CPE

Quando eu fiz o CAE há 6 meses, eu achei a prova meio difícil e muito trabalhosa. É que eu não tinha tentado o CPE ainda… O horror, o horror!

Conforme planejado, ontem dei uma estudada de última hora. Fiz mais um simulado, uma redação e li dicas para o writing. Fui dormir tarde, sem sono, e acordei mais de 1h antes do celular despertar, naquela insônia pré-CPE.

O exame começava às 9h, mas no dia que fui fazer o Speaking, pediram para chegar umas 8h para começar o quanto antes. Falaram a mesma coisa quando fiz o CAE e o exame começou com quase meia hora de atraso, então, nem liguei. Era 8h35, estava quase chegando na escola e meu celular toca. Era um funcionário querendo saber se eu já estava chegando porque já queriam começar a prova. Oxe!

Reading and Use of English

No novo formato do exame, as duas provas foram unificadas. De forma geral, eu achei bem difícil. No exercício de completar os espaços em branco do texto, por exemplo, não consegui fazer dois e juro que pensei muito para achar palavras que se encaixassem nas lacunas. Mas, estranhamente, o exercício de reescrever um trecho da frase usando uma palavra dada eu fiz sem problemas e eu tive dificuldade nos dos simulados.

Writing

A parte 1 pede uma redação baseada em dois textos bem pequenos com o mesmo tema e a ideia é fazer um resumo dando sua opinião. Acho que não fui tão mal, mas depois que terminei percebi que não opinei tanto.

A parte 2 dá 5 opções de textos diferentes: artigo, carta, relatório, redação e resenha e você só precisa escolher um. Quando eu fiz o CAE, não sabia qual era o formato de um relatório e escrevi o meu parecendo meio que uma carta. Desta vez, pesquisei todos os tipos de textos e suas peculiaridades e como achei  relatório o formato mais prático, foi o que escolhi. A questão do artigo pedia para escrever por que os filmes infantis atraíam tantos adultos e eu achei bacana, mas demandaria muito mais tempo para ser elaborado do que um relatório. Até aí, tudo lindo, só que o tema do relatório era Games. Eh, teria que escrever um relatório sobre um jogo, eu que não jogo nem paciência, nem joguinho de Facebook, nem  nada. Cada um se vira com o que tem, então tratei de inventar um Super Mario 2013 e FOI.

Listening

Foi difícil também, mas pelo motivo que expliquei no post anterior. Se eles dessem tempo, nem que fosse 30 segundos, para refletir depois de ouvir cada texto, daria para fazer com mais tranquilidade, mas ter que ler questão, alternativas, ouvir a gravação e decidir se vai de A, B ou C ao mesmo tempo não é uma tarefa simples.

Havia apenas 8 pessoas prestando o exame. Fiquei com pena de um rapaz que não conseguiu transferir todas as respostas dele para o gabarito no fim da prova de Reading and Use of English. Ele ficou desolado, tremia de nervoso. O examinador avisa quando faltam 10 e 5 minutos para acabar a prova, não sei como ele não se atentou à isso.

O resultado está previsto para sair dia 25 de julho, mas é provável que saia umas 2 semanas antes. Foi assim com o CAE. Precisaria tirar 60 na prova para conseguir o certificado, mas não estou confiante. Se não passar, te vejo de novo em dezembro, CPE, seu insuportável!

Anúncios

7 comentários sobre “CPE

  1. Matheus

    Estou estudando para fazer o Cpe, e o meu Speaking Exam ja é depois de amanhã. Quais seções da prova você considerou as mais dificeís? voce conseguiu uma ”passing grade”?
    Boa sorte pra você e felicidades !

    1. Bia

      Quando prestei em junho, achei a parte de use of english muito difícil. Eu fiz 57 pontos, logo, não passei! Mas vou tentar de novo agora em dezembro.

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s