Dublinia

Localizado em Dublin 8, ao lado da Christ Church, o Dublinia é um museu que conta a história dos vikings e sua relação com a fundação de Dublin, um prato cheio para quem curte história.

Os primeiros vikings!
Os primeiros vikings!

A visita começa contando como e por que os vikings saíram em busca de novas terras, sua cultura, religião, crenças e costumes, além de situar o visitante na Dublin de mais de 1000 anos atrás. O nome da cidade vem do irlandês Dubh Linn, que significa black pool e pode ser traduzido como piscina negra, uma referência ao Rio Liffey. Com o tempo, Dubh Linn se tornou Dublin.

Eu pegava essa guerreira viking, hein!
Eu pegava essa guerreira viking, hein!

Ainda no primeiro andar do museu ficamos sabendo mais sobre as casas, roupas, hábitos alimentares e alfabeto dos vikings que montaram o primeiro acampamento na região.

Até sobre os banheiros vikings ficamos sabendo!
Até sobre os banheiros vikings ficamos sabendo!

Já o segundo andar do museu conta como era a vida em Dublin depois que a cidade já estava estabelecida, na Idade Média. Entre outras coisas, fala da falta de higiene e doenças que acometeram a cidade, de como pequenos crimes eram punidos e do comércio.

Eh, não se vivia muito na Dublin Medieval...
Eh, não se vivia muito na Dublin Medieval…

Finalmente, no último andar (onde não é permitido fotografar), há a parte científica “da coisa”. Mostram como foram feitas escavações, onde foram achadas, como os arqueólogos calculam a idade de ossadas e como identificaram o estilo de vida viking tanto tempo depois.

No último andar há mapas do centro da cidade de diferentes épocas e achei interessantíssimo ver que o Stephen’s Green Park, por exemplo, já aparecia em mapas do século 17. Quem vê ou passa por Dublin hoje em dia nem imagina que está andando sobre séculos de história!

O pequeno documentário aqui embaixo resume bem toda a história dos vikings e outras partes da história de Dublin. Partes dele foram usadas no museu, naquelas TVs interativas. A linguagem é bem simples e parece ter sido produzido para estudantes de ensino médio, no máximo, irlandeses. Contudo, vale a pena ver para saber um pouco mais da história da cidade. 😉

 

Anúncios

2 comentários sobre “Dublinia

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s