Dois meses em Oulu

Dia 26 eu completo aniversário de partida do Brasil, dia 27 é o de chegada na Finlândia, mas o que conta mesmo é que cheguei na pequena Oulu dia 28! Hoje faz dois meses que moro aqui e…

… ir ao mercado ainda é assim uma tarefa meio complicada, mas achei um dicionário offline de finlandês-inglês e isso tem facilitado minha vida. Tem um mercado com sinal wi-fi também e isso ajuda tanto!

… o finlandês já não me assusta tanto e estou na fase de reconhecer palavras quando as vejo escritas, mas ainda não consigo falar o pouco que aprendi. Acho divertido ver anúncios em finlandês no meu laptop (porque agora tudo no Youtube, Spotify, Facebook e afins aparece nessa língua pra mim) e conseguir, pelo menos, reconhecer algumas palavras e compreender o contexto algumas vezes.

… mas eu ainda travo quando sou abordada em finlandês na rua e preciso de um tempo pra processar e emitir a frase-chave: en puhu suomea! E o interlocutor passa a falar inglês comigo em 99% das vezes.

… a vida aqui já está virando uma rotina, mas no bom sentido. O lugar ainda traz um ar de novidade pra mim, mas agora estou habituada com aulas e tal.

… ainda me surpreendo por estar morando numa das grandes cidades do país, mas ainda assim ver esquilinhos e coelhos pulando livremente por aí felizes.

… estou lidando bem com a temperatura de outono (já não passa mais dos 10 graus) e o frio ainda é muito suportável pra mim. Estou sempre tentando usar a menor quantidade de roupas possível para me manter aquecida e estou indo bem.

… mas não estou sabendo lidar com o suor ao pedalar. Não posso tirar o casaco porque está frio, mas se não tiro, chego no destino encharcada!

… pedalo pra todo lugar e em qualquer tempo. Já sei que pedalar na chuva não é legal porque chego toda suja de terra (a prefeitura joga terra na ciclovia pra evitar acidentes: chuva + frio > água vira gelinho > escorrega). Agora é esperar para pedalar na neve.

… já bateu uma saudadezinha bem de leve do Brasil, mas só quando lembro de lugares que frequentava. No geral, a saudade não aparece muito.

… descobri que há muito mais brasileiros aqui do que pensava e acho isso muito bom! A quantidade ainda é muito pequena pra ser “estressante” como em Dublin e como meu contato diário ainda é basicamente só com estrangeiros, é gostoso encontrar um brasileiro vez ou outra pra falar um bom português e fazer brasileirices.

… aliás, já ouvi português do Brasil em duas ocasiões dentro de lojas. Até me assustei.

… já me estressei com flatmate e me mudei de casa (aguardem os próximos posts).

… já odeio bancos finlandeses (vai virar post também).

… às vezes penso nas disciplinas que sou obrigada a cursar no mestrado e me dá mais vontade de ficar na cama dormindo do que ir pra aula. :p

… ainda me encanto com a beleza da cidade.

… e continuo adorando Oulu!

Vamos dar um rolês de bike aqui no meio do mato?
Vamos dar uns rolês de bike aqui no meio do mato?

8 comentários sobre “Dois meses em Oulu

  1. Welcome to my life! Pedalar no inverno é gostoso porque você não morre de calor, mas se está toda agasalhada, vai suar dentro do casaco. Por isso no inverno eu NÃO me agasalho muito (cachecol e touca nem pensar! só luva mesmo) senão não aguento…

    Mas pior do que pedalar na chuva é pedalar no vento, mas aí não deve ventar tanto quanto na Irlanda… venta?

    Parabéns pelos 2 meses! Me manda um postal de Oulu?

    1. Bia

      Não, aqui quase não venta, mas o ar gelado batendo na cara ao pedalar é de congelar. Não estamos nem na metade do outono aqui e já faz temperatura de inverno de Dublin! Medo! Só que eu sentia bem mais frio na Irlanda.

  2. rickmartins

    Pedalar no inverno e suar é a pior coisa do universo hahhahaha! Adorei o post e que legal que voce está curtindo!!! Eu completo 2 meses de Cardiff hoje!

Preciso comentar esse post!

