O tópico desta semana é um pouco difícil porque engloba citações e, no caso, eu só poderia incluir citações irlandesas, o que descaracterizaria o “favoritas”, já que com certeza eu incluiria Woody Allen e Smiths, por exemplo, que não são irlandeses. Porém, adaptei e num universo de diversas citações (de livros, músicas, seriados, filmes etc), selecionei apenas aquelas irlandesas que gosto ou acho interessantes por algum motivo. Ou não.
Semana 4 – Minhas citações irlandesas favoritas
1- “For fuck’s sake.” – Once
Esta frase não tem nada de especial, mas faz parte de um dos meus filmes favoritos, Once. E o Glen Hansard fala isso o filme inteiro! Além disso, assisti este filme (de novo) antes de ir para a Irlanda porque queria me adaptar ao sotaque irlandês – não que 1 hora e pouco de filme faça milagres.
2- “People think they know the mystery of living in your skin. They don’t. There’s no one who knows except the person who carts it around her own self.” – Colum McCann
Este trecho é do livro chamado Let the great world spin (Deixe o grande mundo girar), escrito pelo autor irlandês Colum McCann. Li o livro em 2011 e confesso que a história não está mais tão viva na minha cabeça, mas lembro que na época gostei muito e o livro tem umas sacadas interessantes.
3- “And the battles just begun
There’s many lost
But tell me who has won?
The trenches dug within our hearts
And mother, children, brothers, sisters torn apart” – U2
Quem reconheceu a letra de Sunday Bloody Sunday? Trata de um confronto entre manifestantes católicos e protestantes e o exército inglês ocorrido na Irlanda do Norte nos anos 70 e muito importante para a história do país. Wikipédia explica tudo aqui.
4- “What’s the story?/ What’s the craic?”
Autoexplicativa.
E a minha preferida:
5- Póg mo thóin
hehehehe… 😉
For fuck’s sake! amei! Vivo falando isso agora! Vou ter que tomar cuidado quando voltar a dar aula….