Aurora Boreal

Desde que comecei a contar que vinha para a Finlândia, depois da expressão de incredulidade na cara da pessoas (muitas até acharam que eu estava brincando… afinal, que tipo de pessoa vai pra Finlândia?), geralmente os comentários que vinham em seguida ou eram sobre como eu ia aguentar o frio (não sei ainda, mas estou trabalhando nisso e colecionando itens de inverno desde já) e perguntas sobre a aurora boreal e a promessa que eu tiraria fotos.

Eu nunca dei muita atenção a aurora, sabia que existia, tinha noção de onde acontecia, achava as fotos legais e só. Mas chegando aqui, obviamente a curiosidade aumentou. Nesse vídeo aqui embaixo há uma explicação científica para leigos de como o fenômeno acontece (em inglês).

A primeira vez que vi as luzes esverdeadas no céu estava aqui há duas semanas e foi num picnic noturno numa “praia” como contei no último post. A aurora não estava muito brilhante e não durou muito no céu. Claro que quanto mais escuro o lugar onde você está, mas visível ela fica e, além disso, não é uma “mancha” constante no céu, mas de qualquer forma, naquela noite naquele local àquela hora não estava lá essas coisas, não consegui tirar nenhuma foto, mas perdi minha virgindade de auroras… haha… Ela se move, muda de forma, desaparece e reaparece – uma verdadeira dança no céu.

Comecei a acompanhar a previsão neste site, mas depois deste dia, nunca mais a aurora se manifestou. Até essa semana.

Na última terça-feira à noite minha professora de finlandês postou no grupo da nossa turma no Facebook que a aurora estava visível mesmo de pontos iluminados da cidade. Abri a cortina, olhei pela janela e realmente vi manchas verdes bem claras no céu. Intimei a V. e a A., minhas amigas mais próximas aqui, para irmos ao lago ter uma visão melhor. Agasalhadas, pegamos nossas bicicletas e pedalamos quase 10 minutos até o lago sentindo o vento frio dos 3 graus negativos no rosto. De fato, do lago a visão estava melhor, mas a aurora estava um verde desbotado, nada muito vívido… e olha que entramos numa trilha sem iluminação no meio da floresta num clima meio Bruxa de Blair (nunca vi o filme, estou comparando de feliz). Não conseguimos registrar nenhuma foto também e voltamos pra casa.

No dia seguinte estava rolando um burburinho que a aurora estaria super visível e brilhante naquela noite. V., A. e eu combinamos de ir até a praia, a 6km de distância, para finalmente vermos um show de verdade. Lá pelas 20h30, olhei pela janela e vi a dança verde no céu. A V. estava na universidade ainda, então A. e eu subimos no terraço para ver se a noite seria boa. No elevador encontramos um finlandês com todo o seu kit de fotografia indo para o mesmo lugar.

Quando chegamos e vimos o espetáculo que estava no céu mesmo de um ponto com iluminação pública, ficamos de queixo caído!!!  V. chegou um pouco mais tarde e quis ir para a praia, mas a temperatura negativa e a excelente visão que tínhamos do terraço nos desmotivou e resolvemos ficar por lá mesmo.

Aí tinha a questão da fotografia, porque em 2015 não é suficiente ver com os próprios olhos, a gente quer fotografar. Claro que meu celular, que é relativamente bom, não conseguiu captar bem. Eu tenho uma câmera que não é profissional, mas é muito boa.. comprei na Irlanda há 2,5 anos e até hoje não tomei vergonha na cara para aprende mexer – só tiro foto no modo automático. Claro que estava tentando bater foto e não saía nada. Lembram do finlandês que pegou o elevador comigo? Contrariando o estereótipo dos conterrâneos, ao me ouvir reclamando que não conseguia fotografar nada, ele puxou papo comigo e perguntou se eu queria que ele ajustasse minha câmera. E eu ia dizer não, por acaso? Não bastasse isso, ele ainda ofereceu o tripé dele, porque ele já tinha tirado sua cota de fotografias daquela noite. As fotos aqui embaixo são todas minhas! I mean, apertei o botão da câmera ajustada pelo S., o finlandês. 😉

Bailando no céu
Bailando no céu

As fotos estão sem tratamento por motivos de: não sei fazer isso, não tenho paciência para aprender e nem estou com tempo.

Awesome!
Awesome!

Para efeitos de comparação, as fotos estavam assim antes do bondoso finlandês ajustar minha câmera:

Juro que tem uma aurora aí...
Juro que tem uma aurora aí…

Ficamos 2h olhando as belas luzes verdes no céu que, em certo momento, até ganhou tons de roxo. Algo que vou sempre guardar na memória: por alguns segundos uma cortina de luz verde e roxa começou a desfilar vindo em direção ao prédio, até passar por cima das nossas cabeças e sumir. Valeu ter vindo para Finlândia só por ter visto isso!

A Bia e a Aurora
A Bia e a Aurora

Fiquei amiga do S., o finlandês e conversamos bastante. Eu obviamente tentei usar todo meu finlandês aprendido nesse quase um mês de curso – eh, gente, preciso praticar o que sempre disse aos me alunos e não podia desperdiçar a chance. A parte boa é que ele entendeu todas as 6 frases que sei na língua e ainda disse que minha pronúncia era muito boa. 🙂

Aí lá estávamos nós olhando a aurora, batendo papo e tal quando olho pro lado tinha uma finlandesa completamente nua com uma lata de cerveja na mão observando o céu também.
Parênteses. No mesmo andar do terraço fica o salão de festa e as saunas, que não são mistas. Ainda vou falar de sauna aqui no blog, mas a tradição aqui é frequentá-la nu e em seguida, tomar um rápido banho gelado ou rolar na neve ou expor seu corpo ao frio de alguma forma – dizem que faz bem. E naquela noite estava rolando uma festinha de universitários finlandeses e é claro que tinha muita bebida e o pessoal estava usando as saunas.
Não muito tempo depois, um finlandês sai nu também para apreciar a aurora. E assim encerramos a bela noite!

Dizem que se olhar atentamente verá finlandeses nus nesta foto
Dizem que se olhar atentamente verá finlandeses nus nesta foto

Na noite seguinte a aurora estava visível também, não tão brilhante porém. Mas aí eu já tinha tido minha cota da semana e não me empolguei para ver novamente.

Por fim, apenas queria desmistificar as fotos de aurora boreal que vocês veem por aí (inclusive as minhas postadas aqui). A aurora é realmente linda e vê-las é mesmo uma experiência maravilhosa, mas elas nunca são tão brilhantes e intensas como nas fotos. Uma boa câmera com os ajustes corretos capta muito mais luz do que nossos olhos, então imaginem que a olho nu, o que realmente se vê da aurora é talvez 1/3 do que aparece nas fotos, se muito! Eu fiquei bem surpresa quando comparei minhas próprias fotos com o que estava de fato vendo no céu, mas ainda assim diria que a visão é inesquecível!

Mais fotos da incrível noite de quarta aqui. 😉

Anúncios

13 comentários sobre “Aurora Boreal

  1. “… tinha uma finlandesa completamente nua com uma lata de cerveja na mão observando o céu também.
    Parênteses. No mesmo andar do terraço fica o salão de festa e as saunas, que não são mistas. Ainda vou falar de sauna aqui no blog, mas a tradição aqui é frequentá-la nu e em seguida, tomar um rápido banho gelado ou rolar na neve ou expor seu corpo ao frio de alguma forma – dizem que faz bem.” – Meu Deus…. como eu chorei de rir nessa parte. Não pude conter o riso no parágrafo final quando disse “a olho nu” rs….

    Esses finlandeses tem tradições nada ortodoxas rs

  2. Aguardando ansiosamente o post das saunas por motivos de: risadas garantidas! hahahahaha
    Só. Apenas.
    Que bom que o finlandês te ajudou com a câmera, você fez belas imagens da aurora. Curti.

  3. Cely

    Biaaaa!!!!!
    Continue sem assistir o filme A Bruxa de Blair!!! É realmente muito ruim!! Kkk
    Esse povo tem uns costumes bem diferentes! Rs
    Qto a sauna e o gelo, para mim ia dar um choque!! Kkkk
    Cuidado!!!
    Suas fotos da aurora ficaram miuito boas!!!
    Bjs.

  4. rickmartins

    Muitos comentarios pra esse post maravilhoso.

    1. Gente pelada. Mais informacoes de gente pelada, por favor. Vá a sauna e conte pra gente.
    2. Que video interessante!
    3. Nunca havia me tocado nessa da camera captar mais luz que os nossos olhos e FAZ TOD SENTIDO feat MINHA VIDA E UMA MENTIRA.
    4. Quero muito ver a Aurora Bureal!
    5. Pq chama Aurora Bureal e nao Luzes do Norte, como em ingles?

    Fim. HAHAH ❤

    1. Bia

      HAHAHA…
      1. Nudez não é tabu aqui, estão acostumados desde pequenininhos a irem nus pra sauna.
      2. Bem didático, né?
      3. Todas as fotos de aurora boreal são uma mentira! Mas ainda assim vale muito vê-las “pessoalmente”.
      4. Você já tem onde dormir. É só vir.
      5. “Aurora boreal foi um nome criado pelo cientista Galileu Galilei, no ano de 1619, por causa de uma deusa romana do amanhecer, chamada de Aurora, e de seu filho, chamado Bóreas.”

  5. Muuuuuito sensacional! Também ri da parte da nudez e estou curiosa pra saber mais das saunas. Agora, tirar foto da aurora boreal deve ser um saco porque você precisa de estabilidade (um tripé) porque vai ter que aumentar a exposição da sua câmera e ela vai ficar muitos segundos aberta captando luz pra bater a foto, então qualquer tremidinha ela sai mega borrada. E mesmo que as fotos sejam uma mentira, elas são lindas demais, não tem jeito! Semana passada teve gente que conseguiu ver aurora aqui em Dublin, acredita?

  6. Nossa, ver aurora boreal pessoalmente deve ser muito legal! Acho que é um dos “fenômenos da natureza” que mais tenho curiosidade em presenciar.
    Anyway, mais um pra fila do “conte-me mais sobre as saunas”! ( ͡° ͜ʖ ͡°)

    PS: A Bruxa de Blair é, até hoje, o filme que mais me deu medo na vida! O realismo deixa qualquer O Exorcista no chinelo!

    PS²: Sentindo falta dos seus comentários no meu blog 😦

    1. Bia

      O post sobre as saunas virá em breve!
      Deveria eu assistir a Bruxa de Blair? Não sou fã de filmes de terror, mas já que estão falando tanto.. hehe…

      Ehhh… eu preciso dar uma passada no seu blog no mesmo! Terminar de ler sobre sua viagem pra Itália!

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s