Oulu

Eu já contei como foi todo processo para chegar aqui em Oulu e os meus primeiros dias e toda a burocracia para regularizar minha situação por aqui, mas não falei absolutamente nada da cidade onde estou morando há quase um mês. Ainda é cedo para falar do estilo de vida aqui, rotina e peculiaridades do local, até porque eu ainda não passei pelo inverno (do qual já sinto um medinho), mas posso dar algumas informações e minhas primeiras impressões.

Pra início de conversa, eu jamais tinha ouvido falar de Oulu antes de descobrir o mestrado e nem sabia direito onde a cidade ficava. Quando se diz Finlândia, as pessoas provavelmente pensam em Helsinque, neve, frio, lugar remoto, pessoas loiras e Nightwish. Eu não pensava diferente e confesso que pouco pesquisei a respeito do local e nem sabia apontar Oulu no mapa da Finlândia- eu viria para cá de qualquer jeito se passasse.

Oulu fica na Northern Ostrobothnia (não sei traduzir isso) e é a capital do Norte da Finlândia – aliás, muito comum ler por aí “Oulu, capital of Northern Scandinavia” e tem até logo com frase. Apesar de ser uma cidade de cerca de 195 mil habitantes, é a quinta maior do país e a maior do norte. Foi fundada em 1605 e é a cidade finlandesa mais jovem, especialmente por causa da Universidade de Oulu.

Vejo em todo lugar
Vejo em todo lugar

A cidade tem praia, já que é banhada pelo Mar Báltico e, segundo os locais, por este motivo não acumula neve até ficar realmente frio, em janeiro. Tem um aeroporto também que é o segundo mais movimentado do país (se o aeroporto de Helsinque me deu sono, imagina o daqui) e estação de trem que conecta às principais cidades do país e à Rússia também.

Tem ciclovia por todo lado e no meio da floresta – e eu acho maravilhoso pedalar no meio das árvores, vendo esquilinhos pulando no meio de todo o verde (que já não está mais tão verde com a chegada do outono), respirando ar puro e ouvindo os passarinhos cantando.

Um cruzamento de ciclovias no meio do mato
Um cruzamento de ciclovias no meio do mato

Sempre ouvi a frase “centro da cidade é centro em qualquer lugar”, normalmente com a conotação que não importa onde você esteja, o centro sempre será mais feio, cinza e sujo. Isso não se aplica a Oulu. O centro é uma gracinha de lindo com suas lojinhas e falsa movimentação (parece rua de bairro de São Paulo).

Toripolliisi, a estátua mais famosa no centro da cidade
Toripolliisi, a estátua mais famosa no centro da cidade

O verão é um tanto ameno e aparentemente dificilmente passa de 25 graus (pra mim isso é ameno, viu?) e a máxima que peguei aqui foi 19 graus – mas eu cheguei já no fim do verão. Agora, início de outono, as temperaturas já não estão mais passando dos 14 graus, mas para os finlandeses ainda está fresco – não vejo pessoas cheias de roupa na rua. A temperatura mínima do último inverno foi -25 graus, mas isto é considerado um inverno ameno, porque aqui pode chegar fácil a -30 graus.

Como é uma cidade pequena, não é assim exatamente cheia de atrações e atividades para fazer – talvez seja mais animada no verão como toda cidade europeia -, mas tem seus bares, baladas, shoppings, cinema e museus, tudo em suas devidas proporções.

Já estou em um relacionamento sério com Oulu e imagino como será difícil voltar para São Paulo depois – só espero que nossa relação não seja afetada quando o inverno e a neve chegarem. 😉

Para terminar, um vídeo promovendo essa cidade lindinha.

Se quiser saber mais sobre Oulu, acesse este site e este também.

5 comentários sobre “Oulu

  1. Achei a cidade super bonitinha, e parece acolhedora.
    Sim, prepare-se para o sentimento de “família buscapé vai à cidade” depois que sair daí, sei bem o sentimento, hehe.
    Não consigo conceber o que é temperatura negativa. Espero que não vivencie isso em breve. Eu ouvi um amém? XD

    1. Bia

      Oulu é uma gracinha, é basicamente uma floresta com casas!
      Eu acho que se fizer temperatura negativa em Galway, não passa de -5. Em Dublin não passava de -2, mas sabe como é, tempo úmido e a sensação térmica despenca.
      E AMÉM!

Preciso comentar esse post!

