O nome do post está em finlandês, mas não se assustem! Ravintolapäivä é o nome do evento que participei no último final de semana e quer dizer apenas Dia do Restaurante.
Este evento acontece em várias partes do mundo e a ideia é muito simples: pessoas comuns podem ter seu restaurante por um dia e vender o que fazem de melhor, com o diferencial que em Oulu, pelo menos, a ênfase é em comidas típicas dos países participantes. Eu achei a ideia muito interessante e gostei ainda mais da parte que isso poderia me render alguns euros, porque mesmo com tudo se ajeitando e a moeda baixando no Brasil, ainda não tá fácil gastar em euros o que eu juntei em reais.
Eu me inscrevi junto com aquelas duas amigas de sempre, a A. e a V., e apesar de cada uma participar com comidas do próprio país, elaboramos o cardápio, fizemos as compras e cozinhamos juntas.
Eu obviamente apelei pro forte do Brasil: os doces! Apesar de leite condensado ser algo muito caro e nem tão simples de se achar por essas terras, eu fiz brigadeiro, beijinho e bolo de cenoura com e sem cobertura de chocolate. Bolo de cenoura pode soar como algo bem comum, mas eu só vejo bolo de cenoura laranjão e com cobertura de chocolate no Brasil, em todos os outros lugares o bolo costuma ser meio marrom e tem um cobertura X nada a ver.
E passei um dia inteiro fazendo bolos, enrolando beijinhos e brigadeiros e no fim, tá dáááá:

No dia seguinte, saímos bem cedo debaixo de neve e cheias de comidinhas. O evento começou às 11h e no começo estava devagar quase parando e eu só fazendo cara de paisagem.

Mas quando comecei a vender, aí foi tudo! O bolo de cenoura e o brigadeiro esgotaram antes do fim do evento, mas os beijinhos não fizeram tanto sucesso quanto e precisei comer os poucos que sobraram.
Aliás, ficava muito feliz toda vez que alguém comprava um pedaço de bolo ou docinho e depois que comia, voltava para elogiar e comprar mais pra levar! Uma senhorinha comeu o bolo na minha frente e antes mesmo de terminar seu pedaço, já pediu mais dois pra viagem. Um casal de idosos levou um brigadeiro e um beijinho, comeram e voltaram pra levar mais pra viagem e me encher de elogios. 🙂
Foi nossa primeira vez num evento como este e acabamos cometendo alguns erros. Como na reunião pré-evento a organizadora não parava de falar que na última vez haviam recebido 2000 pessoas, logo pensamos que deveríamos fazer bastante comida. Não vendemos tudo e acabamos ficando muito mais tempo cozinhando do que o previsto e confesso que isso foi extremamente cansativo. Mas no fim, valeu muito a pena, pois foi algo completamente diferente, fiquei muito feliz com as boas vendas dos docinhos e a comida que sobrou, bem, comemos!
Que venha o próximo ravintolapäivä! 🙂
Que legal! Bacana o pessoal ter gostado tanto ao ponto de voltar e comprar mais. Agora você só precisa abrir uma lojinha tipo “Fabulosos Doces” e ficar rica rs
Taí um nome que eu curti! hahaha
Rs… ia ser um sucesso de vendas
Das coisas que acompanho toda semana:
– Grey’s Anatomy
– The Voice USA (quando tem)
– Um fabuloso destino
Parabéns pelo blog! Acompanho desde 2013 quando fui pra Irlanda.
Sempre muito gostoso de ler. 😉
Obrigada, Débora! Muito bacana saber que você sempre acompanha – acaba sendo um incentivo para eu arranjar um tempinho no meio da loucura do mestrado e postar mais textos! 🙂
ó, nunca imaginei Bia doceira! hahaha
Eu menos ainda! Haha
“…ainda não tá fácil gastar em euros o que eu juntei em reais” nem me fale nisso! 😥
Tivemos um evento de comidas internacionais na escola, e o pessoal do Brasil cozinhou exatamente as mesmas coisas que você! Acabei achando bem “so so”, mas os seus parecem maravilhosos! (Adoro bolo de cenoura, o brasileiro e o “internacional”, hehe)
E como é Brasília em finlandês? <—– Chato
Eh, eu apostei no que todo mundo apostaria!
Eu não comi bolo nem brigadeiro, já que esgotaram, então posso só deduzir que estavam bons. Já os beijinhos, modéstia à parte, eu curti.
Quem não adora bolo de cenoura? Yum!
Bolo de cenoura! ❤