Sobre o inverno e a depressão

Inverno. Frio. Dia? Escuridão.

Brasileiro, quase que invariavelmente é macaquinho de filme Hollywoodiano. Quem nunca sonhou em ver neve? Ou se imaginou nos Estados Unidos vivendo uma vida de filme? Uma coisa que nós sempre vemos no cinema e ficamos curiosos é como as quatro estações podem, de fato, existir e serem bem distintas. Eu sou de São Paulo e tudo que sabia sobre as estações até então era que o verão é muito mais quente que a primavera e o inverno é mais frio que o outono. Pelo menos, era assim que eu explicava o tempo no Brasil aos americanos.

Eu já comentei sobre o outono aqui no blog. Ele se foi e o inverno chegou, sem neve, mas chegou. Quanto às temperaturas, não senti muita diferença, já que, basicamente, está frio desde setembro. O inverno por aqui não lembra nem um pouco o do cinema, e em vez de neve temos noites longas, muito longas.

Algo que não passou despercebido por nenhum brasileiro é o quão curto o dia está. Tem amanhecido por volta de 8h e pouco depois das 16h, o Sol já começa a se despedir, mas por volta de 15h30, já é possível ver a Lua no céu. Então, temos cerca de 8h de luz e 16h de escuridão. A pessoa que vos escreve está de férias das aulas e desempregada, logo, sem horário pra nada e acordando depois do meio-dia. Agora, faça as contas. Se eu acordo às 12h e o Sol se vai às 16h, estou tendo apenas 4h de luz. Vitamina D mandou lembranças.

Existem estudos que comprovam que o número de suicídios aumenta no inverno, especialmente em países onde os dias são curtos. Pois é, a falta de luz causa depressão.

Confesso que realmente dá uma tristeza ao sair de casa depois do almoço, por exemplo, e pouco tempo depois ver o dia escurecendo. Fica aquela sensação de não ter aproveitado nada. É ainda pior quando temos dias nublados e chuvosos, pois dá a sensação de que ficou escuro o dia todo.

Eu tirei esta foto hoje, por volta de 16h30, na Grafton Street.

4 e meia da noite!
4 e meia da noite!

Sentiram o drama?

Anúncios

3 comentários sobre “Sobre o inverno e a depressão

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s