Quanto custa levar uma vida de estudante na Irlanda?

Acho que no tesauro deveria ser incluso um novo sinônimo para a palavra pobre: intercambista estudante na Europa. Por algum motivo x, amigos e familiares que ficam no Brasil acham que nós, intercambistas, somos abastados financeiramente.  É difícil ter de acabar com o glamour do intercâmbio assim, principalmente se você for meu amigo ou é da família, mas saiba que não, eu não sou rica, não ganhava rios de dinheiro antes e, obviamente, nunca exerci nenhuma atividade ilegal para estar aqui neste instante.

Entenda que se estou na Europa, a consequência foi justamente ficar pobre e creio que esta seja a realidade de uns 90% dos brasileiros que vêm para cá. Os outros 10% talvez venham de famílias verdadeiramente ricas e quiçá, nem trabalharam para juntar dinheiro para vir para terra do arco-íris depois da chuva (fonte: Bia’s mind).

Resumindo: morar fora não é sinônimo de ter dinheiro. É sinônimo de que você teve dinheiro em algum momento da sua vida e isto não te pertence mais. Supere este fato.

Pois bem. Agora é necessário encarar a vida de pobre na Irlanda. Quanto custa?

Vamos partir do princípio que por saber que se vive uma fase passageira da vida, você está disposto a abrir mão de um certo padrão que você tinha no Brasil. Ou vai dizer que você comprava o feijão Carrefour? A bolacha Extra? Dolly Guaraná? Mas que atire a primeira pedra quem nunca comprou nenhum produto sequer da marca Tesco.

Moradia

Esqueça o sonho da casa própria. Aqui é o “Meu aluguel, minha vida“. Há 99,9% de chances de você morar em uma república, ou seja, compartilhar casa com pessoas que nunca viu na vida ou nem mesmo falem tua língua. O valor do aluguel vai depender do tamanho da casa, localização, número de moradores e se o quarto é compartilhado ou single.

Se for morar numa casa no centro (Dublin 1 ou 2) em quarto compartilhado que caibam todos confortavelmente (ou seja, não tentar colocar 4 pessoas num quarto que cabem 2, por exemplo), o valor do aluguel fica em torno de 200 a 240 euros por pessoa.  Quartos single podem ficar na faixa de 300 a 400 euricos, em média.

Mercado

Você não se dará ao luxo de comprar apenas marcas conhecidas, afinal, o Tesco tem praticamente tudo com sua própria marca. E quando eu digo “tudo”, eu não estou exagerando:

Sim, existe o vinho da marca Tesco e ele vem em caixa de suco!

Para quem não sabe, o Tesco é uma grande rede de supermercados na Irlanda e Reino Unido e é o mais popular entre os intercambistas, principalmente por vender seus produtos por um preço bem abaixo das marcas conhecidas. Enquanto você pagaria cerca 1,50 euros num pacote de pão de forma de uma marca qualquer, comprando o pão de forma Tesco, você gasta só 0,65 centavos. Pegou a ideia?

Pois bem, assumindo que você comprará a marca Tesco sempre que possível, dará sempre uma passadinha no Reduced do mesmo mercado (todos os dias, itens com data de validade próxima ao vencimento são colocados numa prateleira e vendidos por um preço bem mais camarada) e vai se virar para achar fontes alternativas de proteína, já que está fora de questão comer carne vermelha todo dia ($e é que você me entende $, né?), você gastará entre 60 e 80 euros com alimentação por mês. Com isso, você garante todas as suas refeições, o lanchinho da escola e ainda dá para comprar umas besteirinhas para adoçar o paladar. Pode até comprar um feijão ou uma massa pronta de pão de queijo nas lojinhas brasileiras da vida de vez em quando (mas se prepare, tudo custa bem mais do que no Brasil).

Contas

Não se paga água na Irlanda ainda, mas há rumores de que em 2013 o governo passará a cobrá-la.

A conta de luz vem a cada 2 meses, o que, na minha opinião, não é muito legal. O valor vai depender muito do estilo de vida da casa e da época do ano, já que se costuma gastar mais no inverno por causa do aquecedor. A média fica entre 25 e 50 euros, pelo o que tenho visto. Algumas casas têm conta de gás, mas costuma ser pouco, não mais que 10 ou 15 euros.

A maioria das casas aqui tem UPC como provedor de internet e custa cerca de 45 euros por mês. Novamente, o valor vai depender do número de pessoas da casa, mas normalmente fica entre 8 e 12 euros.

Se você tiver TV, é cobrada uma taxa anual de 160 euros. É obrigatória e não é TV a cabo, mesmo para assistir os canais abertos é necessário pagar esta taxa.

Celular

Por incrível que pareça, é mais barato fazer uma ligação para um telefone fixo no Brasil do que para um aqui na Irlanda mesmo! As companhias de celular sempre tem promoções e tarifas muito boas. Eu e 90% dos brasileiros têm a Fodafone Vodafone, pois ela dá ligações e mensagens de texto ilimitadas para qualquer Vodafone, além de internet. Porém, há empresas que são mais camaradas, pois fazem ligação para o Brasil por apenas 1 centavo o minutos, como a Lyca e Tesco (viu que eu não estava de brincadeira, né? O Tesco tem até sua própria operadora de celular!).

O valor gasto com telefonia vai depender dos seus hábitos, mas carregando uma vez ao mês, ficará entre 20 e 30 euros.

Custo de vida

Você tendo casa, comida, luz, internet e um meio de comunicação, você tem o kit básico de sobrevivência. Assim, entre 320 e 400 euros é o mínimo que você precisa ter todo mês para se manter na Ilha da baguete salvadora de 2 euros dos leprechauns!

É óbvio que nem só do kit básico viverá o homem. Eventualmente você precisará comprar uma roupa, vai sair para se divertir (e aí, depende do quanto você bebe, já que aqui sinônimo de diversão é ir para pub!), poderá fazer atividades pagas (visitar museus, por exemplo), enfim, gastará um pouco mais que isso para fazer algo além do básico. Este custo eu não posso calcular, pois depende do estilo de vida de cada intercambista.

O porquinho sofre!

Dúvidas? Escreva para umfabulosodestino@gmail.com. 😉

Anúncios

10 comentários sobre “Quanto custa levar uma vida de estudante na Irlanda?

    1. Bia

      Estágio? Bem, não sei sobre estágios, mas o salário mínimo por aqui é 8,65 euros por hora, sendo que com visto de estudante podemos trabalhar até 20h por semana durante o curso e até 40h no período de férias. É só fazer as contas! 😉

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s