Usando o seguro de saúde no exterior

Eu já fiz minhas reflexões sobre comprar ou não um seguro de viagem/saúde quando se vem morar no exterior aqui. Minha opinião: SIM, você deve comprar. Não comprar seguro saúde é a economia mais porca que você pode fazer num intercâmbio. Por mais saudável que se seja, nunca se sabe quando algo pode acontecer e, acredite, não venha com a ilusão de que na Europa é tudo perfeito, porque não é. Nunca precisei utilizar hospitais públicos na Irlanda, mas já ouvi dizer que o atendimento não é bom e o conceito de público aqui é diferente do que temos no Brasil: sim, você paga quando utiliza o serviço de saúde pública e não é barato.

Eu tenho o seguro GTA Bronze, que é um seguro de viagem que também cobre despesas médicas. Não é como no Brasil, que posso ligar e marcar médico quando quero, mas eu não preciso estar morrendo para ser atendida também.

“Diga 33!”

No último final de semana estava com alguns sintomas X, que eu já sabia do que se tratava, pois já havia sentido antes. Não querendo me auto-medicar (e, nem podendo, pois precisaria de receita para comprar o remédio), liguei para o seguro. O processo foi simples e incrivelmente rápido!

1. Liguei para o número do GTA no Brasil;

2. O atendente pediu o número do meu voucher, confirmou meus dados e perguntou quais eram os meus sintomas;

3. Cerca de 25 minutos depois, o escritório local (no Reino Unido), me ligou. Pediram meu endereço e mais detalhes dos meus sintomas. Como era um domingo, o atendente disse que eu tinha duas opções: retornar a ligação na segunda de manhã para marcar uma consulta ou solicitar que um médico de plantão fosse à minha casa. Escolhi a segunda opção, claro;

4. Cerca de 1h20 depois, o médico chegou.

Foi tudo bem rápido. O médico (que não era irlandês) me perguntou quais eram os sintomas e realizou um exame em casa mesmo. Achei incrível! Ele trouxe todo o material para realizar o atendimento e na hora já obteve o resultado. Depois, só me receitou o remédio e deu algumas orientações. Fui à farmácia e, felizmente, remédio não é tão caro aqui e agora está tudo bem!

Digo que fiz o seguro viagem/saúde para não utilizar (quem gosta de ficar doente?), mas acabei precisando. De qualquer forma, estou satisfeita com o atendimento e feliz por não ter precisado recorrer a saúde pública irlandesa! 😉

5 comentários sobre “Usando o seguro de saúde no exterior

  1. MARIA ASSIS

    estou indo para australia e fiz seguro saude, mas me preocupo se eu precisar realmente vou conseguir usar??? vou ter que desembolsar algum valor?

    1. Bia

      Maria,
      Não sei qual seguro você fez ou o plano, então é importante você tirar todas as suas dúvidas antes de viajar. O meu seguro erao GTA Bronze e fui muito bem atentidada quando precisei.

Preciso comentar esse post!

