Londres II

Dia 2

Acordamos nem tão cedo, tomamos café e fomos para o The British Museum, que ficava bem próximo ao nosso hostel. A entrada é gratuita, mas eles pedem uma contribuição de 4 libras aos visitantes. O museu tem cerca de 4 km de corredores, então é essencial ir com bastante tempo e/ou planejar antes quais exposições deseja visitar.

Belo teto!
Belo teto!

Uma das exposições mais interessantes para mim é onde ficam as múmias. Eu fiquei impressionada da primeira vez que visitei e desta vez também. As múmias ficam expostas e há uma explicação de quem foram estas pessoas e em que condições estão os corpos, além de exames de raio-x. Eu vejo que é o corpo mumificado de uma pessoa que viveu há 2, 3 mil anos e fico admirada.

Impressionante, não?
Impressionante, não?

Seguimos, então, para a King’s Cross/ St. Pancras Station, que é uma estação de metrô e também terminal de trem para viagens internacionais. Eu havia ido lá na primeira vez que fui a Londres, mas só porque meu trem para Paris partia desta estação. O que eu não sabia é que cenas da saga de Harry Potter foram gravadas lá. Eu li os seis primeiros livros da J.K. Rowling, mas quando saiu o último eu já tinha 20 e poucos anos, estudava e trabalhava o dia todo e não tinha mais interesse em saber que fim teria o pequeno Harry. Resumindo, pedi para me contarem se ele morria ou não. Porém, meu namorado queria visitar a Plataforma 9 3/4 e lá fomos.

Vale lembrar que as cenas do filme foram gravadas nas plataformas 4 e 5, que ficam na estação principal. A plataforma 9 fica numa estação adjacente e é lá que fica a fictícia-quase-real plataforma 9 3/4.

É daqui que saem os trens para Hogwarts?
É daqui que saem os trens para Hogwarts?

Havia uma fila gigante para bater fotos, porque a fila era controlada pela lojinha que fica ali. Quem fica na fila tem o direito de tirar foto com a própria câmera, mas há um fotógrafo profissional que pede para as pessoas pularem como se estivessem empurrando o carrinho contra a parede e aí, bate a foto que pode ser adquirida por “apenas” 8 libras. Dentro da loja também há diversos artigos do filme, como varinhas, uniformes e coisas do tipo. Indispensável dizer que era tudo muito caro antes mesmo de converter para reais.

Como precisávamos trocar de hostel, de lá fomos deixar nossas mochilas no outro albergue. O plano era fazer uma refeição, descansar um pouco e ir para o Big Ben aguardar os fogos, mas encontramos uma conhecida no caminho que nos disse que os pontos de acesso seriam fechados cedo, então deveríamos ir logo.

Chegamos no local por volta de 18h15 e já estava bem movimentado, mas não lotado. Os guardas me informaram que a  ponte seria fechada às 20h, mas apenas do lado da estação Westminster, principal forma de acesso ao Big Ben. Resumindo: poderíamos ter seguidos nossos planos e chegado mais tarde, já que a ponte não ficou absurdamente lotada. Às 20h, ligaram a única caixa de som instalada no local e ficamos ouvindo música até a queima de fogos. Não havia nada para se fazer, a não ser esperar… Encontramos alguns conhecidos e ficamos conversando para passar o tempo. À meia-noite, o Big Ben deu suas doze badaladas e, em seguida, começaram os fogos perto do London Eye.

London Eye + Fireworks
London Eye + Fireworks
Difícil ser baixinha...
Difícil ser baixinha…
Fireworks! Happy New Year!
Fireworks! Happy New Year!

A queima de fogos durou cerca de 12 minutos. Foi muito bonito ver o London Eye todo colorido com os fogos, mas eu estava esperando que houvesse outro ponto de queima de fogos atrás do Big Ben. Foi bacana, mas assim que a queima terminou, não havia nada para comemorar a chegada de 2013.  Basicamente, é ver os fogos e ir embora. Não que voltar tenha sido fácil! Foi tudo muito bem organizado, então, a polícia ia fechando os portões conforme as ruas se enchiam e foram abrindo aos poucos no fim para controlar o fluxo de pessoas, logo, demorou muito. Além disso, apesar de o metrô estar funcionando de graça de 23h45 até às 4h30 da manhã, a estação Westminster estava fechada, então precisamos andar para as estações próximas. Saímos da ponte às 0h20 e conseguimos chegar no hostel por volta de 2h15 – não fizemos nenhuma parada!

Estávamos exaustos depois de um dia na cidade e de ficar horas esperando pelos fogos!

[continua]

Anúncios

3 comentários sobre “Londres II

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s