Passaporte

Umas das primeiras coisas que quem pensa em fazer um intercâmbio precisa providenciar é o passaporte.
Eu tirei meu primeiro passaporte em 2007, 11 meses antes de viajar para os EUA. Naquela época, era só pagar a taxa, juntar os documentos e comparecer à Polícia Federal. Quem lembra quando surgiu o novo modelo de passaporte que acabou causando aquelas filas imensas do lado de fora do prédio da PF? Tinha até gente dormindo na fila para garantir um lugar ou pagando para ficar entre os primeiros. Pois é, eu fui logo depois desse período e, felizmente, não demorei mais que 4 horas entre pegar fila e passar por todo processo.

Hoje o processo está um pouco diferente e podemos agendar a data pela internet. O lado bom é não ter que esperar numa fila; o lado ruim é nem sempre conseguir a data que deseja, já que o sistema libera os horários aos poucos.

O passaporte tem validade de 5 anos, o que significa que já está quase na hora de renovar o meu.

O primeiro passo é acessar o site da Polícia Federal e fazer um cadastro. Em seguida, um boleto (GRU) no valor de aproximadamente R$ 156,00 é emitido. Pode ser pago em qualquer banco ou pela internet.

Em São Paulo, há vários postos da PF onde o processo pode ser agendado. Ao realizar o agendamento, você receberá um número de protocolo e com ele poderá alterar a data até duas vezes. Se precisar reagendar depois disso ou já tiver passado 3 meses após o pagamento da taxa, será necessário refazer o cadastro e gerar outro protocolo. Mas não se preocupe, você tem 5 anos para poder tirar seu passaporte depois do pagamento da taxa.

Feito tudo isso, basta comparecer ao posto escolhido com o original de algum documento de identidade com foto (RG, CNH, passaporte anterior etc), título de eleitor e o comprovante de que votou nas últimas eleições (ou que justificou); comprovante de quitação com o serviço militar para os rapazes, comprovante do pagamento da taxa, passaporte anterior (se tiver) e o CPF. Para informações mais detalhadas, clique aqui.
Ah, não é necessário levar foto, já que é tirada na hora. Portanto, não se esqueça de usar um bom perfume! 😉

O passaporte fica pronto em poucos dias e você receberá uma mensagem por email avisando quando pode retirá-lo.

Meu passaporte vence em agosto, mas já paguei a taxa. Meu problema está sendo com o agendamento. Como disse, o sistema libera aos poucos e, normalmente, são datas próximas. Como quero deixar para renovar entre março e abril, preciso esperar.
E por que você pagou a taxa tão cedo, então? Oras, eu pretendia viajar logo no início deste ano e já teria que ir com o passaporte renovado, mesmo tendo outro ainda válido. Para entrar na Irlanda, o passaporte precisa estar válido por todo período que se pretende ficar lá.

Estou torcendo para não ter o passaporte antigo retido. Cada visto, uma lembrança…

Anúncios

Um comentário sobre “Passaporte

  1. Nero

    Foi você quem fez essa foto? É muita burocracia para sair e entrar em outro país…aff… que força de vontade você tem para ser intercambista.

Preciso comentar esse post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s