Nove meses de Irlanda

Mais um mês na terra dos leprechauns! Meu humor mudou muito desde o post de oito meses… passei de um “quase renovo o visto para ficar mais um ano” para um “falta muito para eu voltar para minha terra?”

De repente, a Irlanda perdeu o encanto. Claro que alguns fatores contribuíram para isso, mas nada que eu já não houvesse notado antes. Simples e literalmente, um dia acordei de “saco cheio” e este feeling não passou ainda.

Dentre os motivos:

Frio! Sim, eu sabia que aqui fazia frio, mas eu não imaginava que fizesse tanto frio e por tanto tempo. As temperaturas só começaram a passar de 10 graus há uns 10 dias e fazia frio desde setembro. Foram 7 meses de muito frio e agora está apenas frio. Eu não lembro mais o que é sentir calor, eu não sei mais o que é sair de camiseta na rua, usar rasteirinha ou usar um vestido soltinho.

Dias cinzas. O clima influencia nosso humor, mas só notei isto de fato aqui. A maioria dos dias são cinzas, nublados ou com cara de poucos amigos. O sol sai um dia ou outro e nem sempre fica o dia todo. Passar dias sem ver raios de sol deprime. E você só percebe que era isso o que te deprimia quando finalmente chega aquele dia que o sol brilha sem nuvens o dia todo.

Típico céu irlandês
Típico céu irlandês

Sotaque irlandês. Não, eu não gosto do sotaque deles, de nenhuma região (pois apesar de ser uma ilha com pouco mais de 4 milhões de habitantes, há inúmeros sotaques até mesmo em Dublin). Ainda hoje me pego dizendo “Sorry” por não entender o que me dizem, algo que raramente eu fazia quando morava nos Estados Unidos. A pior parte é que não tive como evitar a mudança no meu inglês: substitui várias palavras no meu vocabulário e passei a “enrolar” menos a língua para falar. Não é pants, é trousers. Não é diaper, é nappy. Não é sneakers, é trainers. Agora eu ando falando waTer, liTTle, beauTiful, nada daquele som de “r”… Quando cheguei por aqui, era comum ouvir os irlandeses me dizendo que eu tinha sotaque americano (leia-se “sotaque brasileiro com traços americanos”). Não sei se isso ainda se aplica.

Sem motivos nem objetivos. Fiquei me perguntando porque estava morando na Irlanda. Aprender inglês? Não. Melhorar o inglês? Também não. Juntar dinheiro? Estudar? Não. Vim para cá para ter mais experiência no exterior e viajar. Experiência, ok. Viajar? Não viajei tanto quanto gostaria ainda.

Rotina. A rotina também tem seu papel. Acordo cedo, trabalho, chego cansada, tomo banho, janto e durmo. Os finais de semana não têm tido tantas novidades também.

Mas a Irlanda tem coisas positivas também, claro, acho que apenas estou vendo o copo meio vazio ultimamente. Talvez meu humor tenha mudado até o post de 10 meses. 😉

6 comentários sobre “Nove meses de Irlanda

  1. Cely

    Bia!

    Eu acho vcs, intercambistas, muito corajosos!
    Eu nunca passei mais que 30 dias no exterior e, todas as vezes, que retorno para casa, volto amando o Brasil e os brasileiros!
    O frio e a falta de sol deprime mesmo! Há estudos sobre aumento de suicídios naqueles países com climas mais radicais, em que o sol quase não aparece!
    Mas, acredito, também, que seu “desencanto” seja também pelos últimos acontecimentos ruins (notebook, passaporte) que devem ter te deixado mais sensível!
    Espero que as coisas melhorem por aí! E que tudo dê certo até o final do tempo previsto! O Brasil vai estar de braços abertos para receber a filha ilustre!
    Beijão e sucesso!!!

  2. Ai, Bia!

    Lembro de ler os seus posts todo empolgadinhos de uns meses atrás e te conhecendo aqui agora, deu pra ver que você desanimou mesmo. 😦

    Mas agora é tentar aproveitar os últimos meses, né?

    Eu tenho medo de desanimar assim por causa do frio e dias cinzas… E sobre o sotaque irlandês, fico frustrada quando tenho que pedir pra eles repetirem. Isso nunca aconteceu antes, poxa! hahaha

  3. “Rotina. A rotina também tem seu papel. Acordo cedo, trabalho, chego cansada, tomo banho, janto e durmo. Os finais de semana não têm tido tantas novidades também.”

    Não vejo isso diferente por aqui hein rs

Preciso comentar esse post!

