Um dia em Londres II

Como não havia aquela pressa e necessidade de conhecer o máximo de Londres no tempo disponível, este um dia na cidade foi bem tranquilo e fazendo passeios menos must see de turismo.

Depois de passar a manhã nos mercados de rua e almoçar um kebab delicioso (o que não falta é lugar para comer kebab), fomos a pé até o Regent’s Park, já que o dia estava bonito e convidando para uma caminhada.

Regent's Park
Regent’s Park

O parque abriu ao público em 1835 e é um dos muitos parques reais da cidade. Ele é muito grande e tem local para praticar esportes, playgrounds, jardins, chafariz e lagos. Como ainda era inverno, não havia flores nos jardins, mas foi um passeio agradável e de lá resolvemos caminhar até o Buckingham Palace – não que fosse perto (uns 40 minutos de caminhada), mas era um belo dia de sol e não estava tão frio, então por que não curtir a cidade a pé?

Pessoas. Parque. Inverno.
Pessoas. Parque. Inverno.

Paramos em frente ao famoso palácio para bater algumas fotos somente. Já era fim de tarde e nos dias que tem a troca da guarda, ela acontece de manhã e, além disso, não tínhamos planos de vê-la.

Buckingham Palace
Buckingham Palace

Finalmente seguimos para o Big Ben e o London Eye. Novamente, a ideia era passear e bater algumas fotos tanto de dia quanto à noite.

20160304_210934

Não fomos no London Eye porque já visitamos em outra oportunidade, mas eu recomendo a visita para quem está na cidade pela primeira vez. Talvez por ainda ser inverno ou porque não era final de semana, mas não vimos fila para acessar a atração, mas se puder comprar o ticket com antecedência, é melhor. Nós queríamos mesmo era entrar no Parlamento, mas as visitas só acontecem aos sábados e feriados públicos quando não é verão. Tem mais informações sobre tours e valores aqui.

Terminamos o dia descansando na Starbucks tomando um café até a hora de ir para a Victoria Coach Station pegar o ônibus para o próximo destino. É claro que eu estava exausta depois de passar uma noite no ônibus para chegar em Helsinki, pegar o voo até Londres, não conseguir dormir bem no hostel por conta de hóspedes barulhentos (às 6h da manhã começaram a fazer as malas, fazendo barulho por quase 1h – eu queria matar um) e passar um dia inteiro andando por Londres, mas acho que tudo valeu a pena pelo dia agradável que tive. 🙂

Impressões

Foi minha terceira ida a Londres e a primeira vez que fui sem pressão de conhecer todos os lugares possíveis e passar pelas atrações turísticas mais famosas e sem ter aquele deslumbre de quem chega na famosa capital londrina pela primeira vez na vida. Além disso, caminhei bastante e por lugares que atraem menos turistas. Acabei vendo a cidade de um jeito diferente. É claro que jamais vou ter a mesma visão de quem mora e vive sua vida lá, mas achei interessante.

Algo que me chamou atenção desta vez foram os banheiros públicos. No banheiro público de fato, aquele que fica na rua, não é necessário pagar nada para usar. Eu só vi um em Camden Town e fui com toda coragem do mundo para usá-lo e fiquei surpresa, porque embora não fosse exatamente novo e bonito, estava relativamente limpo. Já banheiros em locais públicos como estações de metrô, rodoviária e shopping centers da região central eram todos pagos, entre 30 e 50 pences, o que acho meio caro – e vi inglês dando meia volta quando percebeu que era pago e reclamando do valor também.

Não tem wifi em qualquer lugar, o que é algo estranho considerando-se que estamos falando de Londres. Aqui na pequena Oulu tem wifi no centro todo – tá, eu sei o centro inteiro de Oulu é tipo um quarteirão de Londres! Mas os aeroportos de Helsinki e Oulu têm wifi gratuito e ilimitado, enquanto em Londres é gratuito por apenas 45 minutos. Não tem wifi nos trens entre cidades também, algo que até em Portugal é oferecido. Enfim, achei o Reino Unido um pouco atrasado nisso e não sei se é de propósito – se você não tiver wifi disponível você vai contratar um plano de dados da sua operadora – ou se é falta de interesse mesmo.

E Londres continua sendo Londres: cheia de turísticas, locais, agitada e linda!

5 comentários sobre “Um dia em Londres II

  1. Quero muito voltar à Londres pra ter essa experiência mais tranquila, sabe? Pena que estava doente quando tínhamos passagem pra lá, mas ainda esse ano quero voltar, talvez pra passar meu aniversário. O foda é que acomodação em Londres é muuuuito cara, né? Coragem!

  2. Epa, não sabia dessa entrada no Parlamento. Mais um pra lista!
    Esqueci de comentar no post anterior, mas preciso falar do metrô de Londres. Também acho fácil de se perder, principalmente por conta do tamanho, mas cara, ele pra mim é uma das coisas mais fantásticas que já vi. Liga tudo a tudo! Não sei se é porque o metrô em BH é ridículo (e acredito que o de SP seja OK e infinitamente melhor), mas foi e ainda é uma das coisas que mais me surpreendeu – positivamente – em Londres.
    Procurei banheiro público de graça pela região mais central (Victoria Station) e não vi nenhum. Acho o preço não muito barato, mas OK, principalmente quando lembro que paguei mais (acho que 1,50 euro) em Veneza por exemplo.
    Nos aeroportos que passei lá era sempre isso de 45 + 45 minutos, mas veja só, o único outro aeroporto que vi algo parecido (não sei se era assim antes) foi agora em Guarulhos – não que eu queira comparar nada com nada.
    Fui nos lugares cheios de turistas nas horas em que estive lá, e quero um passeio mais tranquilo como os que teve, parece ter valido a pena!

    1. Bia

      Sim, o metrô de Londres é bem eficiente, claro, mas não é fácil se achar se você precisa fazer conexões e tal.
      O metrô de SP também é ridículo pro tamanho da cidade. É limpo e esteticamente bonito, isso é inegável e dá de 10 a 0 no de Londres nesse quesito, mas não supre a demanda da cidade.
      No aeroporto de SP só é assim (45 minutos de wifi) no Terminal 3, de onde a maioria dos voos internacionais levantam voo. Nos outros terminais é ilimitado. Por que? Não faço ideia, deve ter algo a ver com o terminal 3 ser o mais recente, inaugurado há 2 anos.

Preciso comentar esse post!

