Sauna

A sauna não só faz parte da vida e cultura dos finlandeses, mas também foi inventada por eles! Surgiu há cerca de 9 mil anos e não é difícil achar saunas por aqui. No prédio que moro tem duas, uma masculina e uma feminina, mas saunas mistas são normais também.

No Brasil eu não me lembro de ter ido a muitas saunas e todas elas eram de vapor. Não era algo que me despertava muito interesse e quando descobri que vinha para Finlândia, nem me atentei a isso também. Quando fiquei sabendo que no prédio que iria morar tinha sauna, achei interessante e separei biquíni para poder usá-la. Na verdade, eu não sabia muito bem como os finlandeses eram, então eu trouxe 3 modelos diferentes: meu biquíni normal comprado no Brasil, meu biquíni comprado nos EUA que cobre meu corpo bem mais que o brasileiro, se é que vocês me entendem, e ainda trouxe meu maiô de natação porque não sabia o quão pudicos eles poderiam ser – eu me surpreendi com os biquínis americanos, por exemplo, e sentia que o meu atraía olhares quando o usava nas piscinas da pequena Denver, então achei melhor estar preparada.

Aí cheguei aqui e vi que a realidade é bem diferente do que eu imaginava: a tradição é usar a sauna sem roupa, pelado, do jeito que viemos ao mundo. Não que eu tenha ficado chocada com isso, mas confesso que não esperava que fosse assim. Na maioria dos lugares as saunas são separadas, mas também existem muitas saunas mistas e acreditem, os finlandeses estão muito acostumados com nudez e isso nem de longe é um tabu pra eles. E agora vocês entendem porque apareceram pessoas nuas na sacada quando eu estava admirando a aurora boreal, né? E porque lá ficaram conversando, homens e mulheres, numa boa?

A maioria das casas têm sua própria sauna e quando é assim, não é incomum que a família inteira vá junta e lá fiquem todos nus. Os finlandeses crescem com a nudez e por isso a encaram de forma tão natural, o que de fato é! No Brasil estamos tão acostumados a ver as pessoas na praia com biquínis e sungas que cobrem o mínimo, mas nudez já é absurdo! Ficamos chocados com ela e temos vergonha como se tivéssemos algo a esconder – ou talvez seja porque nossa cultura tornou algo natural em algo muito sexualizado.

A maioria das saunas aqui é seca. As saunas modernas são de madeira e tem uma espécie de aquecedor elétrico com pedras e se você quiser que o ambiente fique mais quente, é só jogar água nas pedras para sentir o vapor fervendo! Geralmente, quem quer jogar mais água sempre pergunta para os outros se está tudo bem e até hoje nunca ouvi ninguém dizer não.

No mercado, tem uma seção só para acessórios e utensílios usados na sauna:

Tudo pra sauna!
Tudo pra sauna!

É o balde e a “colher” para jogar água e fazer a sauna mais quente, termômetro, escovas etc! Vejam que isso é algo realmente muito sério por aqui.

Outro costume é sair da sauna e entrar num lago congelado, ou rolar na neve ou só tomar um banho frio em seguida. Não, não dá choque térmico e hoje vejo que quando era criança e minha mãe não me deixava subir no terraço do prédio depois do banho não faz sentido nenhum – ela dizia que eu ia ficar com o rosto torto por causa do choque térmico! haha… Não sei dizer se essa mudança brusca de temperatura traz algum benefício, mas depois de sair de uma sauna bem quente, nosso corpo não sente todo o frio do ambiente.

Eu sei que vocês querem saber se aderi a tradição finlandesa de usar a sauna.

Eu confesso que não vi problema nenhum em estar nua num ambiente onde todos estão nus e num contexto sem nenhuma conotação sexual, porém minhas primeiras vezes na sauna foram com a V. e a A., que estavam nada felizes com a ideia. Fomos todas de biquíni, mas eu sempre insistindo com elas que deveríamos fazer como os locais. Um dia destes, enquanto lá estávamos, apareceram outras meninas completamente nuas e elas se convenceram que estávamos pagando mico. Então, sim, eu agora frequento sauna sem roupa, levando minha toalhinha para sentar no banco por questões de higiene – como todo mundo faz – e inclusive, adoro sair da sauna quente e ir pra sacada por 2-3 minutos curtir o friozinho. 🙂

Já fui em sauna em locais públicos e é bacana ver todo mundo lá, agindo naturalmente e encarando a nudez como deve ser encarada. Claro que ainda não fui em sauna mista – aliás, fui na sauna do lago, mas lá o uso de roupa de banho era obrigatório – e não sei se já estou preparada pra isso. Enquanto isso, curto a sauna pelo menos um vez por semana e certamente sentirei falta quando voltar ao Brasil.

Oi, sauna, sua linda!
Oi, sauna, sua linda!
4 comentários sobre “Sauna

  1. Little, reveja essa frase “(…) não é incomum que a família inteiras vá junta e lá fiquem todos nus!”

    Aquela foto dos utensílios para sauna me lembram muito a seção de marcenaria de uma Tok Stock da vida rs.

  2. Ai, as diferenças culturais! ❤

    Você falou de coisas muito interessantes, como o fato de que a nudez deveria ser encarada como algo normal (afinal "pelado todo mundo fica, todo mundo é"), mas que especialmente pra nós brasileiros, culturalmente falando, é difícil desvincular da conotação sexual. Ainda nesse ponto, essa questão sobre o quando é comum usar sunga e biquini em praias (pra não falar do Carnaval) e o quanto aparenta ser imoral ficar sem aqueles poucos centímetros de roupa é no mínimo hipocrisia, mas isso tá tão impregnado na nossa mente que no final as coisas não precisam fazer sentido pra serem tomadas como verdade, né?

    Pra mim sauna não rola porque minha pressão vai lá pra baixo, mas acho super legal que incorpore esse hábito "externo" na sua vida e na sua experiência aí!

Preciso comentar esse post!

