CPE – e agora, Bia?

Ontem eu fiz o Speaking do CPE que, ao mesmo tempo em que é assustador, é rápido (16 minutos). Tá, nem é tão assustador, mas se imagine numa situação em que você está completamente ciente de que está sendo avaliado e precisa provar que sabe falar inglês? Situação de fala super espontânea, ao contrário.

O atual exame é dividido em 4 partes e amanhã farei as outras 3. Hoje tomei vergonha na cara e decidi estudar um pouco (sim, porque a vida é muito curta para ficar estudando com antecedência). Seguem minhas conclusões:

1) Ou você sabe todos os phrasals verbs possíveis e imagináveis ou você sabe. Só aqueles básicos do dia-a-dia não te ajudarão em nada;

2) Quem presta o CPE, suponho, tem capacidade para conseguir o certificado. Ou seja, fala um inglês legal. Mas você precisa falar tudo que você já sabe em inglês usando vocábulos que nem os nativos costumam usar, o “inglês difícil”. Mas será que eu sei falar o português difícil?;

3) Use moreoverhoweverthusthereforenevertheless e cia sempre que possível. Eles amam;

4) O listening não testa seu listening (supresa!), mas sua capacidade de ouvir, ler, pensar e responder às questões ao mesmo tempo. E daí que você entendeu cada palavra que ouviu? Se você não conseguiu ler o enunciado e as alternativas e responder ao mesmo tempo em que ouvia, teu bom listening não serve de nada;

Notaram que fiquei azeda, né? Fiz os simulados e não fui tão bem assim. O negócio agora é ir lá amanhã com a cara e a coragem, além de baixa expectativa. E sem broncas, galera, eu sei que deveria ter estudado antes, eu só queria vir no blog me lamentar um pouco com vocês. :)

Na pior das hipóteses, ganho outro certificado de inglês avançado, já que com notas entre 4,5 e 5,9, o Cambridge fica com dó e te dá o certificado no nível anterior. Com sorte, eu consigo o minimo de 6 e ganho meu CPE. Oremos.

Agora vou lá estudar um pouco mais.

Anúncios

6 comentários sobre “CPE – e agora, Bia?

  1. Michel Sá

    Achei teu blog procurando gente que fosse fazer CPE tbm esse ano. Cá estou eu às 2:30 da madruga sem conseguir dormir pensando nessa porcaria de prova que começa daqui há algumas horas… Eu pensei que todas as provas do Cambridge eram feitas ao mesmo tempo. Mas vc já fez o speaking… Enfim, a minha prova vai ser toda de uma vez só e a parte q mais me assombra é o listening… Fiz alguns simulados, uns me dei muuuuito bem e outros eu me lasquei… Enfim, prova é prova…. O listening realmente n testa o listening, testa sua capacidade de fazer zilhares de coisas ao mesmo tempo…. Boa sorte ae…

  2. O exame infelizmente não testa a capacidade do não-nativo de “se virar” na língua inglesa não, é se ele tem o inglês que Cambridge gosta e pronto. De qualquer forma, tem que ler muito, saber muito vocabulário e phrasal verbs, collocations e usar TODO o seu conhecimento na língua. Muito foda!

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s