Feiras de Intercâmbio

No último final de semana, São Paulo recebeu duas feiras de intercâmbio. Sim, duas feiras diferentes no mesmo final de semana, vai entender!

Aí você pensa “A essa altura da vida, o que feiras de intercâmbio têm pra te oferecer, Bia?”  Até têm bastante coisa, mas eu acabei indo nas duas (isso, fui em uma no sábado e em outra no domingo – eita, disposição, sô!) com a desculpa de acompanhar amigos que querem fazer intercâmbio.

Primeiro, gostaria de expressar minha grande surpresa ao chegar pouco depois da abertura de uma das feiras e pegar uma fila kilométrica para entrar – cara, tinha muita gente! Eu já havia ido em outras feiras antes de ir pra Irlanda, mas juro que nunca havia visto tanta gente. Na outra feira, cheguei umas 3h depois da abertura e continuava lotada! A galera realmente quer ir estudar fora!

A feira de sábado

A feira estava organizada por países, então havia stand de faculdade e escola de idiomas tudo junto. Para minha surpresa, não havia tantas escolas da Irlanda por lá! Havia algumas faculdades que eu não conhecia e um stand bem grande de uma das escolas mais famosas e baratas (e cheia de brasileiros e com qualidade duvidosa de ensino) vendendo seus cursos e o sonho europeu. Não deu para evitar, eu julguei muito aquelas pessoas vendendo “qualidade de ensino” quando a gente sabe que a história não é bem essa! A outra surpresa da feira foi ver um stand de um programa de bolsas em faculdades polonesas e outra de uma universidade lituana. Eu até parei no da Polônia, porque foi mais forte do que eu: adorei os 6 dias que passei em terras polonesas, especialmente Cracóvia, e pensei “ah, por que não, né?”. E daí que não falo uma palavra em polonês? 😉

A feira de domingo

Esta também estava muito cheia, mas estava mais organizada: no térreo estavam as agências e escolas de idiomas e no piso superior, faculdades que ofereciam cursos de graduação, mestrado ou doutorado. Nesta eu vi o stand de umas das escolas mais sem-vergonhas daquele solo irlandês – tão sem-vergonha que o representante da escola que estava no stand era brasileiro, porque né, só tem mesmo brasileiro na escola. Eu peguei o folheto deles, dei uma olhada, aí fiquei de canto ouvindo o representante falando da escola para uma possível cliente e eu não sabia se ria ou se me intrometia fazendo perguntas cabulosas. Não fiz nem um nem outro, só falei para o meu amigo que se ele precisasse de uma emissora de vistos, poderia fechar o pacote com a dita escola tranquilamente, pois era isso que ela era. E não, não era a ECM, onde eu estudei. A ECM está longe de ser top, mas tem lá sua qualidade (há um ano, pelo menos, tinha).

O andar dos cursos de faculdade estava realmente interessante e fiz uma descoberta fantástica, mas como ainda não tive tempo de checar as informações, por enquanto prefiro não escrever nada. Só vos digo que isso pode ter me inspirado (mais do que eu já estava inspirada) a fazer alguns planos. 🙂

As feiras de intercâmbio são interessantes para quem não sabe nada de intercâmbio ou sabe muito pouco e precisa pesquisar alguma coisa para dar início ao projeto. É bacana também para quem já conhece muito, mas não sabe exatamente o que fazer, já que lá há stands de vários países com várias propostas dos mais diferentes cursos. Claro, depois de visitar uma feira, o passo 2 é pesquisar tudo que que pareceu interessante na internet e depois, colocar os planos em prática! 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Feiras de Intercâmbio

  1. eu ri sobre a história da escola estar vendendo curso como se fosse mil maravilhas… mas acho que rola um pouco de ingenuidade das pessoas também, sabe? eu sabia muito bem onde estava me metendo quando vim pra cá e quando contratei a escola que contratei.
    depois o povo reclama e dá uma de louco, mas não é possível que a pessoa não desconfiou, sabe? enfim…
    estamos loucos pra saber da descoberta fantástica!

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s