Enya

Pense em algum(a) cantor(a) ou banda irlandesa. Aposto o pote de ouro no fim do arco-íris que você pensou em U2. Mas saiba que nem só de Bono Vox se faz música irlandesa.

Nascida Eithne Ní Bhraonáin e conhecida como Enya, ela só perde mesmo para o U2 entre os artistas irlandeses que mais vendem fora da Ilha Esmeralda. Ela nasceu no condado de Donegal, um dos lugares onde, a época, o irlandês ainda era a língua oficial (Enya cresceu falando irlandês), sendo que Enya é a transliteração da pronúncia irlandesa de seu nome.

Confesso que não faz muito tempo que a conheci e, curiosamente, foi nos Estados Unidos. A hostmom de uma de minhas amigas adorava a cantora e certa vez fomos para Mount Evans com ela. Ouvimos Enya no caminho todo na ida e na volta. Apesar de no começo achar um pouco estranho, depois acabei me acostumando e achei que era um som bem “relax”. Alguns dias atrás, out of the blue, senti vontade de ouvi-la e baixei algumas músicas.

Dentre as minhas preferidas estão “Only if…” e “Only time”. Normalmente, as músicas são mais lentas e acaba sendo bem fácil entender o que ela fala. Se você já é um falante de inglês entre o básico e o intermediário, com certeza entenderá frases inteiras de suas músicas.

Alguns filmes como Doce Novembro, Gladiador e O Senhor dos Anéis têm Enya em sua trilha sonora (aposto que você já assistiu alguns deles e nem percebeu!), com “Only time”, “Now we are free” e “May it be”, respectivamente.

O estilo da cantora é único, com um background céltico, e o sentimento de paz e calmaria que se sente ouvindo suas músicas é indescritível!

Entre no clima céltico ouvindo Enya!

Anúncios

3 comentários sobre “Enya

  1. Ela fez várias músicas que quase ninguém se lembra, pois todos provavelmente estavam dormindo ou drogados enquanto escutavam. Suas músicas são bastante tocadas em velórios, salas de espera, atendimentos de empresas com prefixo 0800, elevadores, terapias e dinâmicas de grupo, além de slides de PowerPoint que nossas tias chatas ficam nos enviando para a gente refletir alguma coisa inútil.

    Essa Only Time é tocada em mais de 500 velórios de celebridades que já se foram entre outras coisas que envolve gente que já morreu, ou que deveria ter morrido ha muito tempo, mas que fizeram hora extra e torturam seus familiares mesmo depois de morto.

    Isso é Enya

  2. Bia

    Deturparam Enya! O que eu posso fazer? Mas isso não tira o mérito dela. Ela é uma artista, de fato, não uma pseudo-cantora lançada por gravadoras atrás de fama/dinheiro.

  3. Gosto de Only Time! Uma das músicas da trilha sonora do filme Doce Novembro. Toca na hora em que a moça coloca uma venda nos olhos do moço e vai embora para ele nao ve-la morrendo aos poucos…sniiiff (Será que alguem aqui ia assistir o filme? Contei! Ops! rs)

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s