Cinco meses em Oulu

Pausa na série de posts sobre minha última viagem para celebrar os 5 meses morando na pacatamente charmosa Oulu. Se eu estivesse aqui apenas para um ano letivo, já estaria na metade da minha estadia e pensar isso me dá um apertinho no coração, porque mesmo que às vezes bata uma saudade da minha terra de São Paulo, eu gosto tanto da vidinha pacata daqui. 🙂

Cinco meses e…

… nunca vi barata! Nem formiga nem insetos voadores assassinos! Aqui eu posso deixar um saco de açúcar aberto na cozinha sem medo de ser feliz. Uma vez ou outra eu vi aranhas e acho que esta é minha experiência com insetos e aracnídeos em geral. Talvez no auge do verão, em julho, tenha algo, mas do fim do verão pra cá, nada.

… bati meu record de frio! Até então, a temperatura mais baixa que havia pegado e sobrevivido foi -27 graus em Denver, nos EUA, em 2008. Oulu me deu a honra de saber por experiência própria o que é -30 graus. Não é legal, só pra avisar.

Tá aí o app que não me deixa mentir.
Tá aí o app que não me deixa mentir.

… desisti do finlandês, pelo menos por ora. Eu já sei o básico do básico para não morrer de fome (tipos, sei todas as comidas… haha) e no momento preciso me dedicar a muitas coisas e essa língua tão única vai ficar de lado.

… fiz churrasco no mar. Sim, no mar. Aguardem os próximos posts!

… não me canso de olhar para o céu! Certamente sentirei falta de olhar para um céu tão lindo quando voltar pro Brasil. E fotos falam mais que palavras.

O céu de Oulu - todas as fotos são minhas
O céu de Oulu – todas as fotos são minhas

… apesar dos -30, eu ainda digo que nunca passei o frio que passava em Dublin aqui. Com certeza o fato de Oulu ter clima seco e não ventar muito faz toda a diferença. Mesmo com -30, eu saía na rua e não sentia frio nem ficava com os músculos das costas tensos (meu maior medidor de frio). É óbvio que o rosto doía de frio e o pé, depois de um tempo, ficava dormente, mas frio? Não passei. Só dor. 🙂

… numa dessas noites que fez -28, fui para a sauna e sai na rua. Nos primeiros 30 segundos não dá mesmo para sentir que está frio. É engraçado, porque está tão frio e o corpo tão quente que sai “fumaça”. Na mesma noite, experimentei o que é ter o cabelo congelado: não tinha tomada na sauna para eu usar meu secador de cabelo, precisei sair com ele molhado e ficou duro de tão congelado. Não façam isso em casa.

… pedalei com temperaturas muitos baixas (menos que -18) e descobri que cabelo e cílios congelam mesmo que estejam secos.

… por causa desse frio, já cheguei em casa com o pé doendo de dor e precisei usar o secador para aquecê-los logo! Mas sim, eu fiquei muito tempo exposta ao frio.

… e, para terminar, vamos parar de falar do frio e contar que virei colunista no Brasileiras pelo Mundo, um site que reúne artigos de brasileiras que moram em todas as partes do mundo. Todo mês terei um artigo meu publicado falando aqui de Oulu e o primeiro é sobre o processo de inscrição a uma vaga no mestrado. Lê lá! 😉

Anúncios

9 comentários sobre “Cinco meses em Oulu

  1. Caraaamba, já faz meio ano! Parece que tava lendo ontem os seus posts contando sobre o visto, a entrevista pra entrar na universidade! Haha
    E parabéns!! Eu adoro o Brasileiras Pelo Mundo, leio praticamente todos os dias, que legal que você entrou pro time 🙂

    1. Bia

      Obrigada!
      Tudo parece que vai acontecendo tão rápido e isso só me deixa feliz que “logo” eu entrego minha tese (que nem comecei) e viro “Mestre”. Logo = 2017… hehe

    1. Bia

      Da turma de 15, sendo 14 não-finlandeses, acredito que 7 fizeram o Beginner 1 e só 3 seguiram para o Beginner 2. Eu parei mais mesmo por saber que este semestre seria puxado e não querer me preocupar com isso agora, mas quem sabe mais pra frente? Confesso também que poder usar inglês em qualquer lugar aqui não é exatamente um incentivo para continuar aprendendo. Aliás, a língua em si não é incentivo nenhum… hahaha… 15 casos, gente!

  2. Que lindas essas fotos do céu! O seu relato em muito me lembou o tempo que vivia no Wisconsin, com temperaturas lá pros -30, sem animais, frio seco e por do sol rosado 🙂
    Muito legal seu blog e suas viagens. Gostei!

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s