Halloween

Que o tal do Rélouin  é uma tradição nos Estados Unidos, com direito a festa à fantasia, casas decoradas, gostosuras ou travessuras e por aí vai, você já sabe. Mas já pensou que esse costume não se originou na Terra linda do Tio Obama Sam?

“This is Halloween!”

Não existe apenas uma versão para a origem do Halloween, mas uma delas diz que tudo começou aqui na Ilha dos Leprechauns, aqueles pagãos! Os tais celtas, no dia 31 de outubro, celebravam o fim da época de colheitas e o início do inverno, época em que deveriam se preparar para o frio que estava chegando (se no verão não faz o calor propriamente dito, não aquele conhecido por tupiniquins, pelo menos, imagina como é no inverno, então – eu não precisarei imaginar, porque em algumas semanas sentirei na pele).

Voltando às celebrações, neste dia, os celtas acreditavam que a porta para o outro mundo se abria e as almas de pessoas mortas e outras criaturas mágicas, como fadas, vinham visitar este mundo. Porém, nem todas as almas e fadinhas eram do bem e para tentar se defender dos seres do mal, os celtas se fantasiavam. Outro costume dos celtas era de bater de porta em porta pedindo comida e materiais para acender fogueiras para se protegerem do frio. Daí a tradição de usar fantasias e de ir de porta em porta dizendo “travessuras ou gosturas” (trick or treat, em inglês).

Aí a ideia chegou nos Estados Unidos e de lá foi exportada para diversos lugares do mundo que não têm nada a ver com isso, como o Brasil.

Desde a semana passada, as festas de Halloween estão com tudo aqui em Dublin. Basta sair à noite para ver milhares de pessoas fantasiadas e as irlandesas ignorando temperaturas tão baixas quanto 0 grau com suas mini-fantasias! No fim, é mais um motivo que o povo irlandês tem para ir para os pubs! 😉 Pândegos!

Anúncios

2 comentários sobre “Halloween

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s