Sem lenço nem documento, digo, passaporte

Eu não gostaria de estar escrevendo o post de hoje, não com conhecimento de causa, mas infelizmente, sim, eu perdi meu passaporte!

O caso

Eu não uso meu passaporte como documento de identificação, logo, eu nunca saio com ele. A última vez que o peguei foi para levar para a família, já que eles queriam uma cópia do documento (por segurança, afinal, eu sei quem eu sou, mas eles não). Eu lembro que guardei o passaporte na minha gaveta e alguns dias depois coloquei numa pasta onde guardo todos os meus documentos. Eu tenho dois passaportes, um vencido com um visto americano e o válido e ambos ficavam dentro de uma pastinha roxa dentro da pasta de documentos, mas na preguiça, naquele dia eu não guardei o novo na pastinha, apenas na pasta grande. Semanas depois, eu peguei meu certificado do CAE e o guardei nesta pasta. Não me lembro se vi o passaporte dentro da pasta neste dia, mas acredito que sim. Alguns dias depois, fui procurar o passaporte e cadê? Sumiu, assim, sem deixar rastros nem um bilhete de despedida.

A procura

Claro que procurei este passaporte feito louca. Olhei cada canto da casa (até dentro do sofá eu olhei), revistei cada bolso de casaco, cada bolsa, cada cantinho que ele poderia estar e nada. Primeiro veio a fase da negação: eu não posso ter perdido um passaporte dentro de casa. Depois, a fase da aceitação: se eu não achei, ele sumiu e preciso fazer outro. Aí veio a fase do susto: o novo me custaria 160 euros ou mais de 400 reais. O absurdo é que no Brasil custaria pouco mais de 300.

"Fui para um lugar mais quente! Beijos, Passaporte"
“Fui para um lugar mais quente! Beijos, Passaporte”

Com a perda do passaporte, cancelei todos os meus planos de viajar no Easter Break, pois não queria arriscar comprar passagens sem saber quando teria o novo passaporte em mãos. Estou vibrando com a ideia de ficar duas semanas de férias do trabalho e continuar em Dublin. Uhuuu! ¬¬

Solicitando um novo passaporte

Dos males, o menor. Felizmente há uma embaixada brasileira em Dublin, caso contrário, precisaria viajar para ir a mais próxima. Mas com o tanto de brasileiro que tem aqui, seria até irônico se não houvesse embaixada nesta cidade!

O processo é relativamente simples e até mais rápido do que no Brasil. Espero que você nunca perca seu passaporte em terras irlandesas, mas caso isso aconteça ou você precise renovar o seu, aqui vai o passo-a-passo:

1. Acessar este link aqui e preencher o formulário da forma mais completa possível. Quando terminar, imprima e assine.

2. Acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral e imprimir o comprovante de que votou nas últimas eleições. Na verdade, o comprovante mostra sua situação eleitoral. Eu não votei nas últimas eleições e nem justifiquei porque já estava na Irlanda, mas como ainda não retornei ao Brasil, a justiça considera que estou quite. Quando retornar à República das Bananas ao Brasil eu só preciso ir ao cartório e apresentar o passaporte para justificar minha ausência, mas até lá, para todos os efeitos, estou quite.

3. Tirar uma cópia do RG, CNH ou Carteira de trabalho.

4. Fazer o pagamento do novo passaporte no Bank of Ireland. Se for renovação, o valor é 80 euros, mas quando não se apresenta o passaporte anterior (meu caso), 160 euros. Guarde o comprovante de pagamento melhor do que guardou seu passaporte.

5. No caso de perda, furto ou extravio, ir ao posto da GARDA mais próximo do local onde foi perdido/furtado e fazer uma ocorrência.

6. Juntar todos os documentos acompanhados de seus originais, se for o caso, e ir a Embaixada do Brasil (Block 8, Harcourt Centre, Charlotte Way, Dublin 2, Irlanda). O horário de atendimento é das 10h às 13h e fecha em todo feriado brasileiro ou irlandês. Pois é.

Eu fiz tudo isso ontem. Saí de casa com tempo, fui ao posto da GARDA, onde fiquei mais de 40 minutos esperando a boa vontade do policial atender o público (sim, acreditem, quando cheguei havia fila e ninguém para atender). Saí faltando meia hora para a Embaixada fechar, ainda fui ao AIB sacar meus preciosos euricos, depois fui ao Bank of Ireland fazer o depósito, passei correndo numa lojinha para imprimir tudo e subi a Grafton Street correndo, porque faltavam apenas 15 minutos para dar 1 da tarde. Cheguei às 12:55, morrendo de calor (lembrei como é essa sensação) e ouvindo o porteiro falar que eu estava com sorte, pois o atendimento se encerraria em 5 minutos.

Foi tudo muito rápido. O funcionário conferiu meus documentos e me deu um protocolo para retirar o passaporte na semana que vem. Tirou minha digitais e minha foto e pronto, agora é só esperar.

Teoria da Conspiração

É claro que por noites seguidas eu deitei para dormir e fiquei matutando onde o passaporte poderia estar, como poderia sumir dentro de casa? Fiquei tentando forçar minha memória para lembrar se eu não havia guardado em outro lugar, mas ela sempre me dizia “Sim, Bia, você o guardou naquela pasta de documentos mesmo”. Então, comecei a bolar teorias do desaparecimento do passaporte e a mais lógica é que, de alguma forma, num descuido, ele tenha ido parar no lixo. Eu mantinha um saco de lixo no quarto e talvez, quando peguei a pasta, ele tenha caído dentro e eu não percebi. Sei que esta teoria é tosca, quem não perceberia um passaporte caindo? Mas a gente precisa achar explicações para tudo nesta vida e foi esta que achei para explicar algo tão estranho. Ou isso ou meu passaporte ganhou vida, se cansou de passar frio e foi para as Ilhas Canárias.

O ocorrido até ganhou trilha sonora…

“Caminhando contra o vento (de Dublin)
Sem lenço, sem passaporte
Na neve de quase abril…
Eu voooooooou”

12 comentários sobre “Sem lenço nem documento, digo, passaporte

  1. Cely

    Jesus!!!! Que problemão!!!! O bom é que vc tem senso de humor! Eu tirei a cópia colorida do meu, plastifiquei e é com isso que ando, quando viajo! Mas, no seu caso, desapareceu em casa!!!! Muito estranho! Minha mãe tem um ditado: “quando a mão não pega, a casa dá conta”! Rs

  2. Nossa, meu. Perder qualquer coisa já é uó, perder coisa importante é pior ainda… Ainda mais em casa! Como te contei, tenho uma amiga que perdeu o celular em casa e nunca mais achou. Ela também acha que ele foi pro lixo!
    Mas o importante é que agora você terá o seu documento em mãos AND você tinha o dinheiro pra fazer outro tranquilo. Imagina se você tivesse no maior aperto e tal? Aí seria tenso.

Preciso comentar esse post!

