Winter is coming

Não, eu não assisto Game of Thrones e este post não tem nada a ver com a série – pra falar a verdade, eu nem sei em que contexto esta frase é usada nela.

Porém, esta é a frase que mais ouço dos finlandeses aqui – depois de mandarem eu tomar vitamina D, claro. Finlandeses parecem adorar falar do tempo, mas tem uma tara em falar do inverno. Adoram fazer carinha feia, falar que chega a -30 aqui, que é a maior escuridão, que novembro é feio, cinza, chuvoso e bobo, que o que salva janeiro é a neve, pois pelo menos “o branco da neve reflete o sol e faz parecer que está mais claro”. Tô pra conhecer um finlandês que não fale do tempo aqui e não adore assustar um estrangeiro recém-chegado falando do inverno.

Cheguei aqui no fim do agosto, então nem vi o verão, mas em setembro as temperaturas estavam chegando a 19 graus – o que é até quente para os padrões – e dava para andar só de camiseta em alguns dias. A primeira semana de outubro foi bem fria, chegando a fazer -6 graus logo cedo, mas logo depois voltou a subir e ficou na média dos 2-8 graus o resto do mês. Agora em novembro esfriou um pouco mais, não está mais passando dos 2-3 e a previsão para os próximos dias é de máximas na casa de 0-1. Apesar de vocês estarem carecas de saber que eu detesto frio, está muito suportável pra mim. O clima aqui é seco e venta pouco, então a sensação térmica não varia muito da temperatura no termômetro. A única coisa é que jamais posso deixar de usar luvas e gorro para pedalar, do contrário parece que tem 10 facas cortando minhas mãos e um tornado passando pelo meu ouvido! Em Dublin, o pico do inverno é parecido com as temperaturas daqui no outono e eu juro que eu não sinto nem 1/3 do frio que eu sentia lá! E agora que ficou mais friozinho, o interior dos prédios está mais quentinho, já que estão ligando os aquecedores pra valer. Eu agradeço.

Bem, mas mesmo sendo tímidos, os finlandeses não deixam o humor de lado e claro que iriam brincar com o inverno. Vejam, por exemplo, como dividem as estações do ano:

País ideal para os amantes do frio
País ideal para os amantes do frio

De fato, até que tem chovido bastante ultimamente. Chover aqui significa garoa fina constante, nem de guarda-chuva precisa. E a previsão do tempo de nenhum país poderá ganhar da TV finlandesa depois desta:

Confesso que ouço tanto essa frase que estou curiosíssima para encarar o inverno finlandês e no fim, ainda poder dizer que sobrevivi!

No dia 30 de outubro, caiu a primeira a neve, mas foi por pouco tempo e não chegou a acumular. Finalmente na última quinta nevou o suficiente para acumular e deixar Oulu com uma camada branca.

Yeah, winter is coming...
Yeah, winter is coming…

No dia seguinte, tudo derreteu, mas agora realmente passou a fazer sentido a frase winter is coming, apesar de o frio não estar nem fazendo cócega ainda.

Agora é me acostumar que nos próximos meses só verei a temperatura com um sinal de menos na frente, continuar usando a menor quantidade de
roupa possível para me manter aquecida e aguardar para ver como seguir uma vida normal quando tudo que você vê por quase 4 meses é neve.

Quem vê pensa que nunca viu neve na vida! hehe
Quem vê pensa que nunca viu neve na vida! hehe

5 comentários sobre “Winter is coming

  1. Ás vezes tenho a impressão de que essa frase já era comum antes de GOT, porque não é possível a quantidade de gente, de todas as idades e lugares possíveis, que vive repetindo que “Winter is coming”. Aliás, em que planeta você vive que nunca assistiu, rs? (É melhor do que A bruxa de Blair, hehe!).

    Eu, como boa parte da população brasileira, nunca vi neve na vida. Vou pra Suiça mês que vêm, e mesmo achando que vou congelar, quero logo ver esse cobertor branco (ouvi de alguns suiços que pode ser que não neve perto do Natal. Xingarei muito no Twitter se isso acontecer!).

    Winter-Winter: medo define.

    1. Bia

      Eu sou assim meio autista pra essas coisas… hahaha… Nunca assisti GOT mesmo!
      E frio é relativo, porque aqui está fazendo seus -4 graus com neve e ainda não chegou nem perto do frio que eu sentia em Dublin! hehe… Suiça, que chique! 😛

Preciso comentar esse post!

