Pikkujoulu

Então é Natal!
Eu não sou a maior fã da época – não curto essa loucura de comprar presentes, a falsidade todo mundo desejando votos automáticos e vazios, não ligo pra decoração… ou seja, sou a personificação do Grinch. Mas respeito quem curte, claro, só não é pra mim.
Mas o Natal na Finlândia é um pouco diferente do Brasil e acho interessante comparar a mesma data nos dois países. Aqui o dia principal também é 24/12 e eles também fazem a famosa ceia na véspera, mas o que achei peculiar é que eles começam a comemorar assim que começa o mês de dezembro e não só porque eles decoram as casas e locais públicos – muito discretamente, diga-se de passagem – e sim porque eles têm o pikkujoulu, o “pequeno natal”.
O pikkujoulu é uma celebração informal entre amigos e familiares que se juntam para comer comidas típicas da época. É como se estivessem fazendo um aquecimento para a grande data. Eu participei de alguns, sendo que um deles foi organizado pela minha professora de finlandês na casa dela. Comemos e bebemos coisas típicas e ouvimos músicas de natal em finlandês!

image

Yummy!

O piparkakku é uma das comidinhas típicas. É uma bolacha de gengibre e o bacana é decorá-la. Tem aos montes nos mercados.

image

Sou ou não sou uma artista?

Uma bebida típica é o glögi. Ele pode ser alcoolico ou não e é servido quente. Aí eu bebo glögi pela primeira vez na vida e descubro que nada mais é que vinho quente! Tem exatamente o mesmo gosto, a diferença é que o não-alcoolico é a base de suco de frutas. Quando a gente acha que as coisas só existem no Brasil, descobrimos que na Finlândia bebem vinho quente no Natal!

Os pinheiros aqui são realmente usados como àrvores de natal e são vendidos nas ruas, mas eu não vi muitos lugares decorados para o Natal. Também existem os pinheiros artificiais.

E é claro que todos esperam um white Christmas, especialmente em Oulu, onde neva muito.

Hyvää joulua!

E um videozinho em finlandês com mais tradições da terra do joulupukki, o Papai Noel.

Anúncios

Um comentário sobre “Pikkujoulu

  1. rickmartins

    Vinho quente é famoso na Irlanda e no Reino Unido tb, é o tal do mulled wine. Tem em todo lugar!!! O biscoitinho de gengibre decorado tb! Aliás, tb vi ambos em Budapest. QUe legal, né? Acho que sao tradicoes europeias. Em Budapest eles tem aquele ‘demon’ tb, q assombra quem os mal-educados hahahah.

    Ps: tb nao curto Natal tanto assim…NYE rocks!

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s