta época do ano, normalmente o clima começa a realmente melhorar e também celebram a primavera. Apesar de já ouvir dizer que em alguns anos pode chegar a nevar nesta época, só posso dizer que em 2016 o clima está maravilhoso: final de semana ensolarado e com temperatura chegando a 16 graus, o que para mim já faz parecer que é verão. Porém, a maior celebração fica por conta de tradições dos estudantes, não que somente estudantes participem das comemorações, claro.

Alguns costumes do feriado são:

  • Usar fantasias! Fica parecendo que é Halloween, mas a comemoração é tão feliz quando um carnaval.
  • Balões coloridos, serpentina, flores e outros itens festivos e coloridos fazem parte da data.
  • Os universitários vestem sues chapéus de formatura do Ensino Médio. Quando os alunos se formam, é tradição usar um chapéu branco que, aparentemente, eles guardam com muito carinho e usam em algumas ocasiões, mesmo quando já estão na universidade.
  • Eles costumam comer donuts, ou tippaleipä, e beber Sima, uma bebida bem doce e gasosa.

    Sima e tippaleipã (foto do Google)
    Sima e tippaleipã (foto do Google)
  • A celebração começa no dia anterior a noite com festas e outras comemorações e termina no dia 1º de maio quando é tradição famílias e amigos fazerem picnics no parques das cidades.

Os alunos finlandeses estavam muito empolgados esta semana, participando de várias festas e outros eventos, sempre usando seus overalls (é uma tradição nas universidades finlandesas os alunos comprarem macacões, que variam de cor de acordo com a faculdade, e costurar patches que vão ganhando conforme participam de eventos) e bebendo muito! Até vi uma sauna móvel num parque da cidade com universitários andando nus por aí!

Universitários finlandeses com seus overalls e chapéus (foto do wikipedia)
Universitários finlandeses com seus overalls e chapéus (foto do wikipedia)

Mas apesar de todo clima de agitação de Oulu, meu Vappu foi dentro de casa fazendo trabalhos! Para ser sincera, eu ainda não consigo me sentir empolgada com as tradições finlandesas, pois pelo menos em Oulu, tudo parece ser muito “morno”. Talvez seja um problema de menina da cidade grande morando no interior… haha. De qualquer forma, os finlandeses adoram e se divertem muito neste que é provavelmente um dos maiores feriados do país.

Anúncios

6 comentários sobre “Vappu

  1. Uma curiosidade! Em 30 de Abril/1 de Maio acontece a comemoração pagã chamada Beltane, pra saudar a volta do sol, do verão e da colheita próspera. Também é um ritual de fertilidade. Pelo mundo todo acontecem festas nesse estilo, com nomes diferentes, e muitas vezes se desconhece que é uma festa de origem pagã. Mesma coisa com o Natal, que também foi “roubado” do Yule pagão 😛

    1. Bia

      Eu acho que todos esses feriados e comemorações, mesmo que religiosos, sempre têm origem pagã. Eu realmente que vi que o dia também estava ligado a um santo, mas claro que gosto mais dessa versão que você deu! Obrigada por compartilhar.

    1. Bia

      Não provei porque não tem nada de especial, é um donut comum açucarado. A bebida, sima, eu não bebi porque não bebo refrigerante e é gasosa.

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s