Ravintolapäivä

O nome do post está em finlandês, mas não se assustem! Ravintolapäivä é o nome do evento que participei no último final de semana e quer dizer apenas Dia do Restaurante.

Este evento acontece em várias partes do mundo e a ideia é muito simples: pessoas comuns podem ter seu restaurante por um dia e vender o que fazem de melhor, com o diferencial que em Oulu, pelo menos, a ênfase é em comidas típicas dos países participantes. Eu achei a ideia muito interessante e gostei ainda mais da parte que isso poderia me render alguns euros, porque mesmo com tudo se ajeitando e a moeda baixando no Brasil, ainda não tá fácil gastar em euros o que eu juntei em reais. :/

Eu me inscrevi junto com aquelas duas amigas de sempre, a A. e a V., e apesar de cada uma participar com comidas do próprio país, elaboramos o cardápio, fizemos as compras e cozinhamos juntas.

Eu obviamente apelei pro forte do Brasil: os doces! Apesar de leite condensado ser algo muito caro e nem tão simples de se achar por essas terras, eu fiz brigadeiro, beijinho e bolo de cenoura com e sem cobertura de chocolate. Bolo de cenoura pode soar como algo bem comum, mas eu só vejo bolo de cenoura laranjão e com cobertura de chocolate no Brasil, em todos os outros lugares o bolo costuma ser meio marrom e tem um cobertura X nada a ver.

E passei um dia inteiro fazendo bolos, enrolando beijinhos e brigadeiros e no fim, tá dáááá:

Ficaram ótimos, modéstia à parte!
Ficaram ótimos, modéstia à parte!

No dia seguinte, saímos bem cedo debaixo de neve e cheias de comidinhas. O evento começou às 11h e no começo estava devagar quase parando e eu só fazendo cara de paisagem.

Brasilia é Brasil em finlandês
Brasilia é Brasil em finlandês

Mas quando comecei a vender, aí foi tudo! O bolo de cenoura e o brigadeiro esgotaram antes do fim do evento, mas os beijinhos não fizeram tanto sucesso quanto e precisei comer os poucos que sobraram.

Aliás, ficava muito feliz toda vez que alguém comprava um pedaço de bolo ou docinho e depois que comia, voltava para elogiar e comprar mais pra levar! Uma senhorinha comeu o bolo na minha frente e antes mesmo de terminar seu pedaço, já pediu mais dois pra viagem. Um casal de idosos levou um brigadeiro e um beijinho, comeram e voltaram pra levar mais pra viagem e me encher de elogios. 🙂

Foi nossa primeira vez num evento como este e acabamos cometendo alguns erros. Como na reunião pré-evento a organizadora não parava de falar que na última vez haviam recebido 2000 pessoas, logo pensamos que deveríamos fazer bastante comida. Não vendemos tudo e acabamos ficando muito mais tempo cozinhando do que o previsto e confesso que isso foi extremamente cansativo. Mas no fim, valeu muito a pena, pois foi algo completamente diferente, fiquei muito feliz com as boas vendas dos docinhos e a comida que sobrou, bem, comemos!

Que venha o próximo ravintolapäivä! 🙂

10 comentários sobre “Ravintolapäivä

  1. Débora

    Das coisas que acompanho toda semana:

    – Grey’s Anatomy
    – The Voice USA (quando tem)
    – Um fabuloso destino

    Parabéns pelo blog! Acompanho desde 2013 quando fui pra Irlanda.
    Sempre muito gostoso de ler. 😉

    1. Bia

      Obrigada, Débora! Muito bacana saber que você sempre acompanha – acaba sendo um incentivo para eu arranjar um tempinho no meio da loucura do mestrado e postar mais textos! 🙂

  2. “…ainda não tá fácil gastar em euros o que eu juntei em reais” nem me fale nisso! 😥
    Tivemos um evento de comidas internacionais na escola, e o pessoal do Brasil cozinhou exatamente as mesmas coisas que você! Acabei achando bem “so so”, mas os seus parecem maravilhosos! (Adoro bolo de cenoura, o brasileiro e o “internacional”, hehe)

    E como é Brasília em finlandês? <—– Chato

    1. Bia

      Eh, eu apostei no que todo mundo apostaria!
      Eu não comi bolo nem brigadeiro, já que esgotaram, então posso só deduzir que estavam bons. Já os beijinhos, modéstia à parte, eu curti.
      Quem não adora bolo de cenoura? Yum!

Preciso comentar esse post!

