Quatro meses em Oulu

Quatro meses em Oulu e bem, no momento nem estou na cidade, mas claro que não poderia deixar de postar o resumo de mais um mês morando na Finlândia, essa fria.

Quatro meses e…

… eu nunca usei 3G aqui! Não tenho plano de dados e estou vivendo muito bem. Tenho wifi em casa e na universidade (sim, gente, tem wifi free e ilimitado dentro das salas de aula) e estes são os lugares onde mais passo tempo. Se saio, não é difícil achar wifi – tem sinal em todos as bibliotecas e edifícios públicos e em todo o centro. É uma cidade pequena, mas moderna.

… na verdade, eu nunca nem coloquei crédito no meu celular! Ganhei um chip com crédito no meu kit de calouro e como só ligo para as pessoas quando saio e me perco, eu ainda não zerei esses créditos.

… o prometido frio de -30 graus ainda não chegou, mas já peguei -17 e sobrevivi! E não é que sobrevivi dentro de casa com aquecedor, sobrevivi pedalando na rua. Por incrível que pareça, por aqui ser um lugar seco e não ventar muito, -17 é muito suportável quando você está adequadamente vestido.

… pedalei na neve e vi que não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Se ela ainda está fofa, não há perigo nenhum, porém cansa muito mais, pois é quase como se estivesse pedalando na areia. Além disso, o fato de estar tudo branco confunde um pouco, porque é difícil saber onde é asfalto e onde era grama, além de me fazer perder as entradas onde devo virar, porque vamos combinar que se guiar pelas árvores quando está tudo branco não é a coisa mais fácil do mundo.

… e pedalei na neve derretendo também e bem, aprendi com minha própria experiência que escorrega. E só para ter certeza que aprendi mesmo, eu cai e rasguei a calça.

… precisei comprar um acessório com “ganchinhos” para colocar nos calçados. Isso não tem nome em português – por motivos óbvios – mas em finlandês se chama “jääkengät“, algo como “sapatos de gelo” e serve justamente para aqueles dias que a neve começa a derreter e a rua parece um grande rink de patinação. Já usei e está aprovado.

É tipo isso, mas o meu tem ganchos maiores - só pra ter certeza
É tipo isso, mas o meu tem ganchos maiores – só pra ter certeza

… já nevou bastante aqui,e apesar de ainda não ter feito meu boneco de neve e nem o anjinho, fui andar no lago congelado perto de casa. Adorei!

Minha flatmate não bate bem da cabeça
Minha flatmate não bate bem da cabeça – só para constar, eu sou a de vermelho e estamos no lago

… chato dizer isso, mas já não me empolgo mais em ver a aurora boreal! No mesmo dia que pedalei curtindo -15 graus, olhei para o céu e lá vi a dama dançando toda verde. Pensei “legal”, segui em frente e não aceitei o convite das flatmates para ir ao terraço do prédio ver a aurora – eu estava muito cansada de pedalar na neve e estava fucking -15 graus, gente.

… não estou sofrendo tanto com o sol nascendo quase às 10h da manhã e se pondo antes das 15h.

… estou aliviada com o fim das aulas e não sei se muito empolgada para o início do próximo semestre.

… porém muito empolgada para começar minha pesquisa (juro que o post sobre ela ainda será escrito – paciência, gente). Tive reunião com uma das coordenadoras do curso e isso rendeu ideias e estou ansiosa para começar.

… e esse mês foi muito corrido, com leituras, aulas, trabalhos e livros!

… senti saudade de verdade da vida no Brasil pela primeira vez. Mas passou.

… adoro cozinhar e isso já se reflete na balança que, por motivos misteriosos, mostra um número maior do que mostrava em São Paulo.

… e fico feliz que vou ficar mais de um ano por aqui, porque senão já estaria quase na metade do intercâmbio.

E eu ainda gosto muito dessa Oulu pacata sem nada para fazer, mas com uma bela natureza!

6 comentários sobre “Quatro meses em Oulu

  1. rickmartins

    Caraca, quatro meses já? MANO, já vai fazer isso que to em Cardiff tb! BIZARRO.

    Oulu parece ser linda demais, can’t wait to visit ya! ❤

  2. Segui firme, continua com foco, pois de repente acaba. É rápido, não ? Quatro meses parece muito já. Estamos aqui acompanhando só para você ter certeza que não está sozinha na pacata Oulu.

    Feliz Ano Novo, que 2016 seja perfeito e cheio de conquistas. T+

Preciso comentar esse post!

