St. Patrick’s Day

Quem é esse tal de São Patrício, o Saint Patrick? Já falei um pouquinho dele aqui, mas agora que o dia dele está chegando (17 de março), que tal conhecermos melhor esse cara?

St. Patrick’s Day é um dos feriados mais tradicionais na Irlanda. Tudo começou quando o Patrick nasceu lá no século IV. Pouco se sabe sobre sua juventude, mas suspeita-se que ele tenha nascido na Inglaterra e aos 16 anos, raptado e levado para a Irlanda. Foi quando o Patrick teve uma “revelação divina” e resolveu virar padre. Para explicar o conceito de trindade, ele usava um trevo (em inglês, shamrock), que também acabou virando o símbolo da terra dos leprechauns.

A Irlanda é um país basicamente católico e isso se deve, principalmente, ao St. Patrick. Assim, as primeiras comemorações celebravam tanto o Patrick, que se tornou o padroeiro do país, como a chegada do Cristianismo na Irlanda.

E por que o verde?
Lembra que ele usava um trevo para explicar a trindade? De que cor é o trevo? Então, por isso mesmo. Neste dia, diz a tradição que todos devem usar alguma peça de roupa verde, senão há ainda uma outra tradição, especialmente entre as crianças, que diz que quem não se veste desta cor, ganha um beslicão dos amigos!

Nos últimos anos, o feriado se tornou um big deal na Irlanda e desde 1903 é um feriado oficial. Além disso, desde 1996, o governo irlandês promove o St. Patrick’s Day Festival, que dura cerca de 4 dias.

Não preciso dizer que hoje em dia o feriado está espalhado por todo mundo e não é só na terra do pote de ouro no fim do arco-íris que se comemora o feriado “religioso”. Aqui no Brasil, por exemplo, há vários pubs irlandeses que celebram a data com tudo que se tem direito, como cerveja.

O que cerveja tem a ver com um santo? Ah, sei lá. O que a Páscoa tem a ver com o Carnaval no Brasil? E o Carnaval só é um feriado móvel porque deve acontecer 47 dias antes da Páscoa. E não me perguntem como o domingo de Páscoa é escolhido, ok? ¬¬

Capriche no verde and enjoy your St. Patrick’s Day! 😉

Anúncios

Um comentário sobre “St. Patrick’s Day

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s