Sobre escolas, agências e paciência

Fato #1: Adoro viajar. Fato #2: Detesto planejar viagem. E como ser successful no #1 sem passar pelo #2? A resposta perfeita seria “Ah, deixa os outros fazerem isso por você.” Mas aí vem o fato #3: Sou detalhista e acho que quando se quer que algo saia do seu jeito, é você mesmo quem faz. Não dá pra correr do #2.

Intercâmbio entra nessas regras também. Quando fui Au poor pair foi até simples. Não havia muito a se pesquisar sobre o programa, todas as regras estavam estampadas nos sites de todas as agências de intercâmbio. É um programa regulamentado pelo governo americano, não tinha uma vírgula de diferença entre uma agência e outra. O máximo que tive que fazer foi fuçar blogs de au pairs e comunidades do aqui jaz orkut para entender melhor a rotina de uma. Nem o lugar eu podia planejar, pois isso dependia da hostfamily que eu fechasse. Mamão com açúcar.

Mas a Irlanda está exigindo um tanto mais da minha enorme paciência de Jó.
Escolher escola, agência, checar informações… Saber se a escola é bem localizada, se é reconhecida, se o curso está de acordo com seu objetivo e seu bolso. Pesquisar se a agência é confiável, se está te oferecendo as melhores opções. Decidir se vai por agência ou fecha diretamente com a escola. Procurar contato de quem já foi, quem já está lá, quem está indo. Pesquisar passagens aéreas em datas, horários e companhias diferentes procurando o melhor custobenefício. Acompanhar diariamente as altas e baixas do Dólar e do Euro. Fazer seguro saúde ou confiar no governamental? Ficar fazendo contas mirabolantes para saber se o dinheiro vai dar… É, não é fácil.

Após muita pesquisa consegui escolher a escola. Como eu já sou foda quase fluente em inglês, precisava de uma escola com um algo mais. Encontrei uma que oferece um curso “nos moldes” de Cambridge e eu quero tirar um certificado de Cambridge. Fechou!
Ainda estou na fase de pesquisa de agência. Conversa aqui, pergunta ali. Uma dúvida lá, outra cá. Aí quando chega aquele momento que você tem 99% de certeza que achou a agência certa, aparece outra com uma proposta interessante e lá vai começar tudo again.

Paciência.
Eu que não saio do Brasil sem saber direito o que estou fazendo. O #2 é necessário para fazer direito o #1 e paciência é a receita quando o #3 também é verdade na sua vida.

Preciso comentar esse post!

