Mais coisas de Irlanda

Você pode ler as primeiras “Coisas de Irlanda” neste post aqui.

*Depósito – Aqui existe a cultura do “depósito”, mas o engraçado é que é para tudo! O depósito seria um dinheiro a mais que se paga como um seguro, digamos assim. Quando se aluga um apartamento, paga-se um mês adiantado de aluguel de depósito, que será devolvido no fim do contrato. Se você tem luz em casa, a companhia vai te pedir 300 euros de depósito (para o caso de você não pagar alguma conta – porque não faz sentido nenhum eles cortarem sua energia por falta de pagamento, não é mesmo?). Se você comprar um celular num plano pós-pago, adivinha o que tem? Depósito. Ouvi dizer que até para conseguir emprego de rickshaw, hoje em dia estão cobrando depósito.

* TV é paga – No Brasil temos os canais abertos e os de TV a cabo. Os canais abertos são gratuitos, mas não na Irlanda. Eu não tenho TV em casa (e isto não faz a menor diferença para mim), mas ouvi dizer que existem cerca de 6 canais abertos que são do governo (RTE). Se você tiver uma TV em casa, precisa pagar 160 euros por ano por isso. Bem, “precisa” é modo de dizer, porque sabemos que muitos intercambistas importaram a TV à gato das terras tupiniquins e não pagam nada. Né?

*Feijão no molho de tomate – Aqui não se acha o nosso feijão no mercado para cozinhar. Mas é possível comprá-lo já  pronto em lata. Até aí, tudo bem, aposto que você já até ficou feliz… mas o feijão vem cozido no molho de tomate! Não posso nem dizer se é bom ou ruim, porque não tive estômago para provar. É, sou fresca para comer: se eu morei um ano nos EUA e não quis experimentar o feijão doce (eeeca), não é aqui que vou comer feijão no molho!

Delícia! Not!
Delícia! Not!

*Troco de 1 centavo Pare e pense: quando foi a última vez que você viu uma moeda de um centavo no Brasil? Quantas vezes já se perguntou por que existem lojinhas de 1,99, se você nunca recebe seu 1 centavo de troco? Pois se prepare, porque aqui na Irlanda você vai receber cada centavo de troco de volta. Sua compra deu 3,97? Ganha 3 centavos. Deu 2,99? 1 centavo. Mas também, se o total for 1,97 e você der 1,95, espere ser cobrado. O ruim é que como não temos o hábito de usar essas moedinhas, quando se percebe, tem uma coleção delas dentro da carteira.

*Knackers- Há muito mistério envolvido nos knackers. Teoricamente, são irlandeses de classe baixa, sem oportunidades (estudo, trabalho), que costumam viver de ajuda do governo, vivem no centro da cidade e não gostam de estrangeiros. Isto é o que todo mundo diz. Há vários boatos de que os knackers xingam, jogam ovos e ameaçam estrangeiros. Eu nunca vi nada do tipo. Para mim, o estereótipo de knacker é um cara vestindo moletom azul/cinza da Adidas, com sotaque irlandês muito forte e voz rouca de tanto fumar e beber. Mas não tema os tais knackers: se você não mexer ou não revidar alguma provocação boba e continuar seguindo seu caminho, nada vai acontecer. E outra, eles moram no centro, onde mora MUITO estrangeiro e tem MUITO turista. Imagina se eles fossem “atacar” cada pessoa que eles ouvissem falando uma língua diferente? O pessoal fala demais.

*Numeração das ruas- No Brasil, ou em São Paulo, pelo menos, a numeração das casas aumenta sentido bairro. De um lado da rua ficam os números ímpares e do outro, os pares. Aqui em Dublin pode ser meio confuso. A numeração começa no começo da rua e vai em ordem até o fim. Aí, do outro lado a numeração continua em ordem crescente até chegar a outra ponta. Ou seja, no começo da rua, do seu lado esquerdo pode estar a casa 1 e do direito, a casa 50. Deu para entender?

*Buy me, I’m Irish!- Aqui é um país pequeno que importa muita coisa de outros países europeus, especialmente do Reino Unido. Frutas dificilmente são irlandesas. Então, todo produto 100% produzido na Irlanda leva um selinho na embalagem, para incentivar os consumidores a comprarem. Se você pensar que no Brasil é exatamente o contrário, que quase tudo é produzido no nosso país e o diferencial é quando é importado, isso soa um pouco estranho, não? Eu achei.

Anúncios

3 comentários sobre “Mais coisas de Irlanda

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s