Cardiff, País de Gales

E finalmente “zerei” o Reino Unido, conhecendo o 4º país que faz parte dele! Não que fosse exatamente um plano conhecer o País de Gales, mas como o Rick mora lá e eu já estava por aquelas bandas mesmo, por que não?

Pegamos o trem cedinho em Liverpool (que não foi exatamente barato, diga-se de passagem ~ 28 euros!) e menos de 4h depois chegamos em Cardiff, a capital do grande País de Gales e seus 3 milhões de habitantes, onde o Rick nos esperava na estação central. Fomos para casa dele descansar um pouco enquanto ele trabalhava.

No primeiro dia, só visitamos o National Museum, um museu que é um pouco de história natural e exposição de arte. A entrada é gratuita, mas havia uma exposição temporária sobre arqueologia que achamos interessante e resolvemos conferir. Custou 5 libras com desconto de estudante e, de fato, valeu a pena.

Andamos um pouco pelo centro da cidade e suas galerias e à noite fomos ao cinema, porque olha só, custava apenas 3 libras! Já contei que o cinema aqui em Oulu pode custar 14 euros num final de semana e não tem desconto para estudante? Pois é! Primeira vez que fui ao cinema desde que saí do Brasil para morar na Finlândia.

Centro de Cardiff
Centro de Cardiff

No dia seguinte, deixamos o Rick trabalhar em paz de manhã e fomos visitar o Castelo de Cardiff. O ticket custou 10,50 libras para a visita básica, mas havia a opção de desembolsar umas libras a mais para conhecer uma torre extra do castelo, mas achamos dispensável. O ticket dá direito a um áudio-guia em várias línguas, inclusive em português, mas o europeu.

Há indícios que onde fica o castelo já existiu um forte romano ou, talvez, dois, mas o castelo foi construído há cerca de mil anos. Muitas batalhas e destruição depois, o castelo foi reconstruído no início do século 15 e apenas no século 18 virou propriedade da família Bute, a última a ser dona do castelo. Já com a família Bute, o castelo foi ampliado e reformado, ganhando um edifício no estilo vitoriano. Finalmente, em 1947 a família resolveu vender (por uma simbólica libra) o castelo para a cidade de Cardiff, que hoje é aberto ao público.

O edifício em estilo vitoriano
O edifício em estilo vitoriano

A visita começa com um vídeo (bem tosco, por sinal) contando a história do castelo. Em seguida, passamos por metros e metros de corredores escuros com várias propagandas da Segunda Guerra que circulavam na época para alertar as pessoas sobre o perigo de “fofocar” por aí (você nunca sabe quem está ouvindo e o que vai fazer com a informação), de se proteger se houvesse ataque, de economizar comida etc. É que o castelo serviu também como abrigo para população nesta época.

Corredores
Corredores

De lá saímos já nos jardins e pudemos seguir para o castelo que não é exatamente castelo de filme. O local se resume as paredes e alguns pequenos cômodos. As escadas para chegar ao topo são bem íngremes, mas a vista é bonita de lá.

Dentro do castelo
Dentro do castelo

De lá visitamos o edifício vitoriano que, no fim das contas, acaba sendo até mais interessante que o próprio castelo. No geral, o castelo é uma visita bacana e ficamos mais de 2h lá dentro, sem contar que esta é a principal atração da cidade.

Ao lado do castelo fica o Bute Park e o muro dos animais.

Há!
Há!

O muro dos animais é projeto do mesmo arquiteto que fez a o edifício vitoriano e é um pouco assustador. São 15 animais diferentes ao longo do muro e todos eles têm esse olho meio de bolinha de gude, como vocês podem ver na foto. No projeto original, havia 10 animais e todos eram pintados para dar um ar ainda mais real… agora imaginem o susto de estar passando por lá à noite e ver estes animais? Os 5 animais restantes foram adicionados depois.

Buuuuu!
Buuuuu!

Fomos ao Bute Park dar uma passeada só. O dia estava bem ensolarado quando entramos no castelo, mas as nuvens cobriam tudo quando saímos e então, não estava assim tão bonito e agradável para ficar muito no local. Mas o parque é muito bonito.

Eu adoro fotos de flores, me deixem.
Eu adoro fotos de flores, me deixem.

Encontramos o Rick e fomos passear na Cardiff Bay para encerrar o dia.

Cardiff Bay
Cardiff Bay

Na região fica uma padaria portuguesa que vendia, vejam só, coxinha! Lá fomos os 3 nos deliciar numa coxinha brasileira vendida numa padaria portuguesa no País de Gales. Se isso não é globalização, eu não sei que o que seria!

À noite, para nos despedirmos de Cardiff fomos a um pub, o The Prince of Wales. O local é muito legal e tem uma decoração sensacional, além de não ser caro. Vale uma visita para tomar uma pint.

A foto ficou péssima, mas dá para ter uma ideia.
A foto ficou péssima, mas dá para ter uma ideia.

E no dia seguinte partimos para Londres e tomamos nossos rumos. Eu voltei para Helsinki de Norwegian Airlines, aquela low cost norueguesa que dá um banho na Ryanair! Uma noite no aeroporto e 7h de trem depois, voltei aqui pra minha pacata Oulu. 🙂

Impressões e curiosidades

  • Cardiff é uma cidade tranquila e muito bonita. Não é muito grande, mas ainda é maior que Oulu, com seus quase 350 mil habitantes. Dois dias por lá é mais do que suficiente para ver todas as atrações com calma, mas se só tiver um dia para visitá-la, dá para ver muita coisa também.
  • Cardiff é uma cidade desde o começo do século 20 e a capital do país desde 1955.
  • No país, a língua oficial é o galês e, aparentemente, todo mundo pelo menos entende a língua e mais para o interior, em alguns lugares, ela é de fato falada como primeira língua. Em todos os lugares sempre havia tudo escrito em inglês e galês.Foto caçada no Google. Nhom nhom...
  • Um doce típico da região é o welsh cookie. É como uma massa, mas é frita numa chapa. É bem docinho e tem alguns sabores diferentes.
  • Se curtiu e que saber mais da cidade, o Rick mora lá e fala bastante de Cardiff no blog.
Anúncios

2 comentários sobre “Cardiff, País de Gales

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s