Ahhh o inverno!

Há não muito tempo fiz um post apenas com fotos da gracinha de outono finlandês. Apesar de os dois últimos posts denigrirem não motivarem ninguém a vir conhecer Oulu no inverno, é inegável que a cidade fica linda, especialmente logo depois da neve cair e tudo ficar branquinho. Embora talvez seja um pouco cedo para postar fotos – o inverno, oficialmente, começou há menos de um mês -, Oulu já mostrou sua graça e já tenho uma coleção de fotos bacanas (que seriam  melhores se eu soubesse fotografar direito). E, se necessário, escrevo o post II com mais fotos futuramente. 😉

A primeira neve de verdade, que caiu, ficou e deixou tudo branco, aconteceu no fim de novembro. Eu estava no centro da cidade e a paisagem estava linda.

Uma foto poética
Uma foto poética

A neve deixa tudo mais bonito, mas quando ela pinta os pinheiros de branco também, ah, aí é mais do que lindo!

pinheiro branco
O caminho de pinheiros que leva a universidade

E os galhos, então? Secos, mas cobertos de neve?

20151211_121021
Esta foi uma tentativa de focar o primeiro plano, mas não deu certo.

A primeira vez que vi o lago congelado. A paisagem quase toda alva.

As árvores encontrando o lago congelado
As árvores encontrando o lago congelado

E talvez seja uma boa ideia guardar a bicicleta em um abrigo. 😉

Vamos pedalar?
Vamos pedalar?

Neve nos cantos, um belo caminho e um sol espetacular. Se esquentasse, então, seria sensacional! haha…

Aurinko (sol em finlandês)
Aurinko (sol em finlandês)

Anjinho na neve, quem nunca?

Anjinho no lago congelado
Anjinho no lago congelado

E o lago congelado encontra o rio gelado.

Bucólico?
Bucólico?

E pedalar na neve?

Sem capacete: vida loka!
Sem capacete: vida loka!

E a calmaria de um lago congelado com um por-do-sol?

Perdi o fôlego!
Perdi o fôlego!

E escrever na neve acumulada no lago congelado? Pode.

Gosto tanto dessa palavra que...
Gosto tanto desta palavra que…

Patinar no gelo? Oulu ganha dezenas de rinks ao ar livre.

Como se eu soubesse...
Como se eu soubesse…

E se não está fácil pra uma estátua, imagine pra quem é de carne, osso e sente frio?

No centro da cidade
No centro da cidade

Oulu, uma cidade gracinha.

Galhos, neve, prédio
Galhos, neve, prédio

As cores do céu encantam tanto quando o branco do chão.

Colorido
Colorido

Por aqui, até o mar congela. Oulu é banhada pelo Mar Báltico.

frozen sea
Frozen

Poxa, inverno, não precisa apelar!

-25!
-25!

E até o momento, no dia mais frio tivemos -28 graus! Até então, meu record tinha sido -27 quando morava no Colorado, nos EUA. Obrigada, Oulu, por ter batido o record sqn. 🙂

13 comentários sobre “Ahhh o inverno!

    1. Bia

      Acho muito bonito também, especialmente quando neva e as árvores ficam brancas. Ir no lago congelado é muito gostoso, traz uma sensação de calmaria e paz. Mas apesar de o frio ser muito suportável aqui, eu não gosto da parte de levar 15 minutos para colocar todas as camadas de roupa ao sair e mais 15 para tirar tudo quando chegar. Ou a parte que dependendo da temperatura e do tempo de exposição, os pés doem. Enfim, eu vou deixar para falar sobre o frio em si num outro post. 🙂

    1. Bia

      Obrigada!
      Mas eu realmente não sei bater boas fotos! Eu até tenho câmera relativamente boa, mas como mal sei usá-la, acabo tirando tudo com o celular mesmo. De qualquer forma, as paisagens que são lindas mesmo!

  1. Cely

    Biaaaa!!!! Eu acho tudo muito lindo. Mas, tô aqui imaginando o q vc está fazendo para cuidar da pele! Quando eu visto roupas de frio, segundas pele, botas e todo aquele arsenal, fico empolada, manchas vermelhas na pele, dermatites… Um horror!!! Depois faz um post com suas dicas de sobrevivência no frio, please!!! 😘😘

    1. Bia

      Eu também tenho um pouco disso, Cely. Aparecem umas manchinhas vermelhas nas coxas e pra piorar, eu tenho foliculite que só piora usando roupas que apertam a pele. Fora isso, como o clima aqui é meio seco, a pele resseca um pouco. Com as manchinhas e a foliculite eu não tenho muito o que fazer, mas sempre passo hidratante no corpo e rosto para diminuir os efeitos do tempo seco. Vou fazer um posts sobre como sobreviver o frio, sim! 🙂

Preciso comentar esse post!

