Passaporte da depressão

Eu contei aqui como meu passaporte me abandonou sem nem mesmo deixar um bilhete de despedida. A Embaixada do Brasil me deu o prazo de 5 dias úteis para emitir o novo passaporte e no dia marcado, lá fui eu buscá-lo.

Entreguei o protocolo, conferi meus dados, assinei tudo e notei minha cara de Trakinas na foto. Isto não foi planejado. Então, a data de vencimento do passaporte me chamou a atenção: me deram 4 anos de validade, e não 5.

“Moço, por que meu passaporte tem validade de só 4 anos?”
“Porque você perdeu o último. Se perder este aí, o próximo só terá 1 ano de validade. E se perder de novo, apenas 7 meses. Se perder mais uma vez, aí você não terá mais direito de solicitar emissão de passaporte aqui em Dublin.”

Só não bati 3 vezes na madeira e fui tomar uma banho de sal grosso porque não acredito nisso! O funcionário da Embaixada falando desse jeito me deu até arrepio na espinha, apesar de por um instante parecer que eu estava num quadro sem graça do Zorra Total.

Como se não fosse o suficiente eu ter pago o dobro da taxa consular de emissão de passaporte, ter apenas 4 anos de validade e estar com cara de bolacha na foto, quando  viro a primeira página vejo um adesivo gigante colado com a seguinte observação:

Eu tenho Parkinson!
Eu tenho Parkinson!

Como eu não sei bater foto, reproduzo aqui aquela frase embaçada no meio do adesivo:

“Concedido em substituição a passaporte extraviado.”

Por que não escreveram logo loser, não é mesmo?

É claro que sei que este adesivo deve estar aí para facilitar minha vida e não ficar dando explicações na imigração irlandesa, por exemplo, porque eu não tenho o carimbo de entrada no país, mas que isso te faz sentir um loser, ah faz!

Com o fim da novela mexicana “El Passaporte“, agora posso pensar em deixar os dias frios da Irlanda e programar minha próxima viagem. 😉

3 comentários sobre “Passaporte da depressão

  1. Caramba…. Que burocracia! O pior é você ser penalizada desse jeito…. Já imaginou algum fiscal olhando seu passaporte e lendo aquela fase? Ele vai para a sua cara, não vai dizer nada, mas você saberá em seu interior que ele pensou a palavra loser…. So sad little

Preciso comentar esse post!

