Do planejamento à realidade

Depois de uma maratona de visitas à agências (7, no total) e muita pesquisa, finalmente comprei o curso de inglês. Cheguei a negociar diretamente com a ECM College, mas além de o atendimento ter deixado muito a desejar (mas não se preocupem, o representante que tratou comigo saiu da escola e o pessoal que está por lá agora parece ser bem mais atencioso), estava mais em conta fechar diretamente com a agência. A escola já havia aumentado os valores para 2012, mas a agência ainda não.

E a pergunta que não quer calar: fechar diretamente com escola ou ir por agência?
Como eu sempre digo, é tudo relativo e creio que há vantagens e desvantagens em ambas. Normalmente, os intercambistas que escolhem fechar diretamente com a escola o fazem por causa do preço. A agência não passa de uma intermediária entre você e a escola e faz um trabalho que você mesmo pode fazer. Como disse, escolhi a agência pela questão de preço e também porque concluí que se algo acontecer por lá, eu tenho quem “processar” aqui no Brasil. Eu sei que no contrato está escrito que a agência não se responsabiliza pelas ações de terceiros contratados, mas a gente sabe que no fim das contas a história não é bem assim.
Quem fecha com a agência tem quem faça todo o trabalho sujo (e chato) de providenciar a matrícula com a escola ou cotar passagens aéreas, por exemplo, além de receber uma orientação pré-embarque (creio que todas oferecem esse serviço). Já quem fecha diretamente com a escola, normalmente se beneficia com preços mais baixos (o que não foi meu caso) , por exemplo.

Pacote fechado, os próximos passos são comprar a passagem (estou decidindo entre KLM e Ibéria), comprar o seguro saúde e os 3 mil euros. Eh, agora a “coisa” está ganhando forma.

4 comentários sobre “Do planejamento à realidade

  1. Isabela

    Olá Bia ! Obrigada por todas as informações que vc transmite nos seus posts, ajudam mtas pessoas ! Gostaria de te perguntar uma coisa …li em algum lugar que au pair só é regulamentado nos eua, holanda, frança e alemanha …logo vc tirou visto de estudante e arranjou emprego como au pair na Irlanda ?? Se vc quisesse fazer esse mesmo procedimento na Inglaterra, vc poderia ? Digo, regras semelhantes para ambos os países ?? E hoje em dia, considerando que o euro está + alto do que nunca, vc ainda aconselharia alguém a comprar um curso na Irlanda, ir como estudante e trabalhar como au pair ? Acha que quanto ao dinheiro, fica elas por elas ? Desculpe as um milhão de perguntas ! Boa sorte e tudo de bom no seu mestrado !

    1. Bia

      Oi, Isabela!
      Isso mesmo, na Irlanda não há nenhum tipo de programa de Au Pair como nos EUA e em alguns países da Europa, o que significa que não existe visto de Au Pair. Eu não tinha emprego de Au Pair, já que no país não existe o programa. Eu era babá, que morava na minha casa e ia para casa da família todo dia para trabalhar. O chamado “au pair” na Irlanda é contratar uma menina para ser babá e dar um quarto, mas não sei se vale a pena, pois na época que eu morava lá, a média de salário era de 100 euros por semana.
      Sobre a Inglaterra, até onde eu sei, estudante não pode trabalhar! Apenas quem vai para lá como estudante de ensino superior e part time, então se você está pensando em ir para o Reino Unido como estudante de inglês, você não pode trabalhar legalmente de forma alguma.
      Sobre a Irlanda ainda valer a pena… De fato, o euro está altíssimo, o que torna tudo muito mais caro do que a época que fui (e o euro estava 2,60). Eu acho que você deveria comprar com outros países que te interessam (Austrália, Nova Zelândia etc) e colcoar tudo na balança, desde custos de vida, a preço da passagem e possibilidade de trabalho. O que sei sobre a Irlanda agora é que está tudo ficando mais rígido, o visto vai passar a ser de apenas 8 meses, não mais um ano (ou já é assim, não tenho certeza), emprego full time só será permitido em certos meses do ano e por aí vai.
      O importante é você fazer uma pesquisa para ver como a situação está no momento, pois eu fui em 2012, quase 4 anos atrás, e tudo mudou desde então! Pesquise possibilidades, veja seu budget e aí vai poder comparar o que é melhor.
      😉

Preciso comentar esse post!

