Churrasco em alto mar

Minha promessa de ano novo para o blog era postar mais sobre o mestrado, porque eu falo muito da vida aqui sem incluir meus estudos (seria isso uma mensagem subliminar? Uhn), mas março chegou e o inverno ainda está muito presente com temperaturas negativas e paisagem branca, então não posso perder o timing e deixar de contar tudo que o famoso inverno finlandês oferece. Paciência, até maio o inverno acaba… dizem!

O título do post está parecendo piada, mas eu estou falando muito sério: eu fiz um churrasco no mar, literalmente. Não estava num navio ou num barco ou sentada na areia próxima ao mar – tudo aconteceu no mar mesmo. Vamos aos fatos.

O R. veio passar uns dias comigo no início do ano e eu queria fazer atividades bem de lugar com inverno de verdade e cheio de neve. Eu moro entre dois grandes lagos e eles congelam ao ponto de ser seguro ir patinar e como se andar num lago congelado já não fosse algo sensacional o suficiente para quem nunca nem neve tinha visto antes, o R. queria ver o mar congelado. A Finlândia é banhada pelo mar Báltico, que por receber muita água doce dos rios, é muito menos salgado que os oceanos. Você já notou que o oceano não congela, certo? Isso (não) acontece justamente pela salinidade da água, então a temperatura precisa estar muito baixa para a água do mar começar a querer congelar, mas como o mar Báltico não é tão salgado, ele congela assim como os rios.

Isto é uma pequena praia
Isto é uma pequena praia

Eu perguntei a um vizinho finlandês onde seria um bom lugar para levar o R. para ver o mar, porque eu não estava com vontade de pedalar 6km até a praia mais famosa da região. Ele sugeriu um local mais próximo e ainda se ofereceu para ir junto e fazermos um churrasquinho. Como eu já havia visto que é algo meio típico  daqui fazer churrasco na neve, topei.

A praia não era tão próxima, mas foi melhor pedalar 4km do que 6km, ainda mais que no dia fazia -14 graus. Chegamos e ficamos observando a vista, enquanto o S., o finlandês, saiu andando com sua machadinha para ver quantos centímetros de gelo tinha – ele não conseguiu chegar na água.

Andando sobre a água (em estado sólido)
Andando sobre a água (em estado sólido)

Ele, então, continuou andando mar adentro enquanto o R. e eu esperávamos mais próximos da “areia” coberta de neve. Mas o S. continuava andando, andando… e quando nos demos conta, vimos fogo e ele acendeu a churrasqueira. Neste momento que percebemos que os planos do S. era fazer o churrasco literalmente no mar. Fomos andando em direção a ele e vimos muitas pegadas, inclusive de cachorro, na pouca neve que cobria o mar. Também vimos uma pessoa chegando, colocando os patins e patinando no gelo. O inverno chega, mas a vida continua – não somos esquilos para hibernar, não é mesmo?

S. estava empolgado com o lugar que achou, mas como estávamos no meio do nada, estava ventando e bem, vocês sabem que a sensação térmica cai com vento, logo, fazia -14 com uma provável sensação de -25, clima perfeito para um churrasco.

Churrasco de salsicha
Churrasco de salsicha

Churrasco aqui é com salsicha, não se empolguem! E como estava um pouco frio, foi acompanhado de um chá. A gente queria comer rápido para poder ir embora, porque embora seja muito legal contar para os amiguinhos que você já “queimou uma carne” no mar, na hora tudo que você deseja é um sauna fervente.

Terminadas as salsichas, voltamos para “neve firme” congelando e pedalamos os 4km de volta para casa, contentes com a experiência e jurando nunca mais fazer isso.

Acho que dá praia...
Acho que dá praia…

Finlândia me fazendo rever meus conceitos de frio, praia e churrasco! Que aventura!

4 comentários sobre “Churrasco em alto mar

  1. Quando você acha que o conceito de churrasco e mar seria apenas um espetinho de gato numa praia debaixo de um sol de matar, vem a vida e te ensina outra maneira! 😀
    Espero que tenha valido pela experiência. Quando fala em -14, -25, já fico daqui tremendo…

Preciso comentar esse post!

