Minha vida de Au Pair – Versão Europeia II

Acabei descobrindo o que faço com as meninas: como um amigo comentou no post anterior, eu sou o “botão de emergência” do trem da linha amarela de São Paulo! O trem viaja sem operador, para na estação, abre e fecha as portas e faz tudo por conta própria, mas sempre tem um funcionário do metrô lá, caso algo dê errado! Acho que estou lá para isso mesmo! hehehe…

Algo que me deixou impressionada foi o fato de a família ter me conhecido numa terça-feira, conversado comigo por cerca de 15 minutos, e já na segunda-feira seguinte me largar na casa deles com suas duas filhas. Eu sei quem eu sou (jura, Bia?), sei que jamais faria nada de mal com as meninas, mas eles não sabiam disso. Nem checaram minhas referências (que eu me prontifiquei a fornecer e eram todas verdadeiras). E como já contei no post anterior, nem me deram recomendações ou falaram da rotina das meninas. Tudo o que a mãe me disse foi que elas eram bem comportadas. E pior que são mesmo!

A parte positiva de ser au pair e ser au pair de crianças grandes é praticar inglês! Tem dia que elas não estão muito pra conversa e eu também não insisto. Mas quando elas estão tagarelas, aí eu APROVEITO e sugo todo o inglês delas com aquele sotaque indefinido dessa terra do trevo de quatro folhas!

Como já contei, a menina mais velha costuma chegar em casa e ir direto para o quarto fazer lição de casa e sei lá eu mais o que. Já a mais nova fica na sala comigo fazendo a dela. O legal é que ela me pede ajuda com a lição, especialmente com o “Spelling Book”, que, pelo que percebi, é um livro que trabalha a ortografia e também visa enriquecer o vocabulário da criança, além de trabalhar alguns pontos gramaticais simples.

Hoje, por exemplo, ela me perguntou o significado de “frequently” e “often”. E acho engraçado, porque ao mesmo tempo em que soa estranho ela não saber, já que é nativa, não posso me esquecer de que ela é uma criança, e o significado de algumas palavras ainda não está claro para ela. Outro dia, ela estava com dificuldade em escrever outono, autumn, em inglês, eu a ajudei e ela fazia uma cara do tipo “ai, você está me ensinando errado, sua gringa”. Mas no dia seguinte, lá fui eu pentelhar “E aí, eu soletrei ‘autumn‘ certo pra você?”. Ela sorriu timidamente e acenou que sim com a cabeça.

Eu também me aproveito e faço várias perguntas para ela. Há muitas diferenças de vocabulário entre o inglês daqui e dos EUA e eu sempre estou muito curiosa para saber todas! Outro dia, por exemplo, ela estava fazendo a homework e eu li a palavra jumper no livro.

“What is jumper?”
“You don’t know what a jumper is?” – com uma expressão incrédula, como quem pensa “Caramba, você fala inglês tão bem e não sabe mesmo o que isso quer dizer? Você deve estar me zuando!”

E foi assim que descobri que jumper é a mesma coisa que sweater, mas se eu falar sweater aqui na Irlanda, as pessoas vão estranhar, porque vai soar muito americano, nas palavras da própria criança!

Bem, e assim segue minha vida de minder na Europa. Trabalho pouco, não me estresso, pratico inglês com nativos e ainda aprendo palavras novas do inglês irlandês de brinde!

Trabalhando, ganhando euricos e aprendendo!

Aprender sempre!

3 comentários sobre “Minha vida de Au Pair – Versão Europeia II

  1. Projeto Verena

    Querido Botão de Emergência (rs),
    Bem legal esse post, gostei mesmo… na essência da palavra. É curioso notar esses pequenas diferenças em línguas aparentemente iguais não é?
    Mais curioso ainda é a extrema fé na bondade das pessoas que confiam sua família a uma estranha sem antes tomar outras precauções – risos.
    Será que os brasileiros são mais desconfiados ou seremos nós menos crédulos que o resto do mundo?

  2. Bia

    Boa pergunta! Mas eu ainda acha um absurdo a pessoa colocar uma estrangeira que nunca viu na vida pra cuidar das filhas! Sorte dela que sou uma pessoa boa! 🙂

Preciso comentar esse post!

